08 dezembro, 2005

The Rumble in the Jungle


Como prometido iniciamos hoje uma rubrica semanal dedicada aos maiores combates da história do boxe. Para começar escolhemos aquele que é talvez o mais mediático combate de sempre, o famoso "Rumble in the Jungle".
Estamos a 30 de Outubro de 1974, em Kinshasa na Républica Democrática do Congo, conhecida então como Zaire.
O campeão George Foreman (25 anos), metia o seu título em jogo frente ao antigo detentor do ceptro, Muhammad Ali (32 anos). Ali tentava ser o primeiro pugilista a recuperar o título mundial, desde Floyd Patterson.
Foi o primeiro evento a ser organizado pelo polémico Don King. O Zaire precisava de melhorar a sua imagem aos olhos do Mundo, pelo que o presidente Mobutu Sese Seko Kuku engendrou todos os esforços para trazer o combate para o seu país.

"O Rumble in the jungle foi um combate que fez o Mundo ficar mais consciente. Eu queria estabelecer a união entre os negros africanos e os negros americanos. A luta foi por problemas raciais, Vietname. Tudo isso" --> Muhammad Ali

Poucos pensavam ser possível ao veterano Ali derrotar o gigante e invencível George Foreman, possivelmente o lutador mais poderoso desde Sonny Liston.

"Antes do combate disseram-me: O Ali está velho George, tem cuidado, não o massacres muito " --> George Foreman













O combate, realizou-se ao ar livre, no estádio de kinshasa com os 60 mil zairenses que esgotavam as bancadas gritando. "Ali, bomaye" (Ali mata-o).
O campeão iniciou o combate ao ataque massacrando o candidato.
Ali por sua vez, tentava contrariar o ímpeto do adversário refugiando-se nas cordas, limitando-se a defender as investidas. A táctica ficaria conhecida como "Rope da Dope".
Com o passar do tempo Foreman foi perdendo gás e no 8º round o Mundo assistiu a algo nunca visto. O gigante texano foi ao tapete não se conseguindo levantar na contagem até 10.
Ali era de novo o campeão do Mundo, podendo voltar a afirmar: "I'm the King of the World".

Não percam na próximo semana, o "Thriller em Manila" com Muhammed Ali a enfrentar "Smokin" Joe Frazier.

Para recordar os momentos finais do combate "doblados" em espanhol:
http://www.youtube.com/watch?v=IRp65JXBv0g

1 Comments:

At 2:39 da tarde, Blogger José Cavra said...

Muito sério um comentário destes!

 

Enviar um comentário

<< Home