29 janeiro, 2006

Lição de futebol

Como não poderia deixar de ser, hoje faz-se o rescaldo do Derby que gelou o suposto "Inferno" da Luz.

O jogo começou com as duas equipas a estudarem-se mutuamente e os primeiros 10, 15 minutos revelaram um relativo equilíbrio. Logo no primeiro minuto, uma má decisão do auxiliar ao assinalar falta, afirmando que Ricardo havia saído da área com a bola nas mãos. Um erro crasso, visto que a bola não chega a sair da área e existe falta de Geovanni, pois este empurrou Ricardo para obter o livre. Uma má decisão, que não afecta, porém, o excelente trabalho do Major Pedro Henriques.
A partir daí foi só Sporting... Ocasiões de golo, boas jogadas, domínio a meio-campo. Um espectáculo digno de se ver! Contudo, o Benfica chega à vantagem através de uma grande penalidade, marcada por Simão, castigando a mão na bola de Custódio. Um resultado, de todo, injusto para o clube de Alvalade, que dominava o jogo. A primeira parte continuou com o o Sporting a criar mais perigo e Moretto foi obrigado a fazer uma excelente defesa a remate de Sá Pinto, já dentro da área. Um cabeceamento desastroso de Deivid e um potente remate de Carlos Martins que embateu no poste foram as principais incidências, depois do golo dos encarnados.

O segunda tempo começou com os mesmos onze que haviam começado o jogo, o que revelava que Koeman estava satisfeito com o resultado e Bento com a exibição. Os primeiros minutos foram, tal como na primeira parte, marcados por um certo equilíbrio entre as equipas, mas o Sporting mantinha sempre maior posse de bola e dominava o jogo. Aos 65 minutos a justiça no marcador é reposta, com uma grande penalidade convertida por Sá Pinto, depois de Beto ter pontapeado Liedson, naquela zona que nós, homens, sabemos bem o quanto dói! O Sporting reagiu bem ao golo, ao contrário do Benfica e continuou a causar embaraços ao clube da Luz. O segundo golo é obtido através de Liedson, que recebe a bola no lado esquerdo, ganha a Luisão no um-para-um e remata forte para as redes de Moretto. Sporting ganha vantagem em pleno estádio da Luz. O Benfica não conseguia superar um Sporting que se revelava quase imbatível e, aos 83 minutos, Liedson recebe a bola isolado, depois de uma assistência fantástica de Sá Pinto, ultrapassa Moretto com um toque de classe e envia a bola para dentro da baliza encarnada!

O resultado foi mais que justo, tendo em conta as inúmeras oportunidades de golo da parte do Sporting. Koeman admitiu ter jogado mal e revelou uma visão um pouco pessimista quanto às hipóteses de revalidar o título. Paulo Bento ressalvou a atitude dos seus jogadores e reafirmou a justiça do resultado.

A justiça do resultado é incontestável. A atitude e garra dos jogadores durante o encontro foi fenomenal, mesmo quando se viam em desvantagem na casa de um grande rival. É uma equipa jovem e que pode evoluir muito. É de louvar o trabalho de Paulo Bento com estes jovens talentos. O Projecto que está a ser desenvolvido é bom, mas não nos esqueçamos que o Sporting vive um período difícil e que esta época é uma época de transição, como já disse. Porém, não impede os jogadores de lutar pelos seus objectivos e, na Luz, revelaram que têm qualidade para ir mais além! No fim da época, marcada pelo Centenário do clube, será tempo de reflexão e de discussão do Mundo Sporting... Espero que o Sporting melhore este seu Projecto, que tem qualidade, mas como tudo, tem de ser trabalhado. Os adeptos são incansáveis, enchem estádios e pavilhões! Os adeptos têm um sonho... Deixem-nos sonhar! O Sporting é mais que um clube para muita gente: É um ideal!

Devo dizer, também, que nunca fui grande admirador de Ricardo Sá Pinto, antes pelo contrário, ele sempre mereceu, da minha parte, muitas críticas. De facto, para mim, Sá Pinto não passa de um jogador de médio, ou mesmo fraco nível... É violento, não imprime velocidade ao jogo e a técnica deixa algo a desejar. Contudo, tenho de admitir que Sá, hoje em dia, é um factor de união do grupo e é um importante elemento para a integração dos jovens jogadores e das novas contratações. Parece que, de uma vez por todas, Sá Pinto começa a retribuir o que o Sporting lhe proporcionou. Com a saída de Pedro Barbosa, Rui Jorge e Beto, os jogadores mais jovens perderam grandes referências e Sá, nestas circunstâncias, assume-se como principal modelo e líder de balneário. A confiança depositada por Paulo Bento em Sá, é também, indicador dessa situação. A Juve Leo continua a idolatrar Sá Pinto, esperemos que ele demonstre porquê!

