16 outubro, 2005

Excentricidades

Estava a ser um jogo pouco interessante aquele particular no famoso estádio de Wembley, decorria o ano de 1995. Apenas 20 mil pessoas presenciavam a partida entre Inglaterra e Colômbia e a expressão “jogo de treino” estava a ser levada à letra. Aos 22 minutos de jogo, o médio inglês Jamie Redknapp, com um vulgar “balão”, envia a bola para a deserta área colombiana. Este lance nunca mais seria lembrado (bem como o fraco jogo)…se não fosse o excêntrico René Higuita, guarda-redes sul-americano, a transformá-lo num dos mais belos momentos da história do desporto. Ao invés de apanhar a bola calmamente, Higuita salta, ficando de barriga para baixo, dobra as pernas para trás e afasta a bola com os pés, num reflexo extraordinário. Estava inventado o "pontapé escorpião".
“Se ele tivesse feito isto ao serviço da selecção inglesa nunca mais seria convocado”, comentara mais tarde o lendário Gordon Banks. Já o médico da selecção britânica ficara impressionado pela convicção de Higuita ao realizar uma acrobacia que o podia lesionar gravemente para o resto da vida.
Não era contudo, a primeira vez que Higuita realizava algo pouco ortodoxo: o mítico guardião colombiano era conhecido em todo o mundo pelas suas contínuas investidas com a bola nos pés, controlando-a até para além do meio-campo. E uma dessas célebres ousadias resultara na eliminação da sua selecção no Mundial 90, em Itália, quando o camaronês Roger Milla não se deixou enganar por uma finta e, depois de um roubo de bola, fuzilou as redes que tinha à sua mercê.

Higuita - Antes e depois de ir ao Tallon
Também conhecido pelo facto de não se limitar a defender foi Jorge Campos. O “keeper” mexicano dos anos 90, para além de se evidenciar devido às camisolas dois tamanhos acima do adequado e com cores garridas, fazia questão de jogar, sempre que possível, como ponta-de-lança. Mas desenganem-se aqueles que pensam que o atleta originário de Acapulco era um tosco completo: surpreendentemente dotado de uma técnica muito acima da média, para além do facto de ser exímio na cobrança de lances de bola parada. Participou em 2 mundiais (EUA 94 e França 98) e representou o seu país por 129 vezes, para além de ter passado por 5 dos maiores clubes do seu país (Pumas, Atlante, Cruz Azul, Tigres e Puebla) e duas formações norte-americanas, Los Angeles Galaxy e Chicago Fire. Marcou 35 golos ao longo da sua carreira.

A América do Sul é, definitivamente, um continente rico no que toca a guardiões com pouca vocação para passarem despercebidos. José Luís Chilavert é talvez aquele de maior renome no que toca aos últimos anos: 2 vezes considerado o melhor guarda-redes do mundo (1995 e 1997), o paraguaio passou pelo Sportivo Luqueno, do seu país natal, San Lorenzo e Velez Sarsfield, da Argentina, contando ainda com uma passagem pelo espanhol Saragoça. Marcou 62 golos ao longo da sua carreira, 8 deles ao serviço da selecção. Foi visível a sua desilusão ao sofrer um golo de Laurent Blanc, nos oitavos-de-final do Mundial 98, já nos minutos finais do prolongamento. O apito que indicaria o final do tempo extra estava muito próximo e daria início à marcação de pontapés da marca de grande penalidade (chiça, tanta coisa para dizer “penaltys”), lances onde Chilavert era especialista, tanto a defender como a marcar…

Gamarra festeja mais um triunfo paraguaio no Mundial 2002, enquanto Chilavert parece assustar o seu desamparado companheiro de equipa
Muitos são os defensores das redes que seguiram o mesmo caminho e fazem o gosto ao pé com regularidade. Rogério Ceni, brasileiro do São Paulo, e Hans Jorg Butt, alemão do Leverkusen, são exemplos disso. Já Ricardo “Labreca” devia começar a fazer o mesmo…

2 Comments:

At 2:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Teacher quits after blog probe opens
A Mansfield school district investigation found that a former Martha Reid Elementary School teacher used her class computer to access her personal Web log, which contained sexually explicit material and ...
I was blogg surfing and I found your blog. I think it is very interesting. Keep up the good work!!
If you ever think in having your own busness and quit your job witha minimal investment, visit this site real business, if you need real business this is great"

 
At 10:58 da tarde, Blogger José Cavra said...

Esses Guardiolas mereciam que um gajo chamasse os castigadores da parvoíce!

 

Enviar um comentário

<< Home