06 janeiro, 2006

Cartas de Inglaterra


Escreve-nos de Inglaterra um grande leitor e membro honorário da Malta da Tropa que curte Bola, de seu nome Emerson “Paredão” Thome:

“Aê gentxi, tudo legau? Queria agredecer, antes de mais, ao Benfica: não por me ter dado a oportunidade de jogar num campeonato onde 2/3 das equipas estão à beira da falência, não por andar à porrada nos aeroportos com portugueses de Mirandela com sotaque brasileiro, mas por ter mandado para este país o Karadas e provar aos bifes que eu não sou o maior tosco do mundo.
Mas vamos ao essencial. Não pude deixar de reparar na lacuna bloguística aqui cometida quando não é dedicado um post, nos últimos largos meses, aos jogadores que passeiam(ou passearam recentemente) a sua classe por grandes clubes, apesar da sua grande dificuldade em dar um chuto no esférico. Jogadores que lutam por títulos europeus mas que podiam jogar num Caranguejeira, num Maria da Fonte ou, qui ça, num Eléctrico de Ponte de Sôr. É por estas e outras razões ( o visual peculiar de Jorge Kataklinsmann deixou-me, de todo, sensibilizado) que inicío, hoje, uma cooperação com este blog de referência.



Começamos por um defesa central titular do Arsenal que levou vários "nós" de Cristiano Ronaldo no ultimo jogo frente ao Manchester. Pascal Cygan é um dos muitos franceses do plantel de Arsene Wenger, que em tempos foi a base da selecção francesa. Da maioria deles não temos dúvidas: são grandes jogadores. Mas Pascal Cygan é um defesa perfeitamente normal, com razoável jogo de cabeça e que não sabe dominar uma bola. Quando adaptado a lateral é um desgraça autêntica e é pelo seu lado que os extremos tentam a sua sorte.Compreensivelmente, é tapado por Sol Campbell, Touré e Senderos no eixo de defesa londrina.

João Pereira é outro caso. Extremo-direito nas camadas jovens, evidenciou-se pelo seu jeito(ou fala dele) para o teatro e pelas correrias, muitas vezes sem nexo, pela ala. O pouco espaço que tinha para jogar numa linha mais avançada na Luz remeteu-o para a lateral direita como alternativa a Miguel. Este rapaz foi até há bem pouco tempo seleccionável dos sub-21, onde disputava o lugar com esse outro predestinado para a modalidade que é Miguel Garcia. Foi preciso adaptar um avançado a defesa para Agostinho Oliveira não jogar com um buraco no lado direito da defesa.

Em tempos trinco da Sampdória, Hugo imediatamente se afirmou como um flop. Como o Sporting não o consegue impingir a ninguém, a opção foi não o inscrever, para ver se ele se fartava de estar parado. Mas não! Hugo quer o céu e só aceita uma transferência para o Chelsea de José Mourinho. Depois de estar tapado por Beto, André Cruz, Enakarhire, Tonel, Polga, Contreras, Quiroga( e todos os outros centrais que passaram pelo Sporting nos últimos 5 anos), o homem que “beio de Braga” nem nas colecções de cromos da Panini tem lugar. Para sorte desse novo grande mister que é Hélio Sousa, Hugo Vieira não fará parte do plantel sadino.

“O Areias é um camelo”, diziam alguns adeptos do Porto desgostosos com a contratação do prodígio do Beira-Mar. “Sands is a camel”, diziam alguns adeptos do Chelsea ao observar o mítico duelo Joe Cole/Areias, na Liga dos Campeões. Miguel Alexandre Areias Lopes só não figura na lista dos laterais que maior barrete constituíram porque o Real Madrid teve, em tempos, a surpreendente ideia de contratar o mítico Carlos Secretário, o que constituiu uma espécie de sinal da incompetência directiva que se viria a agudiza anos mais tarde. Num dos últimos jogos do Boavista esta época, e após uma exibição sua um pouco acima da média( conseguiu cortar uma bola em cima da linha) de golo, o comentador da SportTv rotulou a sua prestação como a “melhor de sempre”, o que demonstra a quantidade de bons jogos que homem fez.


