08 setembro, 2005

Os célebres 7-1

Estava uma tarde cinzenta naquele dia em Lisboa. Por entre as roulottes que vendiam as míticas sandes de coirato, as bifanas e as cervejolas vislumbravam-se adeptos equipados a rigor. Era mais um derby em Alvalade entre os velhos rivais. Os adeptos sportinguistas eram frequentemente obrigados a relembrar o desaire na Luz,9 meses antes para a Taça de Portugal, por 5 golos sem resposta. Anfitriões e visitantes depositavam as esperanças nas estrelas da sua equipa: de um lado apresentava-se o experiente Damas, o central Venâncio, Raphael Meade ou Manuel Fernandes; no inimigo os nomes eram Veloso, Diamantino, Carlos Manuel ou Rui Águas.

Aos 15 minutos Mário Jorge abriu o activo e o marcador assim se manteve durante o resto do 1º tempo. Os jogadores benfiquistas descansavam: a equipa ainda não tinha perdido nenhum jogo e estava a fazer uma época bastante satisfatória. No 2º tempo, os jogadores da equipa de John Mortimore pareceram ter sido afectados pelo mesmo vírus que viria a atacar o plantel década e meia depois, em Vigo. Manuel Fernandes fez o 2-0 5 minutos depois do recomeço do encontro, com Wando a reduzir 9 minutos volvidos. A partir dessa altura a goleada, inesperada em qualquer derby, começou a ser construída e nem César Brito, conhecido como “aquele tipo que marcou dois ao Porto nas Antas” conseguiu parar a fome de golos leonina. Meade fez os 3-1 aos aos 65 minutos, Mário Jorge bisou aos 68 e o capitão Manuel Fernandes carimbou a humilhação encarnada com golos aos 71, 82 e 86 minutos.


Os comandados de Manuel José alinharam com Damas; Gabriel; Virgílio; Venâncio e Fernando Mendes(Duilio); Oceano; Litos(Silvino), Zinho e Mário Jorge, Manuel Fernandes e Meade. Do lado do Benfica, orientado por John Mortimore, jogaram Silvino; Veloso, Dito, Oliveira e Álvaro; Shéu(Nunes); Chiquinho Carlos, Diamantino(César Brito), Carlos Manuel, Wando e Rui Águas.

Para recordar os golos dos leões:
http://www.youtube.com/watch?v=lIN5_l134co
http://www.youtube.com/watch?v=s-bP0VOjtJo
http://www.youtube.com/watch?v=vREo4zBcK5s
http://www.youtube.com/watch?v=wN_Yeb75eoc
http://www.youtube.com/watch?v=N8uJdQ2hwpY
http://www.youtube.com/watch?v=wN_Yeb75eoc
http://www.youtube.com/watch?v=vBtiNgtqHMI

3 Comments:

At 9:19 da tarde, Blogger José Cavra said...

O que poucas pessoas sabem é q nesse ano o Benfica foi campeão e o scp acabou em 4º lugar.
Mas nesse jogo realmente o scp foi fantástico.
Eu era um jovem Cavra e lembro-me de Vitor Correia a perguntar aos jogadores do Benfica "O que se passa com vocês?"

 
At 12:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu fiz esta colecção de cromos...

 
At 6:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esta José Cavra said... osga a mentir mais parece o cotunete a falar...
O porquê de não perguntar aos dos wc do lumiar se tinham feito xixi pois o manuel jose tinha essa mania..

 

Enviar um comentário

<< Home