07 outubro, 2005

Ajax Amsterdam

Para mim um dos históricos "grandes" da europa,mas apagado há uma data de anos,o Ajax sempre me inspirou respeito,principalmente pela sua reputação de "forno" de jogadores,e porque eu ,Octávio,sou adepto do estilo holandês.
Fundado em 1900,o Football Club Ajax,após reunião entre Stempel,Dade,e Reser.O nome Ajax provém de 1 deus grego,o que era comum neste início de seculo.Em 1918,conquista o 1 titulo holandês.

Inicia a sua história que o levaria a fama pelo mundo inteiro,não só pelas conquistas,mas pela formação de jogadores vencedores, máquinas de futebol total.A partir de 1966 dois nomes históricos que iriam revolucionar o Ajax,Johan Cruyff e Rinus Michels.
Rinus Michels inicia carreira como treinador do Zandvoort e AFC,mas é nas camadas jovens do Ajax que se sentia bem.Pouco tempo depois após a despedida do treinador inglês Vic Buckingham,Michels assume a equipa principal,já Cruyff era titular.Em 1967,surge 1 "cheirinho" do que seria o domínio do Ajax,goleada ao Liverpool por 5-1 na Taça dos Campeões,e em 1971 inicia-se o ciclo mais brilhante da história do Ajax.Ganham a Taça dos Campeões em 71,72, e 73,e basta 15 jogadores para fazer o tri.Na baliza, o GR Stuy, e depois Krol, Suurbier, Rijnders,Hulshoff, Vasovic,Blakenburg, Neeskens, Murhen, Cruyff,Haan,Swart,Keizer Rep e Van Dijk.
Todos atacavam, todos defendiam.Uma autêntica revolução na europa do futebol.

Em 1995 ganha mais 1 Taça dos Campeões,com 1 golo de Kluivert,que bateu o GR do Milan,Rossi,e que voltou a relembrar o Ajax dos anos 70.
Talentos nascidos na "fábrica" do Ajax,que o mundo nao esquece.Obrigado pelo teu filão de incriveis jogadores,Ajax!
Johan Cruyff

Ronald Koeman

Van Basten

Rijkaard

Aaron Winter

Clarence Seedorf

Muitos outros nomes,apesar de não serem produto do Ajax,foram transferidos com 16/17 anos,tais como Kanu,Finidi,Babangida e Oliseh.

2 Comments:

At 8:58 da tarde, Blogger André S. Machado said...

Sem dúvida um histórico do futebol europeu e mundial! É inevitável não falar no Ajax quando se fala na formação de jogadores pois das escolas do clube holandês já sairam talentos fantásticos! Sem dúvida um grande clube que merece todo o nosso respeito e admiração.

 
At 7:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Até que enfim, Sr Octávio.
Que falta de consideração para com os leitores...
Não merecemos ausências tão prolongadas como a sua.

 

Enviar um comentário

<< Home