13 junho, 2005

Euro 84 - Os bigodes lusitanos e a glória gaulesa

Aproveitando esta maré de relatos de grandes competições feitos pelo meu amigo Zé Cavra, relembro aqui um pouco do acontecimento que nos catapultou definitivamente para a elite do futebol europeu. Falo do Euro realizado em França,em 1984, e que tantas lágrimas fez correr em Portugal no dia 28 de Junho desse ano.

A favorita França chegava à meia-final depois de 3 vitórias na fase de grupos perante Dinamarca,Jugoslávia e Bélgica. Portugal ficara em 2º no grupo atrás da Espanha de José Antonio Camacho,depois de dois empates(0-0 com a Alemanha e 1-1 com "nuestros hermanos") e uma vitória sobre a Roménia do mítico dentista Lazlo Boloni.
A nossa selecção alinhou com: Bento,Jordão,Nando Chalana,João Pinto,Lima Pereira,Eurico,Sousa,Frasco,Pacheco,Álvaro e Diamantino.Jogaram também os suplentes Gomes e Nené. A França jogou com Bats, Domergue,Bossis,Battiston, Fernandez, Platini,Giresse, Six, Tigana, Le Roux e Lacombe.Entraram depois Ferreri e Bellone.

O jogo começou com os gauleses a pressionarem a toda a força através das investidas de Six e Tigana, sempre apoiados pelo omnipresente Luiz Fernandez,hoje um conhecido mister. O golo francês chegou por intermédio do lateral esquerdo Domergue,após um potente remate para o canto da baliza de Manuel Galrinho Bento, na cobrança de um livre à entrada da área. Nesta primeira parte fica também por destacar as sucessivas investidas de António Frasco às pernas de Michel Platini. No segundo tempo, o guarda-redes português mostrou de que era feito o bigode lusitano,tendo realizado um lote de defesas espectaculares até que, após um belissimo cruzamento do Astérix português(a par do saudoso António Borges) Fernando Chalana, Rui Jordão cabeceou sem hipótese de defesa para a baliza do francês Joel Bats. No prolongamento, as cores portuguesas continuaram a maravilhar o Velodróme. Uma jogada de ouro de Fernando Chalana(novamente) deu a vantagem a Portugal, com Jordão a bisar através de um poderoso pontapé, com a bola a ressaltar na relva e a sobrevoar o guardião francês.
Os nossos sorrisos duraram pouco,infelizmente. Uma desatenção no lado direito da defesa deu oportunidade ao lateral Domergue(que,curiosamente,só marcou presenção devido ao castigo do titular nesta posição) de empatar a meia-final. Cinco minutos depois,quando o seleccionadores já só pensavam nos pontapés da marca de grande penalidade, Tigana aproveita a confusão na área portuguesa para assistir Platini para o golo. De sublinhar a queda dos defesas portugueses no momento em que o ex-jogador da Juventus domina a bola para fuzilar Bento de seguida. Era a força da gravidade a trair o bigode lusitano.

Na final da competição, a França não encontrou tantas dificuladades para bater a Espanha. Platini marcou, aos 57 minutos, um livre que culminou com um dos maiores frangos da história dos europeus,com Arconada a deixar passar a bola de forma incrível.

Em cima do minuto 90, Bellone confirmou o triunfo gaulês e a França ficou com o caneco em casa.

Como curiosidade fica o facto da selecção da Dinamarca ter feito um pedido à Uefa para jogar com um equipamento alternativo(totalmente branco) em vez de camisola e meias brancas com calções vermelhos,pois não ganhava nenhum jogo com este uniforme há cerca de...3 anos.

1 Comments:

At 1:11 da tarde, Blogger José Cavra said...

Que saudades de Nando Chalana e do seu bigode. Neste europeu Portugal teve 4 treinadores, mas o bigode de Nando Chalana valeu por todos nós.
Assinou pelo Bordeus e foi traído pelas lesões.
Grande Post Gilberto, mereces q o "novo Ronaldinho" assine pelo SCP.

 

Enviar um comentário

<< Home