24 junho, 2005

Rossi - o Pesadelo Canarinho

Nas minhas deambulações por esse mundo fora, tive oportunidade de assistir a um dos mais espectaculares jogos de que há memória, juntamente com o meu amigo Bedro Parbosa.
Depois de uma comer uma paelha, visitei o Estádio Serria, em Barcelona, para assistir ao jogo que decidiria o vencedor do grupo C da 2ª fase do Campeonato do Mundo. O cínico futebol italiano defrontava o alegre Brasil, então com uma selecção que foi,para muitos, a melhor equipa canarinha de sempre. Neste jogo, Telê Santana pôs em campo: Waldir
Peres,Leandro,Oscár,Luisinho,Júnior,Toninho Cerezo,Sócrates,Zico,Falcão,Sergonho e Éder.



Júnior e Sócrates - A prova de que o Brasil também era bom em visuais

A "squadra azzurra" de Enzo Bearzot alinhou com Zoff, Gentile, Colovatti,Scirea, Cabrini, Tardelli, Antonignoni, Oriali, Graziani,Conti
e Rossi. Este último foi mesmo o grande herói desta partida. Paolo Rossi regressou ,em 1982, ao futebol depois de uma suspensão de 3 anos,reduzida depois para 2,por ter aceite um suborno para viciar um jogo do campeonato italiano. O jogador sempre proclamou a sua inocência, sendo transferido para a Juventus mesmo durante o tempo de castigo. O Brasil era claramente favorito neste encontro, necessitando apenas de um ponto para passar às meias-finais. Contudo, ninguém esperava uma entrada tão fulgurante da parte dos italianos em jogo ...ou ,melhor dizendo,um início tão feliz da parte de Paolo Rossi. O Brasil esteve duas vezes em desvantagem mas conseguiu sempre empatar. Rossi marcou aos 5 minutos, com Sócrates a responder 5 minutos volvidos.

O italiano marcou de novo e foi a vez de Falcão fazer o gosto ao pé,já no meio da 2ª parte. O ataque brasileiro, com investidas de Zico,Sócrates e Falcão bem tentou dar a volta ao marcador, mas o guarda-redes Zoff,com 40(!) anos, realizou uma exibição notável com defesas impossíveis. A um quarto de hora do final do jogo, Rossi fez o hat-trick(muito ajudado pela defesa brasileira nos seus tentos), lançando a Itália para um resto de campanha extraordinário, que culminou com a conquista da competição, frente à Alemanha Ocidental,com um resultado de 3-1.


Para ver e rever:
http://www.youtube.com/watch?v=7z6Vv29q-Us

4 Comments:

At 1:30 da manhã, Blogger José Cavra said...

O guardiola brasileiro era qualquer coisa de fantástico... e Carlos estava no banco.
Só uma curiosidade, Luisinho, anos + tarde viria a jogar no sporting. sabiam?

 
At 1:31 da tarde, Blogger master kodro said...

Por causa dele, o n.º 20 é meu para sempre.

Bem vindos!

 
At 1:12 da tarde, Blogger José Cavra said...

Faz você mto bem, caro amigo, faz você mto bem.
o meu é sempre o 7 em homenagem ao grande Vitor Paneira.

 
At 4:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Perdemos por culpa do Telê que, embora tenha sido um dos grandes treinadores da seleção na história, levou o Dinamite e não o colocou para jogar um minuto sequer. Se tivéssemos o Roberto no lugar do Seginho Chulapa no centro do ataque, com certeza hoje a selação brasileira seria Hexa e não Penta campeã mundial.

 

Enviar um comentário

<< Home