07 junho, 2005

O Grande Capitão (2 de 3)

4º Lugar - Andrade da Cruz Oceano

No final dos anos 80 e década seguinte, Oceano foi o rosto do sporting. Conhecido pelos seus pontapés de primeira, normalmente ao lado...bem ao lado diga-se de passagem, teve uma curta passagem por Sean Sebastian representando aReal Sociedad, onde alcançaria toda a projecção europeia.
Voltaria ao leão 2 anos mais tarde para continuar o seu legado. Trinco de origem, foi também utilizado a defesa central, lateral direito e médio direito...
Poucos devem saber mas após a expulsão de Paulo Costinha, Oceano defenderia com classe a baliza do Leão, nas Antas em jogo da Supertaça Candido de Oliveira, mantendo as suas redes invioláveis durante 20 minutos.
Ainda recordo com saudade as afirmações de um grande analista desportivo, na época de 94-95, o qual me recuso a dizer o nome (porque não me lembro). "O Benfica não tem ninguém que encha o campo, como um Oceano".
Lindo!
Acabaria a sua carreira no Toulose, ostentando cabelo e barba loura, numa clara profecia a Abel Xavier.

3º Lugar - António Augusto da Silva Veloso

O último grande capitão dos encarnados. Homem raçudo (antes quebrar que torcer) viria a ser afastado do mundial de 86 devido a um controlo anti-doping enganoso, falharia a grande penalidade decisiva contra o PSV em Estugarda (final da taça dos campeões europeus) e seria punido com um cartão amarelo (qual Liedson) que ditaria o seu afastamento da final da taça dos campeões europeus de 90 contra o Milan AC. E que falta faria o seu bigode!
Nesta curta biografia pode-se pensar que António Veloso é o clássico "abutre",mas não, Veloso era único, alguém que a determinada fase da sua carreira decidiu começar fintar o avançado contrário mesmo em frente à sua grande área, levando ao desespero os adeptos dos encarnados, mas normalmente arrancando aplausos.
Pendurou as chuteiras no final da época de 1994-95 sendo então orientado por esse grande senhor do futebol que é Artur Jorge de Melo Braga Teixeira.

1 Comments:

At 1:30 da manhã, Blogger BrunoNasc said...

Oceano nao foi apenas um jogador de esforço físico. Também se notabilizou por possuir um excelente jogo aéreo apesar da estatura mediana e inclusive marcou muitos golos na sua carreira apesar de ser um jogador de posição recuada. Grande sportinguista e grande profissional, nao mereceu a saida sem homenagem do Sporting. Oceano éra um trinco como hoje já nao há. os ultimos foram riijkaard, paul Ince e mathias sammer. agora temos que nos contentar com migueis velosos e custodios que ajeitam mais o cabelo do que jogam a bola...triste....

 

Enviar um comentário

<< Home