08 novembro, 2005

Histórias de Chicago


Um Melhor Cesto de Sempre
Em 1991 os Bulls disputavam pela 1ª vez a final do campeonato.
No jogo 1, o poderoso extremo Sam Perkins deu a vitória aos LA Lakers, com um lançamento de 3 pontos no final da partida.
No jogo seguinte, Jordan executou possivelmente o movimento mais espectacular da história do jogo.

Com uma vantagem confortável no marcador, "Air" prepara-se para voar sobre os adversários e depositar a bola no cesto,... mas subitamente decide mudar de mão e na queda converte 2 pontos impossíveis, perante o olhar incrédulo da assistência, colegas e adversários.
Quanto às séries, Chicago venceu por 4-1, conquistando o seu 1º título.

"I can't Miss..."
No ano seguinte, Chicago estava uma vez mais na final, encontrando agora os Portland Trail Blazers de Clyde Drexler, o Michael Jordan do Oeste.
Renascia a Blazermania com os fanáticos adeptos de Portland a sonharem com o título de 1977, ano em que Bill Walton dominou.
Logo de início Jordan decide aniquilar o valoroso adversário com uma exibição de gala. Uma 1ª parte fantástica com 34 pontos, entre os quais 6 lançamentos de 3 pontos convertidos em igual número de tentativas.

Num momento marcante, Sua Alteza Real vira-se para o banco de suplentes dos Blazers, às prdens de Ric Adelman, encolhe os ombros e endereça um pedido de desculpas. Ele não conseguia falhar.

Está provado, o homem voa
Foi contra Clevland no saudoso ano de 1989.
Os Cavs estavam na frente, mas Chicago tinha a hipótese de efectuar o último lançamento. Craig Elho, tem a responsabilidade de parar Michael Jordan.O 23 dos Bulls faz o tempo passar, encara o adversário, dibra para dentro e quando se encontra ao nível da linha de lance livre sobe para marcar. A posição defensiva de Elho é fantástica, parece que vai bloquear o lançamento, mas... Jordan permanece no ar sem largar a bola. Já com o adversário no chão, a bola são daquelas mãos enormes e ... "nothing but net", como dizem os americanos.

Os Cavs estavam eliminados.