13 novembro, 2005

Idanhense

Hoje posto sobre um histórico clube das divisões inferiores portuguesas, um clube com quase 100 anos de história, a grande referência do futebol raiano... Falo, com certeza, do Clube União Idanhense! O Idanhense é o maior clube (também é o único) da vila de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco e actua, actualmente na série D da III Divisão. E o leitor deve estar a perguntar-se porque raio é que está um post sobre o Idanhense neste blog tão consagrado, como é o Malta da Tropa... Mas a resposta é simples.
Numa altura em que se discute muito a situação financeira do futebol português e muitos clubes da Liga e Liga de Honra faltam aos seus compromissos financeiros, o Idanhense é um exemplo de boa gestão financeira e sentido de oportunidade. Ora vejamos: À 10 anos atrás o Idanhense limitava-se a jogar a feijões, que é como quem diz: Não podia descer mais do que aquilo! Uma dezena de anos volvidos e vemos o Idanhense novamente na III Divisão e a lutar pelos lugares cimeiros da classificação, mesmo tendo perdido os seus melhores jogadores, muitos dos quais para o grande rival: Benfica de Castelo Branco. Os salários dos jogadores estão em dia e o clube não mantém qualquer dívida, uma vez que o novo estádio já está pago (3 anos depois de construído). A saúde financeira do clube deve-se a uma política baseada na selecção minuciosa das contratações, na "exportação de jogadores formados no clube e na cedência do estádio para torneios nacionais e internacionais.
O novo estádio revela-se um óptimo investimento... Capacidade para 3000 pessoas em duas bancadas, balneários, ginásio, posto médico e instalações para a Imprensa (normalmente Rádo Beira Interior, Rádio Monsanto e jornal Raiano). A obra foi muito elogiada pela FPF e, actualmente, é palco de um torneio de camadas jovens que envolve, por sistema, o Sporting, Benfica, Real Madrid e Atlético Madrid.
Esta rigorosa e eficaz gestão do clube deve-se muito à colaboração da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova (a quem endereço os maiores cumprimentos) e ao meu caríssimo amigo João Dionísio, presidente do Idanhense, que chegou a encantar o público beirão com o seu poderoso jogo centro-campista nas décadas de 60 e 70.
Actualmente os pupilos de Nuno Fonseca, vestidos pela Legea e patrocinados pelas Termas de Monfortinho ocupam a segunda posição da série D da III Divisão depois de no último fim-de-semana terem derrotado o líder, Caldas, por 3 bolas a zero. Tenho, inclusivamente, uma imagem do plantel do Idanhense, mas infelizmente, e por problemas técnicos, não posso partilhá-la com todos vós. Espero que sigam, agora, com mais atenção a carreira do Idanhense e partilhem connosco, também, a vossa simpatia por um destes clubes locais que tanto valorizam o nosso Portugal futebolístico. Acabo afirmando com toda a convicção que um dia o Idanhense jogará com um grande e não fará má figura e que o clube raiano é, sem dúvida, um dos clubes mais pós-modernistas do globo.

PS 1: Gostaria também de congratular o Sr. José Peseiro por ter ganho o prémio de treinador do ano, relativamente à época passada e desejar as maiores felicidades para o seu futuro. Desejo, também, o maior sucesso do filme sobre a vida de Paulo Futre, que, segundo o próprio, já está terminado e estreará, em breve nas salas portuguesas.


PS 2: Os meus parabéns também a Manuel José que acrescentou mais uma Taça dos Campeões Africanos ao seu curriculum. Afinal, não é só Mourinho que dá cartas no Estrangeiro... Mourinho encanta a Europa e Manuel José conquista África.

PS 3: Aproveito também já para desejar boa sorte para os jogos da selecção sub-21 contra a Suíça... Temos valor, temos equipa, temos vontade! O nosso blog cá estará sempre por Portugal e para relatar os feitos das nossos selecções.

1 Comments:

At 10:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Para quando um post sobre o mirandense? Fico à espera...

 

Enviar um comentário

<< Home