15 janeiro, 2006

"I Shook up the World”

Verão de 1960, Floyd Patterson era o campeão Mundial de pesos pesados. SonnyListon arrasava a concorrência e afigurava-se como a sua principal ameaça. EmRoma, nos Jogos Olímpicos, Cassius Clay vencia a medalha de ouro.
Cris D'Amato, manager de Patterson, recusava-se a aceitar o desafio de Sonny Liston, alegando o seu passado negligente.
Em 1962, Patterson cedeu finalmente à pressão dos média e aceitou o combater Liston. Sem grande surpresa o campeão tombou no 1º round. Na desforra, meses mais tarde, Patterson teve a consolação de se aguentar mais alguns segundos.
Sonny Liston era então um campeão invicto a quem se previa um longo reinado.
Entretanto, Cassius Clay, iniciava a sua carreira como profissional. No primeiro combate em 1960, venceu por decisão e após 6 assaltos Tunney Hunsaker, chefe da Polí­cia de Fayetteville (West Virgí­nia). Entre 1960 e 1963, o jovem pugilista permaneceu invicto alcançaando um score de19 vitórias e 0 derrotas. Entre as ví­timas destacam-se Lamar Clark (havia vencido os seus 40 combates anteriores por KO), Sonny Banks (apesar da derrota chegou a levar Clay ao tapete) e Archie Moore (uma lenda que havia vencido mais de 200 combates).
Clay tornou-se no candidato principal, ou number 1 contender como dizem os nossos amigos americanos, ao tí­tulo.
Liston foi um dos campeões mundiais mais poderosos da história do boxe, uma espécie de Mike Tyson dos anos 60. Poucos acreditavam ser possí­vel a Clay capturar o tí­tulo, chegando-se a afirmar que seria cruel deixar um rapaz bonito no ringue com um ex-presidiário. Perito em "mind games" Clay, apareceu em casa de Liston fazendo-se acompanhar de uma rede para caçar ursos! Na conferência de imprensa de antevisão do combate Clay disse: "I'll float like a butterfly, sting like a bee" . If you wanna loose your money then beton Liston".
O combate realizou-se em 25/02/1964 em Miami Beach.
Nos rounds iniciais a velocidade de Cassius Clay manteve-o fora do alcance dos poderosos golpes de Liston. O campeão, parecia confuso ... e pior ficou no 3º assalto quando o candidato desferiu uma combinação fortí­ssima esquerda-direita que lhe abriu o sobrolho. O rosto de Liston tornou-se num mar vermelho, contudo Clay no round 4, foi cegado a uma substância desconhecida. Não se sabe se foi o sangue de Liston que entrou para os olhos do candidato, ou se foi algo colocado para estancar a hemorragia ou mesmo algo colocado nas luvas de campeão com intenções maléficas. Vamos pensar a bem do desporto que foi a 1ª hipótese.
De uma maneira incrí­vel, Clay enfrentou cego um dos mais terríveis pugilistas de sempre, durante mais de 1 round.
Recuperado, Cassius massacrou Liston no 6ª assalto. O campeão estava cansado o que era natural uma vez que os seus combates não duravam mais de 3 rounds tal era o seu poder.
No final do 7º assalto, Sonny Liston abandonou alegando que o seu ombro se havia deslocado. Muitos afirmam que foi a maneira que encontrou para evitar o KO.
Num dos momentos mais marcantes da história do desporto, Cassius Clay em completo estado de euforia, gritou bem alto: "Im the King of the World. IShook up the World!" Na desforra, Clay derrubou Liston logo ao primeiro assalto, provando que a sua vitória não havia sido acidental.
Para a semana não percam mais um post sobre as histórias do boxe, até breve.

Vejam o vídeo, vale mesmo a pena:
http://www.youtube.com/watch?v=-F6-SRdHpFs

5 Comments:

At 6:35 da tarde, Blogger José Cavra said...

Estes posts sobre a história do boxe, são todinhos dedicados a ti pah!
Ainda continuas a calçar as luvas 2 vezes por semana e a ir para o beira-mar dar uns murros?

 
At 3:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa futebolada? Claro... Apareçam! :p

www.insidesports.pt

 
At 5:21 da tarde, Blogger José Cavra said...

Eu adoro jogar no Inside Sports. é um dos pavilhões mais sérios de Portugal.
Venham ver a 1ª liga Inside Sports Extreme. Com José Cavra no papel de árbitro.

 
At 1:17 da tarde, Blogger José Cavra said...

Castro ma man! Oq razão a proximidade dos 30 anos está a arruniar com a minha carreira de Guardiola?
Pk? perchê perchê?
O corpo começa a ficar detriorado, as lesões multiplicam-se, os joelhos cedem...
Estranho fenómeno!

 
At 9:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Corpo deteriorado...lesões multiplas...joelhos a ceder...
Eh pessoal tragam a maca, o Cavra está desintegrando!!
Mas que mala suerte hombre, ahora que tenía-mos un "mentidero" con mucha gana y fuerza, este se va mas malo que la hostia asta los corrones.
Que desgracia la nuestra compañeros!!!

 

Enviar um comentário

<< Home