Desculpem os adeptos do Porto a inclusão de dois ex-dragões na lista de craques incompreendidos, mas Hélder Postiga merece uma referência da minha parte. Uma época em Inglaterra coroada com 1(um!!!) golo foi a cereja no topo do bolo daquele que foi considerado o pior reforço de 2003/2004 em Inglaterra. Pinto da Costa ganhou 6 250 000 libras com a sua venda(a 6ª mais cara contratação da historia dos Spurs), mas não foi tão esperto ao pagar 5 milhões 1 ano mais tarde para o roubar ao Benfica. “Postigol” ficou famoso em terras de sua Majestade por ter marcado um golo com a mão aos ingleses na qualificação para o Euro sub-21 e , mais tarde, levou-nos para prolongamento nos quartos-de-final do Euro 2004( que humilhação, o maior barrete da Premier League eliminou a Inglaterra). Co Adriaanse pode inventar muito mas não é parvo, e por isso o homem nascido em Vila do Conde foi falhar golos para o Saint-Étienne.


Termino este minha simbólica contribuição com uma sincera homenagem a Ole Gunnar Solskjaer que, depois de 2 anos lesionado, vai voltar aos relvados frente ao Burton Albion, para a Taça de Inglaterra. O eterno suplente( sempre tapado por nomes como Dwight Yorke, Andy Cole ou Van Nistelrooy) , que, ainda assim, se fartava de marcar golos, vai ter um brinde pelo seu esforço no árduo trabalho de recuperação.

7 Comments:

At 11:35 da manhã, Blogger Jota said...

Caro Paredão, ou Emerson Thome, obrigado pelos elogios ao meu aspecto físico. Além disso, o seu texto é de uma premência indiscutível.

Noutro prisma você é um dos casos que me intriga, pelo simples motivo de ter passado a ser conhecido por outro nome ao mudar de Portugal para Inglaterra. Mas não é caso único. Recordo-me de um Giménez que passou a ser Marioni e mesmo de um Quaresma que cá era o "Senhor dos Anéis" e em Espanha passou a ser o "Harry Potter". Faz lembrar aqueles ex-condenados que mudam de identidade para começarem uma vida nova. Ter jogado na Liga Betadine ou suas antecessoras é assim tão vergonhoso? (...) Pensando bem, é mesmo capaz de ser.

Quero pedir desculpa aos meus prezados colegas por não estar a contribuir com muita regularidade para o nosso digníssimo blog, mas compreendam que regressei há pouco da Alemanha, onde participei no sorteio do Mundial e tive de planear os próximos meses da "National Mannschaft". Como tal, ainda estou à espera que os dedos e o próprio cérebro descongelem, para voltar o mais depressa possível à actividade bloguística.

 
At 1:24 da tarde, Blogger José Cavra said...

Caro Jorge a Malta da Tropa espera por si! a Malta da tropa sente a sua falta e os leitores tb.

qto a Emerson Thome, recordo com saudade os tempos do Tirsense onde brilhou numa equipa onde pontificavam igualmente Marcelo Cipriano, o defesa central Batista, o avançado Caetano e os Guarda-redes Balseiro e Goran.
Belos tempos de pos modernidade!

 
At 1:40 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

De destacar também o Durão Barroso, agora José Manuel Barroso.

 
At 4:56 da tarde, Blogger melga mike said...

Hugo era lateral direito e não tinco, na Sampdoria, ó Tóni.

 
At 10:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... Popup blocking causes javascript not working Agricultural insurance should be voluntary Botox injections and price Buy fioricet online free websites com zocor

 
At 11:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Free tax preparation course Edge ford kit lift ranger Cat bontril Discount stationery printing

 
At 6:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! »

 

Enviar um comentário

<< Home