12 julho, 2005

No México

Após a estoica vitória na RFA quis a sorte que Portugal ficasse no grupo F, juntamente com ingleses, polacos e marroquinos.
Saltilho foi o quartel general de uma equipa preocupada em ganhar e ...sobretudo com os prémios de jogo.

Na foto a mítica conferência de imprensa onde depois da ameaça de greve, o capitão Manuel Galrinho Bento lê um comunicado promentendo tréguas.
Vamos deixar os casos de parte e relatar sobretudo a heroica prestação dos "infantes" em terras do pique, essa simpática mascote só ultrapassada em termos de popularidade e bom gosto pelo Naranjito de Espanha.


Portugal - Inglaterra
Jogo realizado no estádio Tecnológico de Monterrey, com capacidade para 34 mil espectadores.
Perante a supremacia britãnica, onde pontificavam Gary Lineker, Chris Wadle, Mark Hatley, o indisciplinado Ray Wilkins, Glen Hodle e o veterano Peter Shilton, José Torres apostou na retranca, por outras palavras no autocarro estacionado à frente da baliza (parafreseando Mourinho anos mais tarde).
Num dos raros momentos de inspiração da selecção nacional, Álvaro Magalhães arranca pela esquerda, serve Diamantino Miranda que com uma finta de corpo parte literalmente os rins ao mais novo dos manos Stevens (Gary), cabeça levantada e a assistência para Carlos Manuel que encosta a menos de meio metro da linha de golo. GOLO DE PORTUGAL!

Depois o clássico queima tempo, o alívio para a bancada e a frente de ataque entregue a um puto de 20 anos, em vias de se sagrar campeão europeu, de nome Paulo Jorge dos Santos Futre.
Numa das imagens mais marcantes do campeonato, José António Prudêncio Conde dirige-se ao juiz da partida, quando faltavam 5 minutos para o "terminus", argumentando: "Então, Como é que é? Isto acaba ou não?".
E terminou´, com a vitória lusitana por 1-0 e toda a esperança numa prestação digna.

Portugal - Polónia
O azar bateu á porta dos "infantes" momentos antes deste desafio com a lesão de Manuel "o heroi do 1º jogo" Bento, contraída num choque com o malogrado José António.

Apesar da fatalidade a Polónia de Boniek e Smolarek, afigurava-se como uma adversário perfeitamente acessível.

...e até o seria não fosse uma estrondosa exibição do guardião do nosso Porto, Josef Mlynarczyk (na foto congratulado por Carlos "a locomotiva do Barreiro" Manuel.

Já na 2ª parte, Smoralek, ponta de lança Widzew Lodz, surge isolado perante Vitor Damas, colocando-lhe o esférico no poste esquerdo.
Estava feito o 1-0, resultado que se manteria até final da partida.

Portugal - Marrocos
Não era caso para alarme, o empate bastava perante a frágil, ou talvez não, formação marroquina, liderada pelo guardiola do WAC de Casablanca, Baddou Zaki.

Um vendaval marroquino varreu Monterrey, sobretudo a baliza de Vitor Damas que "enfardou" 3 num ápice. Realce para o ultimo tento africano, um petardo de Abdelkrim Krimau.
A 15 minutos Diamantino Mirando, num lance de antologia reduziu a contenda. Ainda se recordou o Portugal - Coreira de Norte de há 20 anos atrás, mas o pé na dava para tão grande pedalada e a selecção acabaria fora da competição.

5 Comments:

At 6:00 da tarde, Blogger José Cavra said...

tb foi o meu preferido. guardo boas recordações.
Ainda me lembro como se fosse ontem do meu pai, quando Marrocos fez o 3-0, das palavras q o meu pai me proferiu: "Caminha, que já é tarde!"

 
At 7:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu lembro-me de tarmos em casa da ti emília e eu assustar-me com a malta a gritar o golo contra a inglaterra... E lembro-me também de estarmos no mesmo sítio a vermos os infante enfardarem dos macorrinos!

 
At 8:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e o golo de portugal contra os marroqquins nao foi marcado pelo sousa?

 
At 12:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande terramoto, grande Maradona, grande Argentina, grande Dinamarca (frente ao Uruguai), grande Espanha (frente à Dinamarca), grande Lineker...e Portugal. Se ninguém se recorda, o déja-vu de 2002 é um bom auxilio...

 
At 5:33 da tarde, Blogger José Cavra said...

Não amigo Zé da Boina. foi mesmo o Diamantino Miranda.
O António Sousa marcou contra a Espanha no Europeu de 84. Ficou 1-1

 

Enviar um comentário

<< Home