11 fevereiro, 2006

CAN 2006


Terminou ontem a mais importante competição a nível de selecções do continente africano.
O anfitrião Egipto venceu "o caneco" pela 5ª vez no seu historial, graças à vitória nas grandes penalidades por 4-2 (0-0 após prolongamento) sobre a Costa do Marfim de Didier Drogba.
Coube a Abo Treka a conversão do castigo decisivo, levando ao rubro os milhares de egípcios que esgotavam o magnífico Estádio do Cairo.
Com este triunfo os Faroós sucederam à Tunisia e suplantam Camarões e Gana com 4 vitórias cada.
Ahmed Hassan (Egipto) e El Hadary (Egipto) foram eleitos melhor jogador e melhor guarda redes do torneio respectivamente.
Quanto aos mundialistas, Angola e Togo confirmaram serem selecções débeis a quem não agouramos grande futuro no Alemanha 2006. O Gana também fez uma CAN fraca, contudo não pode contar com esse grande jogador que é o "chelsie" Essien.
Tunísia a Costa do Marfim mostrarem ser equipas bem estruturadas que poderão causar incómodo aos rivais no futuro Mundial.
Pela negativa a competição fica marcada por sobretudo 2 aspectos:
- a "birra" de Mido, a quando da sua substituição por Zaki no jogo das meias finais ante o Senegal.
- o acto monstruoso da federação do Congo ao ocultar a Luah Luah durante 3 semanas a morte da sua filha. Algo lamentável que condenamos.
Uma palavra para Artur Jorge de Melo Braga Teixeira que levou os seus Camarões aos 4ºs de final da competição tendo caído nas grandes penalidades ante a Costa do Marfim. Com Eto'o em grande forma, os "leões indomáveis" poderiam ter ido mais longe! Foi pena!
Para finalisar demonstramos a nossa inquietação pela não utilização de Pedro Manuel Torres, vulgarmente conhecido por Mantorras. Como é possível uma selecção com o nível de Angola dar-se ao luxo (Gonzallez) de deixar um jogador que actua num dos chamados 3 grandes de Portugal no banco de suplentes?! Quem são Fávio e Akwá?!

PS: Não percam brevemente neste blog a análise de todos os mundiais de futebol. Desde o Uruguai 1930 até esse grande evento da pos modernidade futebolistica que foi o Coreia-Japão 2002.

5 Comments:

At 5:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá

Observamos o Malta da Tropa por algum tempo e escolhemos você pra fazer parte do NK6, um manifesto pelo futebol bonito. Cadastre-se e aguarde nosso contato. Enquanto isso assista em primeira mão o novo vídeo da Nike para a Copa do Mundo.

O cadastro exclusivo está no link www.nk6.com.br
O vídeo está no link www.nk6.com.br/joga.

 
At 10:17 da tarde, Blogger José Cavra said...

Oh Castro caraças! para mim tem mais valor um jogador que faz parte do plantel do benfica, porto ou sporting dq qualquer 1 que jogo no qatar ou nos emirados arabes unidos.

 
At 11:12 da manhã, Blogger Jota said...

Pobre Mantorras. Uma vez, no Alverca, fizeste um grande jogo contra o Sporting, depois foste para a Luz, marcaste cerca de uma dúzia de golos na primeira época e alguém disse que valias mais que qualquer outro jogador do Mundo. Foi demais para a tua cabeça. Nunca mais jogaste três jogos seguidos completos desde então, no Benfica, mas achas que na selecção de Angola devias ser rei e senhor. Se fosses esperto e pensasses no teu futuro, pedias ao teu padrinho Vieira para te emprestar a outro clube da Liga Betadine, onde pudesses fazer uma época completa a titular. Talvez ainda viesses a valer não 18 milhões de contos, mas, vá lá, 1,8 milhões de euros.

 
At 8:36 da tarde, Blogger José Cavra said...

Não se esqueçam da lesão do rapaz!
ele esteve quase 2 anos e meio parado, coitado!
nessa 1^época no benfica marcou 13 ou 14 golos. Jogou metade da época lesionado.
A memória das pessoas às vezes é selectiva!

 
At 11:13 da tarde, Blogger Jota said...

Cavra, por ter estado parado tanto tempo é que ele devia ter a esperteza e a humildade de pedir para ir jogar uns tempos para outro clube, para recuperar o ritmo, se é que ainda é possível. No Benfica, a quem vai ele tirar o lugar? Por isso não percebo porque quer ter lugar cativo na selecção, ao mesmo tempo que se conforma em ser reserva no clube.

 

Enviar um comentário

<< Home