21 outubro, 2005

Para onde vais Sporting?...

Na véspera de aniversário do "aranha negra" Lev Yashin, escrevo um post sobre um assunto que dominou a actualidade desportiva portuguesa desde à umas semanas para cá... A situação insustentável do Sporting Clube de Portugal, clube pelo qual nutro o maior respeito.

É com muita preocupação que tenho seguido a situação no clube verde e branco, nestes últimos dias. No ano do centenário de uma das maiores instituições desportivas deste país, essa mesma instituição depara-se com uma crise interna grave. Falo mais aprofundadamente do futebol, claro, mas não descarto as outras modalidades (já lá iremos). Tudo começou à muitos anos com a criação do denominado "Projecto Roquette". Este "projecto" foi defendido pelos dirigentes leoninos até à última, mas será que já não está ultrapassado? A estratégia adoptada pelas direcções nos últimos anos trouxe um grande desenvolvimento em termos de infra-estruturas, de qualidade do desporto praticado e mesmo de finanças, pois embora com algum despesismo exagerado, o Sporting tem conseguido manter a sua sanidade financeira, mesmo com os ataques dos seus oponentes!

No entanto, não nos esqueçamos que a má gestão dos recursos levou a uma política de contratações, em todas as modalidades, muito abaixo do que era esperado. A atitude dos dirigentes face à situação do clube era de indiferença e na última época pode-se observar muito bem isso. O Sporting sempre se orgulhou de ter a melhor escola de formação de jogadores e as vitórias obtidas pelas equipas jovens comprovam-no, porém outros clubes começam a aproximar-se e a atrair jogadores de grande qualidade para as suas camadas jovens. A Direcção de Dias da Cunha desprezou as outras modalidades: O Sporting orgulha-se de ter a mais vasta sala de troféus do país e uma das maiores da europa, mas nos últimos tempos nem tantos troféus têm entrado nessa sala... Foram extintas modalidades em que o Sporting já foi histórico, não só a nível nacional, como internacional; As verbas disponíveis para outras modalidades eram mínimas; O Presidente chegou a assumir a pasta do futebol por inteiro, demonstrando um total desrespeito pelas outras modalidades! Sim, eu sei que o futebol é o mais lucrativo e o desporto com mais visibilidade, mas será que modalidades históricas podem ser esquecidas?

A demissão de Peseiro (que não tinha mão no plantel e tinha uma relação tensa com os adeptos), de Paulo Andrade (um incompetente) e de Dias da Cunha (nunca mais largava o tacho!) foi um começo. Filipe Soares Franco assumiu a Presidência e chamou Paulo Bento para treinador. A equipa técnica tem caras novas que, com certeza, irão dar um novo rosto ao futebol do Sporting. O regresso de Carlos Freitas constitui, também, um factor positivo para os leões.


Mesmo assim, os problemas não estão ainda resolvidos, longe disso. A actual direcção está muito ligada à anterior e, embora tenha mostrado mais alguma maturidade, está longe de ser a mudança fundamental para o Sporting. Faltou a coragem de convocar eleições amtecipadas! Podemos considerar que esta é uma época de transição para o Sporting... O clube verde e branco deve, agora, lutar em todas as frentes! Em Maio ou Junho do próximo ano haverá eleições e aí muitos sportinguistas terão esperança de ver novas caras e novas políticas! Nesta época não se poderá exigir muito ao Sporting, mas todos os sportinguistas devem apoiar, mais do que nunca, a sua equipa, se são verdadeiros sportinguistas!

Há muita coisa que tem de mudar neste Sporting... é altura de começar a abrir caminho para os futuros dirigentes! O nosso blog estará lá quando for tempo de eleições! Para mim o candidato mais indicado seria Jorge Kataklinsman, mas não sei se ele estará interessado depois de receber o convite da FIFA para suceder a Joseph Blatter no comando da maior instituição do futebol mundial...