Pragmatismo vs Frieza
Estamos em Madrid, estádio Santiago Barnabéu, 11 de Julho de 1982, joga-se afinal do campeonato do Mundo. De um lado a frieza germânica da RFA orientada por Derwall, com:
Schumacher, B.Förster, Briegel, Kaltz, K.H. Förster, Stielike, Littbarski,Dremmler (62’ Hrubesch), Fischer, Breitner, Rummenigge (70’ Müller).
...e do outro todo o pragmatismo de Bearzot com:
Zoff, Bergomi, Cabrini, Gentile, Collovati, Scirea, B.Conti, Tardelli, Rossi,Oriali, Graziani (7’ Altobelli, 89’ Causio)
A uma primeira parte sem história de onde se destaca somente a lesão de Graziani, segui-se um autêntico vendaval de pragmatismo transalpino.
Paolo Rossi, o "destrutivista" do futebol espectáculo de Telé Santana, abriu o activo aos 56 minutos.
Ao minuto 69, Marco Tardelli remata forte e cruzado ao poste direito da baliza à guarda de Harold Schumacher...Segue-se então um dos momentos mais marcantes da história do futebol, Tardelli corre de braços abertos, punhos fechados e abana a cabeça. As lágrimas correm-lhe pelo rosto, estava feito o 2-0 e a Itália tem o tri praticamente garantido.
Alessandro Altobeli aos 80 minutos dissiparia todas as dúvidas colocando o marcador nuns claros 3 a 0, de nada valendo o tento de honra obtido por Breitner 3 minutos volvidos.
O pragmatismo venceu sem dificuldades a frieza, calando os críticos e conquistando o Mundial.
Fica o vídeo da partida:
http://www.youtube.com/watch?v=MNlSYLmElZI&mode=related&search
2 Comments:
Por acaso concordo contigo amigo solteirão, pena a foto ser pequenina, vou tentar remediar o erro agora mesmo.
Claro q nos encontramos dia 3 de Setembro. eu vou lá estar, mas será em Trancoso?
Hmmmm, outra posta muito próxima do futeblog-total, pá... :S
A.J.
Enviar um comentário
<< Home