06 agosto, 2005

A História do Portimonense

Em 1913, o futebol chegou ao Barlavento Algarvio, a Lagos, trazido pela tripulação de um barco inglês que esteve ancorado na sua baía.
Em Portimão aparece um pouco mais tarde, quando um portimonense que se encontrava a estudar em Inglaterra trouxe uma bola e divulgou o desporto. Curiosamente, o primeiro pontapé numa bola foi dado por uma senhora. A partir daí começaram-se a fazer os primeiros jogos, onde é actualmente a praça Manuel Teixeira Gomes.

O Portimonense nasceu numa casa onde reparavam calçado, loja do Sr. Amadeu Andrade ( sócio nº 1 e um dos fundadores) , pois foi nesse local que um grupo de amigos decidiu formar um clube de futebol. Foi definido que o equipamento seria composto por camisola às riscas verticais pretas e brancas com colarinho e punhos pretos, calção branco e meias pretas com canhão preto e branco.
Nos primeiros anos de vida, o grupo era praticamente limitado aos rapazes que constituíam a equipa, sem sede própria e que adquiriam o equipamento à sua custa, assim como eram às suas custas as deslocações que tinham de efectuar.
Em 1935 o clube muda-se para as instalações actuais, para 2 anos mais tarde se sagrar campeão Algarvio.
Na época de 1976-77, o Portimonense sobe pela primeira vez na 1ªDivisão desce na seguinte desce, retornando em 78/79.
Presença assídua, no nacional maior durante a década de 80, destaque parai alguns nomes mediáticos que fizeram a alegria das gentes de Portimão: Carlos Alhinho, Raul Águas, António Barros, Floris, Skoda.

Em 1985 o clube alcançou um brilhante 5º lugar, tendo honras europeias no ano seguinte:

Destaque na foto, para o guardião Sérgio, Rui Águas, Simões, Zé Tó, Vitor Oliveira e o grande Balacó.
Na aventura europeia o Portimonense caiu perante o Partizan de Belgrado, após vitória por 1-0 em casa (golo de Pita) e derrota humilhante no Jugoslovenske Narodne Armije (Estádio Exército Popular Jugoslavo) por 4 bolas a zero (hat-trick de Vucicevic e 1 Djukic).

Em 1987, o bulgaro Plamen Getov, oriundo do Spartak de Pleven e titular da sua selecção no mundial do México, assimiu-se como o grande municiador do ataque algarvio. Um jogador de classe mundial, fino e com uma facilidade de remate impressionante.

Após uma época envolta em polémica (89-90), de onde destacamos a agressão em pleno estádio de Portimão, ao presidente portista Jorge Nuno Pinto da Costa, o Portimonense descia à 2ª divisão nacional.
O clube mergulhou então numa profunda crise directiva e desportiva, temendo-se pelo seu futuro. Em bom tempo um grupo de homens sérios, salvaram o histórico Portimonense, abraçando um projecto onde tentarm fazer regressar de imediato a equipa ao convívio dos grandes. Foram contratados Edmilson, antigo estudante de contabilidade e campeão nacional ao serviço de Porto e Sporting, Artur Jorge Vicente, entre outros.

Apesar de insucesso na subida ao escalão maior e alguns sobressaltos nos anos seguintes onde a manutenção foi díficil de obter, o clube atravessa hoje uma certa estabilidade, contando com um plantel que aliada a experiência de Filipe (ex-Beira-Mar), Duka, Tó-Zé e Cavaco, com a juventude e irreverência dos mais novos.
Diamantino Miranda, antiga glória do Benfica é o treinador principal

Foi a 2ª homenagem da Malta da Tropa ao Portimonense, votos de um breve regresso.
Viva o Futebol e viva o Algarve.

4 Comments:

At 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O edmilson não no joga no poretimonense a cerca de 2 anos !!!como e que gente que parece que conhece tanto sobre futebol faz um erro destes ????..E muita gente não sabe da historia mas o senhor pinto da costa diz que foi "atacado" em pleno estadio o que custa acreditar vindo de homem como este.Por causa da pressão do senhor pinto da costa o esadio do portimonense ficou interdito de jogar em casa durante muitos jogos, ajudou claramente o portimonense a decer de divisão nesse ano !

 
At 1:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

desculpem-me os erros..tava um pouco entusiasmado

 
At 6:07 da tarde, Blogger José Cavra said...

Realmente assumo o erro, o edmilson já deixou o portimonense há um par de anos.
Um erro tremendo que será remediado de imediato com a supressão do seu nome e foto do post.
Muito obrigado pelo reparo.

 
At 12:04 da manhã, Blogger Mário Manuel Furtado said...

O Esperança de LAGOS foi fundado em 1912,é um dos mais antigos clubes do Algarve e do País.
Na foto da equipa do PSC o primeiro da esquerda em baixo é o LUIS MANUEL,
excelente jogador de grande técnica que saiu do Esperança para o PSC em 83 depois de se ter sagrado Campeão da 3ª Divisão com os Lacobrigenses.
Vejam isso e muito mais no ARQUIVO C.F.E.L.
http://lacobrigolagos.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home