10 dezembro, 2005

Sorte (?)


Poucos esperavam que o resultado do sorteio do Mundial colocasse Angola no caminho de Portugal. Dos nossos irmãos palancas negras só me lembro do jogo de Alvalade(5-1 para a selecção portuguesa), há 4 anos, quando Mantorras, Akwá e companhia começaram a distribuir pau como se não houvesse amanhã, no dia em que Hugo Viana se tornava internacional. 4 expulsões e uma invasão de campo angolanas marcaram o amigável. A selecção de Oliveira Gonçalves é hoje muito mais disciplinada e organizada, aproveitando devidamente o talento do futebol africano. Não nos podemos esquecer que deixou para trás a Nigéria, assídua participante em Mundiais...
A enorme inexperiência a nível internacional pode ser fatal e o principal objectivo pode passar por marcar o 1º golo num mundial. Vai ter um grande apoio na Alemanha, com 500 mil emigrantes a debateram-se pela corrida aos ingressos.
De destacar o lateral-esquerdo Yamba Asha, o organizador Figueiredo e o ex-novo Eusébio, Akwá, para além do mano Mantorras. O 1º jogo, contra Portugal, está marcado para Colónia, a 11 de Junho.


Equipa-tipo: João Ricardo, Jacinto, Kali, Jamba, Yamba Asha, André Macanga, Gilberto, Figueiredo, Mendonça, Akwá e Flávio

O Irão será a segunda equipa que os tugas terão de defrontar. Treinados pelo croata Branko Ivankovic, realizaram uma fase de qualificação irrepreensível(9 vitórias,2 derrotas e 1 empate), o que pode não querer dizer nada, visto que contra Laos, Qatar, Bahrain ou Coreia do Norte também o Carcavelinhos consegue amealhar pontos.
Apenas os encontrámos no nosso caminho por ocasião da Minicopa de 1972, com uma vitória por 3-0. Apesar do fraco historial( 2 presenças com eliminações imediatas), a nova geração do Irão conta com talentos que já se destacaram em campeonatos como o alemão. Mahdavickia é um extremo-direito estrela do Hamburgo, enquanto o centrocampista Karimi, do Bayern de Munique, já é falado como futuro sucessor de Michael Ballack. Hashemian também é titular no Hannover.

Mas o mais experiente e conhecido jogador está no ataque. Actualmente joga no Al-Shabab, dos Emiratos Árabes, mas já passou pelo Bayern de Munique e pelo Herta de Berlim. Ali Daei, o capitão, ultrapassou Puskas em 2003 como melhor marcador em jogos internacionais, marcando o seu 85º golo com a camisola iraniana. E para além disso o seu curioso bigode poderá ser um exemplo para o futebol português, em défice tão grande nesta área.
O mais memorável jogo deste país do médio oriente foi frente aos E.U.A., no Mundial 98, em pleno conflito entra iranianos e americanos. O Irão levou a melhor, com um resultado de 2-1.

Equipa-tipo: Mirzapour, Kaabi, Golmohammadi, Rezaei, Nekounam, Zandi, Hashemian, Karimi, Mahdavickia, Vahedi, Ali Daei

O México, a melhor selecção da América Central, é a selecção que maior oposição pode fazer a Portugal na conquista do grupo. Depois de uma boa imagem deixada na ultima Taça das Confederações, onde alcançaram o 4º posto e venceram o Brasil, o técnico Ricardo La Volpe quer bater a marca dos quartos-de-final, o mais longe onde os mexicanos conseguiram chegar em 12 participações. Terminaram a fase de qualificação atrás dos E.U.A., mas em nada são inferiores aos americanos. O ponta-de-lança do Bolton Jared Borgetti é a grande referencia no ultimo terço do terreno. Foi o melhor marcador de todos os grupos de apuramento, com 14 golos. Já marcou 67 golos ao serviço do seu pais, marca que lhe valeu a alcunha de “Zorro do Deserto”. Na defesa, Rafael Marquez, central do Barcelona, despensa apresentações.

Equipa-tipo: Sanchez, Rodriguez, Mendez, Salcido, Marquez, Pardo, Pineda, Morales, Zinha, Fonseca, Borgetti.

Muitos dizem que a sorte deste sorteio é pura ilusão e que seria preferível jogar com a Itália, Alemanha ou França. Mas com uma selecção melhor do que há 4 anos atrás e com um grupo ainda mais fraco teremos razões para duvidarmos das nossas capacidades para alcançar os oitavos-de-final? Temos um conjunto de jogadores com uma atitude fantástica, ao contrário do que acontecia dantes.
Apesar das muitas críticas a Scolari, é a primeira vez que estamos pela 2ª vez consecutiva num Mundial. Podemos criticar o seleccionador brasileiro quando olhamos para trás e observamos a pálida imagem que Portugal normalmente dava nas fases de qualificação para mundiais e europeus?
Se Portugal seguir em frente, vai enfrentar Argentina, Holanda, Costa do Marfim ou Sérvia Montenegro, que fazem parte do mais forte grupo sorteado .

2 Comments:

At 12:34 da manhã, Blogger André S. Machado said...

Há que haver confiança! Mas não em excesso... Não nos esqueçamos do que aconteceu em 2002 e tomemos isso como uma lição. Hoje em dia não há jogos fáceis nem vitórias à partida.
Penso que podemos passar este grupo de uma forma clara. Temos fortes hipóteses contra qualquer uma das equipas adversárias e reunimos um plantel de qualidade muito superior.
Esperemos que os jogadores, esses sim, façam valer a camisola que envergam e elevem ainda mais o nome do nosso país além-fronteiras!

 
At 1:07 da tarde, Blogger José Cavra said...

Em 2002 eu tb estava mto confiante... e dps foi oq se viu!
espero q as coisas nao se repitam.
Temo, pq Portugal normalmente falha contra as chamadas equipas pequenas.

 

Enviar um comentário

<< Home