05 setembro, 2005

O Derby

Joga-se este fim-de-semana o primeiro grande jogo da liga Betadine que opõe os velhos rivais de Lisboa, Sporting e Benfica.

Vai ser, certamente, um encontro com novidades: o Sporting garantiu a aquisição de Wender e João Alves, duas pedras basilares da equipa do Braga, tendo vendido Rochemback ao Boro(o brasileiro poderia ter tido uma rentabilização ainda maior: bastava cortá-lo em dois que tínhamos 2 Rocas com 75 quilos cada um).

O Benfica contratou um nº 10, o grego Karagounis, que conhece bem Portugal, território onde defendeu um golo iminente da nossa selecção, em Aveiro, com um voo espectacular a tirar a bola em cima da linha com as mãos, para depois mais tarde nos lixar ao abrir o activo no Dragão com um remate para a baliza do Labreca. O outro reforço é Fabrizio Miccoli, um ponta-de-lança de metro e 68, altura que deverá dar muito jeito para passar por baixo das pernas do Luisão durante os treinos ou mesmo para pagar um bilhete de criança aquando da ida aos jogos. O capitão Simão acabou por não agarrar a oportunidade em Inglaterra, o que, na nossa opinião, foi um mau negócio, visto que o jogador, apesar da sua regularidade ao longo das épocas, nunca atingiu um nível de competitividade elevado em jogos perante adversários de maior renome, querendo com isto dizer que Simão claudica sempre que joga em ambientes de maior pressão, quer pela selecção quer pelo Benfica.

Relativamente ao jogo propriamente dito não podemos apontar um favorito. Neste tipo de encontros nunca existem equipas com maior probabilidade de vencer, especialmente quando de um lado temos um campeão nacional que não consegue ganhar a ninguém e do outro uma equipa orientada pelo Peseiro. Porém, avaliando potencialidades, podemos dizer que os leões possuem um meio-campo fortíssimo, agora com as alas reforçadas. Moutinho é muitíssimo talentoso e muito forte psicologicamente, Custódio é regular e eficiente, Douala é essencial para o apoio aos pontas-de-lança , João Alves dá uma grande ajuda na transposição defesa-ataque e Wender é muito importante se for implementado o tão falado novo sistema de jogo com dois extremos. Nelson tem uma grande oportunidade para se afirmar definitivamente como titular e os centrais Beto e Polga têm de mostrar uma segurança muito maior que a habitual. Liedson e Deivid parece que se começam a entender, depois de analisado o jogo com o Marítimo.
Na equipa da luz o ponto forte parecem ser os centrais: Ricardo Rocha, Luisão e Anderson(este, ainda assim, a precisar de mostrar trabalho) dispensam apresentações. Na direita do sector defensivo jogará provavelmente Nelson( quem disse ao João Pereira que ele sabia jogar à bola?) e na esquerda Dos Santos, isto se o Pato Donald não utilizar um sistema de 3 centrais. No centro do terreno, o promissor Manuel Fernandes é referenciado com um futuro lugar no banco em prol da entrada de Karagounis(que não deverá aparecer no 11 inicial do derby). No ataque Miccoli actuará, provavelmente, mais encostado à linha, enquanto Nuno Gomes continua como o ponta-de-lança dos encarnados.
A Malta da Tropa deseja que se realize um bom espectáculo no próximo Sábado com todos os amantes do desporto rei a apreciar este evento acompanhados de uma sandes de coirato e uma cerveja fresquinha. Quanto a mim estarei no estádio como jornalista do blog e, posteriormente, um dos membros irá postar a análise final a este grande jogo de inicio de época.

3 Comments:

At 1:15 da tarde, Blogger José Cavra said...

Após nos termos degladiado e de vários ossos partidos de parte a parte, decidi ceder o dto ao Gilberto de assistir ao derby no alvalade XXI.
Mantenham-se atentos ao blog nos antes, durante e depois.

 
At 4:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma excelente análise... Parabéns!
Mas apenas uma chamada de atenção... Jogo da taça, prolongamento a acabar... Benfica perde 3-2 com o sporting e simão arranca um golaço! Ponham: simão claudica "quase" sempre! ;) ou então não... deixem jogar o simão!

 
At 9:04 da tarde, Blogger José Cavra said...

Tens toda a razão. O Simão marcou um grande golo no jogo da taça e foi dos melhores no jogo que acabou por lançar o Benfica rumo ao título.
Amanhã vou jogar ao Inside Sports:)

 

Enviar um comentário

<< Home