05 julho, 2005

Mitos e Lendas - Lev Yashin

Em conversa de bar com o meu grande amigo Toni Frasco,recentemente, discuti abertamente a História da União Soviética. Referi Estaline, mas o Toni é daqueles gajos que responde alhos quando falamos de bogalhos e teve o descaramento de falar de Krustchev e a crise dos mísseis de Cuba. Quando ia voltar atrás no tempo para falar de Karl Marx, o gajo espeta-me na conversa com um dos maiores guarda-redes de todos os tempos, conhecido por actuar sempre com um equipamento negro.


Lev Yashin era conhecido na América do Sul por "Aranha Negra" e na Europa por "Pantera Negra". Este soviético quase trocou o futebol por hóquei no gelo,modalidade em que se iniciou. Quando era o eterno suplente de Alexei Khomich no Dinamo de Moscovo,os treinadores de hóquei do clube tentaram convecer o jovem a practicar novamente este desporto, mas este rejeitou preferindo esperar uma oportunidade para brilhar nos relvados. Esta chegou,quando o titular do Dinamo se lesionou. A sua actuação foi tão brilhante que, um ano depois, fazia a sua estreia na selecção da União Soviética. Dois anos depois, Yashin faria parte da equipa que ganharia uma medalha olímpica na Austrália. Após a chamada á selecção em 1953, o guardião foi titular 7 anos seguidos.


Além de um belíssimo guarda-redes, Yashin era um autêntico embaixador para o mundo do futebol.Em 1963 foi o prmeiro soviético a ser nomeado Jogador Europeu do Ano pela France Football. Foi o primeiro guarda-redes a receber tal distinção. O "Aranha Negra" participou nos Campeonatos do Mundo de 1958,1962,1966(onde se passou o célebre episódio entre ele e Eusébio,no momento da marcação de um penalty) e 1970,embora como reserva,devido ao seu poder no balneário. Em 1965 participou no jogo de despedida do mítico Stanley Matthews, tendo jogado na equipa do Resto do Mundo ao lado de nomes como Di Stefano,Puskas e Kubala. Uma das defesas de Yashin num espectacular voo(tal qual Ricardo Labreca),a remate do inglês Jimmy Greaves,ficará na memória para sempre. O número de penaltys defendidos por este guarda-redes ao longo da sua carreira é tambem impressionante.150.Um dos únicos que não defendeu foi já referido,tendo sido marcado por Eusébio.


Lev Yashin retirou-se dos grandes palcos em 1970 e a sua despedida foi realizado no estádio Lenine perante 100 mil espectadores. Pelé,Franz Beckenbauer e Eusébio(seu grande amigo) estiveram presentes. O soviético manteve-se ligado à vida desportiva no Departamento de Futebol do Ministério dos Desportos. Em final de carreira foi premiado pelo Governo Soviético com a Ordem de Lenine.