09 junho, 2005

O Grande Capitão (3 de3)

2º Lugar - João Domingos da Silva Pinto

Confesso que tive grandes dificuldades em escolher o vencedor e que me custa bastante colocar João Pinto no 2º lugar. Dou ao amigo leitor a possibilidade de efectuar a permuta se assim o desejar. O histórico lateral-direito do nosso Porto ficará para sempre ligado à conquista da Taça dos Campeões Europeus em Viena. Bonito de ver o sprint de Artur Jorge de Melo Braga Teixeira (e restante equipa, staff técnico e dirigentes) para tocar na taça que João Domingos insistia em proclamar sua (e só sua) por direito.
Chamou a si todo o protagonismo, lançando para 2º plano o calcanhar de Madjer, o golo de Juary e as arrancadas de Paulo Jorge Jorge dos Santos Futre. Acabaria por perder a titularidade para outra lenda viva do clube...Carlos Secretário, retirando-se 2 épocas depois.
Para trás ficou uma carreira repleta de êxitos e de liderença.

1º Lugar - Jorge "0 Bicho" Costa

Jorge Paulo Costa Almeida é, sem dúvida, nenhuma o último grande capitão em actividade do futebol português, quiça mundial. Homem que trata por tu o árbitro, chega por vezes a funcionar como uma espécie de auxiliar da arbitragem, suplantando a influência dos"bandeirinhas".Uma carreira recheada de sucessos, aos quais se acrescentam as recentes conquistas europeias e mundiais. Anteriormente, havia entrado em rota de colisão com Octávio Machado, rumando ao Charlton, após o episódio da braçadeira.Voltaria 6 meses mais tarde, sendo-lhe restituída a honra de capitanear o conjunto azul e branco.Um grande capitão que temos o (des)prazer de ver jogar todos os fins de semana. Com 32 anos é natural que Jorge ainda tenha muito para dar ao futebol, designadamente ao nosso Porto.

1 Comments:

At 10:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Realmente, cada dia que passa este blog aumenta de qualidade! Vê-se que é gente séria! Continuem o bom trabalho!...

 

Enviar um comentário

<< Home