17 fevereiro, 2006

Borussia Mönchengladbach


Após as conquistas do grande Bayern dos anos 70,e a Alemanha ser tomada por 1 espirito "vencedor",surge nesta pequena cidade do sudoeste alemão,um treinador que viria a fazer historia,famoso por repetir incessantemente a palavra trabalho,e que forma uma grande equipa de futebol.Hennes Weisweiller,um dos "pais" do futebol moderno.

Em 1965,consegue a subida a Bundesliga,e em pouco tempo,com grande astúcia,descobre jogadores como Netzer,Stiellike,Vogts,Heynckes,Koppel entre outros.Jogadores,que além de pujança fisica,primavam pela tecnica refinada.
Anos 70 - 5 titulos de campeão alemão,mais 2 taça UEFA do Borussia contra 3 titulos do Bayern.O meio campo do Borussia muitas vezes fazia a diferença,com jogadores do nível de Netzer,possante gigante e Simonsen,a "serpente" pequena.
Netzer tinha 1 caracter "dificil".lento e pouco dado a defender,primava pela qualidade do passe,abrindo o jogo n flancos,e passes em profundidade terriveis.

Simonsen,chamado de dinamarquês eléctrico,estava sempre em permanente movimento.Entregava-se em todos os jogos,cativando toda a europa futebolistica com a sua qualidade.Pequeno,com 1,68, nunca esteve em causa sua qualidade.
Antes dos anos 70,este Borussia,apena tinha 1 taça da Alemanha no seu palmarés,em 1960.N anos 70,apesar de "ameaçar"a europa futebolistica,nunca ganhou uma Taça dos Campeões,mas esteve presente em 5 finais europeias,conquistando 2 taça UEFA,e perdendo outras tantas.Muito devem ao melhor marcador da sua história,com 195 golos,Jupp Heynckes.















Em 1975,Weisweiller,dá o lugar,a outro carismatico treinador,Udo Lattek.è com ele,que em 1977,o Borussia,chegaria a final da Taça dos Campeões,perdida para o Liverpool,de Kevin Keegan por 3-1.Os anos 90,assistem ao declinio de vários clubes alemães,,como o Eintracht Frankfurt,Colonia,e o próprio Borussia.Com uma profunda crise,vão para a II divisão.Em 1995,com 1 golo de Effenberg,o Borussia conquista a Taça da Alemanha,atenuando 1 pouco este sofrimento.Apesar de tudo,o Borussia Monchengladbach terminou a decada,como apenas uma sobra do que fora antes.

2 Comments:

At 3:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu pensei que o autor deste post que estava sempre a repetir a palavra trabalho

 
At 5:49 da tarde, Blogger José Cavra said...

Do Borussia veio o Enke para o Benfica.
O antigo colosso alemão tinha acabado de descer de divisão.

 

Enviar um comentário

<< Home