A vitória do Sporting na Luz pode ser um marco importante e um ponto de viragem nos resultados e na entrega dos jogadores... Ainda é possível chegar ao título? A resposta cabe aos jogadores responder!

10 Comments:

At 8:13 da tarde, Blogger José Cavra said...

Motivos profissionais não me permitiram a visualização do jogo.
Contudo parece que o resultado foi justíssimo e que o Benfica fez a pior exibição da época.
Parabéns ao SCP pela vitória, mas tenham calma, ainda estão a 6 ptos do título, podendo a diferenºa incrementar para 9.
Espero que este revés não afecte os jogadores do Benfica e que estes continuem a dignificar ao máximo a camisola que vestem.

 
At 9:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Sporting demonstrou mais uma vez que é claramente superior ao Benfica. Liedson resolve sempre e é nestes jogos em que se veêm os grande jogadores!
O post tá excelente, mas o Sá é sempre o Sá! Ricardo Coração de Leão! Sá Pinta é o nosso homem!
Força Sporting!

 
At 11:36 da tarde, Blogger José Cavra said...

Claramente superior ao Benfica?!
oh meu caragu... nós estamos nos oitavos de final da champions... estamos em 2º lugar no campeonato. e vocês?

 
At 12:24 da tarde, Blogger André S. Machado said...

Sendo sportinguista, mas não querendo cair em exageros, devo admitir que, hoje, o Benfica apresenta um plantel com mais opções. O jogo da Luz, foi, de facto, espectacular da parte do Sporting, mas ainda há muito caminho pela frente para a equipa verde e branca evoluir. A alegria da vitória não deve toldar a visão da realidade da parte dos adeptos e muito menos dos jogadores!

 
At 1:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pa continuamos em segundo e na luta pelo titulo, taça e champions. Venha o Liverpool, venha quem vier! Ganharam um dia, mas perdem o ano todo! Até o vosso presidente já diz que o Benfica é claramente superior!

 
At 4:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns ao Sporting! No sábado, os jogadores do Benfica deixaram o seu talento em casa, talvez por recearem a vaga de frio e quererem poupá-lo para o jogo frente ao Liverpool. Os leões foram melhores a todos os níveis e só uma noite pouco inspirada (apesar dos 3 golos) em termos de ataque não possibilitou uma goleada histórica. No entanto, gostava de deixar um ressalva. Este não é o verdadeiro Sporting! A jornada do próximo fim-de-semana vai confirmar isso.

 
At 6:28 da tarde, Blogger Jota said...

Há uns anos, na Alemanha, o St. Pauli derrotou o Bayern Munique por 2-0, em jogo particular. O Bayern tinha vencido a Taça Intercontinental pouco tempo antes e por isso os adeptos do pequeno-grande clube de Hamburgo imprimiram milhares de camisolas com a inscrição "Weltpokalsiegerbesieger", isto é, "Vencedor do vencedor da Taça do Mundo". Genial! Já que o Sporting dificilmente ganhará alguma coisa este ano, sugiro que imprimamos camisolas a dizer "Duplo vencedor do futuro campeão europeu" :-)

 
At 10:25 da tarde, Blogger André S. Machado said...

Anónimo, o que o nosso presidente diz não é relevante... Ainda mais vindo de um homem que nem sequer foi votado para o lugar em que está! Soares Franco é, simplesmente, um snob que quer continuar um projecto falhado! Mas, sinceramente, ainda não me revejo em nenhuma candidatura, com excepção talvez à candidatura do Dr. Dias Ferreira!

 
At 3:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Chico, Chico... Se há homem insuportável é esse Dias Ferreira... Ao nível de Pôncio Monteiro!

 
At 11:15 da manhã, Blogger Jota said...

Caro Franz, também tenho dúvidas se Dias Ferreira é o homem certo para o lugar. Não ponho em causa o sportinguismo dele, mas se o estilo dele como presidente for igual ao de "paineleiro" não me convence. Demasiado exaltado e gozão... Das três candidaturas anunciadas também não me revejo em nenhuma, pelo menos nos homens que as lideram. Resta agora saber quem serão os homens que os acompanham. Se alguém conseguir trazer homens como Ribeiro Telles e Bettencourt (Luís Duque não), terá grandes hipóteses de ganhar.

 

Enviar um comentário

<< Home