25 julho, 2005

Tour de França

A pedido de vários cibernautas decidimos dedicar a semana que agora se inicia a outras modalidades que não o futebol.
Cabendo-me a mim o 1º post, decidi começar com o ciclismo, pela simples razão de ser o único desporto que tolero para além do proclamado (e com toda a justiça) desporto rei.

Lance Amstrong retirou-se após a conquista do seu 7º Tour consecutivo. A sua superioridade foi de tal forma vincada, ao ponto de nos recordar os títulos (europeus incluídos) conquistados pelo nosso Porto na era Mourinho.
O seu mais que provável sucessor sairá do trio composto por Jan Ulrich, Ivan Basso e Alexandre Vinoukorov.

O Alemão afigura-se como o principal favorito, caso a organização opte, ao contrário deste ano, por 2 contra-relógios de grande extensão.
Na situação inversa não arriscamos qualquer prognóstico.

O ciclismo fascina-me porque conseguimos estabelecer facilmente paralelismos com o futebol, por exemplo a brilhante prestação do dinamarquês Michael Rasmussen no contra-relógio de Saint_Etienne, fez-me por breves momentos pensar que se tratava de Paulo Almeida ou até mesmo de Fernando Aguiar.
2 quedas e trocar 5 vezes de bicleta, fizeram com que o vencedor do prémio da montanha entrasse para o circulo restrito dos deuses de pedal.

E depois temos a borra constante de Roberto Heras, denominado pelos entendidos (??!!) como o melhor trepador da actualidade.
Heras claudica sempre que a Volta chega aos Alpes ... e aos Pirineus.
Tal Borra só é comparável à de Tavares naquele saudoso AC Milan - Benfica em 1995, contudo a Borra de Heras sendo anual, assume contornos de especial.

... e que dizer de Jans Voigt, da CSC, que chegou a envergar a camisola amarela?!!! Uma vez mais os analistas desportivos, ávidos de derrota por parte de Lance, chegaram a afirmar que Voigt poderia fazer coisas, muito interessantes...
Os Alpes deram-lhes razão, chegando o alemão fora do controlo de tempos... realmente um facto interessante!
E pronto, amantes do ciclismo este foi o vosso espaço. Ide para a estrada apoiar o Sérgio Paulinho, o Rui Sousa e o Rui Lavarinhas.
A nossa Volta é já em Agosto.