17 setembro, 2005

Em defesa de Koeman

Em primeiro lugar, para não sobrarem dúvidas, quero dizer que sou lagartão e, nessa condição, nada me agradaria mais do que ver o Benfica despromovido à III Divisão do Inatel. Mas, sabendo que isso nunca irá acontecer, já ficaria feliz se o clube vermelho da águia da Luz passasse mais uma boa década sem títulos. Apesar disso (ou por causa disso), a minha primeira posta neste estimado blog tem como tema Ronald Koeman.

O antigo super defesa-central do PSV Eindhoven, do Barcelona e da selecção holandesa, que fuzilava guarda-redes como quem bebe água, tem ainda uma carreira curta como treinador. É certo que já venceu alguns títulos ao serviço do Ajax, mas aí, como diria o outro, qualquer um se arrisca... No entanto, em Portugal, depois de um início negativo na Liga Betadine, toda a gente lhe caiu em cima. Todos... menos eu, e vou explicar porquê.



Uma das maiores críticas que os jornalistas têm dirigido ao holandês é a de que ele não soube aproveitar e até destruiu o melhor que o Benfica de Trapattoni tinha: a consistência defensiva. Ora, peguei nos Cadernos de A Bolha, página 124, onde estão os dados relativos a todos os campeões desde 1934/35, e confirmo que a única coisa de campeão que o Benfica teve o ano passado foi o 1º lugar. Nada mais. Os números são claros. A “consistência defensiva” de Trapattoni traduziu-se em 31 golos sofridos em 34 jogos, uma média de quase um por jogo. Vendo os outros campeões desde que o campeonato tem 34 jornadas, reparo que apenas uma vez sofreu mais golos que isso. Foi o FC Porto de 97/98, que sofreu 38 golos, mas marcou 75! Além disso, o Benfica marcou 51 golos, apenas 1,5 por jogo. Antes disso, pior só o Sporting de 1999/2000, com 57 golos. Mais ainda, o Benfica sofreu 7 derrotas. O máximo de derrotas que um campeão tinha sofrido até hoje era de 5, e só aconteceu em três ocasiões. Em Portugal, em média, um campeão sofre entre 1 e 3 derrotas por época. Para terminar, o Benfica fez 65 pontos. A pior marca anterior, em campeonatos de 34 jornadas, era a do Sporting em 2001/02, 75 pontos. Mais 10 que o Benfica de Trapattoni! Ou seja, o italiano acabou por ser considerado um herói, na época passada. No entanto, tenho a certeza que se Koeman fizesse uma época igualzinha à de Trap, seria considerado um vilão. Porque 65 pontos, em Portugal, normalmente só dão para um 3º ou 4º lugar e não acredito que este ano FC Porto (principalmente) e Sporting mostrem tanta incompetência como na época passada.



Além dos dados estatísticos, há outra questão que abona em defesa de Koeman. Se o “Dynamic Duo” que dirige o Benfica quisesse um substituto à altura de Trapattoni, que fez questão de regressar a Itália (ouvi dizer que Stoccarda é uma das mais belas cidades transalpinas), teria ido buscar outro italiano ou, em alternativa, promovido Álvaro Magalhães a treinador principal, depois de um ano a coadjuvar Trapattoni. Porque pedir a um holandês que siga a linha de um italiano é algo de criminoso. Em desfavor de Koeman, e não é tão pouco como isso, é o facto de nunca na pré-época ter treinado o esquema que implantou logo à 2ª jornada. Isso remete-nos (como sempre, hoje em dia, quando se fala de treinadores) para Mourinho, que, nas pré-épocas do FC Porto, preparava a equipa não só em 4x4x2 e 4x3x3, mas também para jogar com 10, prevendo alguma expulsão. Mas génios aparecem de vez em quando e Zaandam (terra natal de Koeman) é muito longe de Setúbal...

8 Comments:

At 12:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Os leitores habituais da "malta da tropa", louvam mais uma grande aquisição. Jorge Kataklinsmann.
Vamos fazer deste blog uma referencia do desporto em Portugal.

 
At 11:30 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Bem-vindo,Jorge. Este artigo deixa bem patente o valor da novo membro do "Malta da Tropa" e honra a equipa que neste projecto se tem empenhado em oferecer uma qualidade cada vez maior ao leitor.

 
At 12:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sim senhor, blogue com um excelente conteúdo. E ler um sportinguista tão lúcido como este sobre o SLB é extremamente raro. Parabéns e força para continuar.

Abraço.

Luis Rosa
www.sectorb32.blogs.sapo.pt

 
At 10:26 da manhã, Blogger José Cavra said...

Xiça! estou perplexo!!! Minha nossa Senhora! Que post!!!!!
Acho que saiu o jackpot à Malta da Trapa com esta aquisição.
MUitos parabéns pelo teu post.
Bem-vindo

 
At 10:33 da manhã, Blogger José Cavra said...

Com a emoção, até me esqueci de dar o meu ponto de vista.
eu concordo contigo.
as pessoas esquecem-se q trap venceu o campeonato pura e simplesmente pq os rivais falharam.
Camacho teria sido igualmente campeão.
A traquejo (ou falta dele) defensivo do Benfica ficou bem patente nas derrotas em vila do conde ou em Penafiel.
O Benfica não foi levado ao colo, como muita gente insiste em afirmar, mas venceu pura e simplesmente pq Porto e Sporting falharam.

 
At 6:58 da tarde, Blogger PSousa said...

Estou maravilhado que alguem seja Lucido e partilhe como eu nos comentarios do 3º anel e LI esta tese...excelente post...

 
At 9:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu amigo, concordo com as críticas a Trapattoni. Foi ele o mentor do pior futebol que vi o Benfica praticar. Até tive saudades do Benfica do Artur Jorge!! Mas o facto é que ganhou o campeonato numa temporada atípica. Sugiro que pegues nos cadernos de "A Bola" e analises também as prestações dos segundo, terceiro e quarto classificados. Não será complicado chegares à conclusão que foram dos piores de sempre. Ganhou o menos incompetente e ganhou bem. Quanto aos críticos de Koeman, é melhor esperarem pelo final da época. Para depois não ficarem quilhados quando lhes forem perguntar se acenaram lenços brancos ao holandês. É que tRapattoni também viu muitos lenços dessa cor...

 
At 4:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Assino por baixo este post... Boa análise!

 

Enviar um comentário

<< Home