26 agosto, 2005

O que a sorte ditou

Realizados já os sorteios relativos à Liga dos Campeões e à Taça Uefa, a Malta da Tropa que curte Bola faz a sua apreciação referente à sorte que presenteou os representantes da nossa liga Betadine.

O Porto não parece ter a vida complicada no que toca às competições europeias nesta fase de grupos. O Inter de Milão, apesar do mortífero ataque que possui, este ano reforçado com o ex-madrileno injustiçado por Luxemburgo Luís Figo, não era uma das equipas mais fortes do pote 1. E vale a pena lembrar que, na época passada, mesmo apesar da instabilidade vivida para os lados do Dragão, a superioridade milanesa não foi esmagadora…Se Martins e Adriano não estiverem nos seus dias, o FCP pode mesmo alcançar o 1º lugar. O Glasgow Rangers, apesar de ser um tubarão no que toca ao campeonato escocês, parece ser inofensivo para uma equipa do nível dos dragões. De referir que apenas eliminaram o Marítimo da Taça Uefa ,na época transacta, na marcação de grandes penalidades. Dado Prso, o goleador croata que passou por Portugal no Euro, é a estrela da Equipa. Quanto ao Artmedia de Bratislava….sabe-se que eliminou o Celtic,rival dos Rangers, na 2ª eliminatória da Liga dos Campeões, tendo ganho por expressivos 5-0(!) na 1ª mão e perdido na Escócia por 4-0. Bateu o Partizan de Belgrado, outra equipa com muita experiência europeia, nos penaltys(de referir que o guardião dos jugoslavos é o mítico Ivica Kralj, qu já passou por Portugal). É uma incógnita, mas à primera vista esta modesta equipa eslovaca será presa fácil.

A vida do Benfica não será tão fácil. O Manchester United é o claro favorito à vitória no grupo, enquanto os encarnados vão,certamente, ter de disputar o 2º lugar com Villareal e Lille.
Os espanhóis apresentam um ataque de meter medo. O tridente sul-americano constituído por Figueroa, Forlan e Riquelme não vai dar descanso a Luisão e companhia, enquanto na defesa o capitão da selecção argentina Juan Pablo Sorin é o nome mais sonante. É preciso não esquecer que as prestações europeias desta equipa espanhola que tem um submarino como mascote apresentam cada vez melhores resultados.
O Lille,2º classificado no campeonato francês, não está recheado de estrelas(longe disso). O nome mais famoso é Milenko Acimovic, internacional esloveno, que foi um 648325 nomes divulgados pela imprensa como possível reforço da equipa da Luz. Moussilou, produto das escolas da formação gaulesa, é outro dos avançados bem referenciados do plantel. O ponta-de-lança Keita foi o reforço para o ataque francês, vindo do Al-Saad, a custo 0.
Quando ao óbvio favorito do grupo, o Man. Utd., o Benfica terá muitas dificuldades na deslocação a Old Trafford, logo à 2ª jornada. Em relação ao jogo em Lisboa, o Benfica terá de esperar que os Red Devils já tenham garantido o apuramento para poder tentar causar alguma surpresa… mas sem pontas-de-lança é muito complicado. Os ingleses reforçaram o sector mais debilitado da equipa com a aquisição do guarda-redes Van der Saar , enquanto o centro do terreno contou com a aquisição do sul-coreano Park Ji-Sung. Não é fácil ter pela frente Rooney,Ronaldo, Van Nistelrooy, Giggs,Scholes…