09 agosto, 2005

Barreirense uma escola a formar craques


Barreirense, clube histórico fundado em 1911, parece estar paulatinamente à voltar à sanidade desportiva. Superiorizando-se ao Pinhalnovense de Paco Fortes e Jorge Cadete, os pupilos deDauto Faquirá, conseguiram alcançar a subida à Divisão de Honra. Entretanto Faquirá rumou ao Estoril Praia, sendo substituído pelo ex-pequeno Baresi, Rui Bento.

Clube de créditos firmados ao nível da formação, passaremos em revista alguns dos craques que usaram o Barreiro como "trampolim" para a fama...e que fama!

José Augusto
Ponta de Lança no Barreirense, transferiu-se para a Luz em finais da década 50. Seria então adaptado a médio ala direito tornando-se num dos melhores na sua posição. Bi-campeão europeu, ficará para sempre ligado ao célebre episódio com o Dr.Oliveira Salazar (esse grande estadista), aquando da condecoração à equipa de futebol do Benfica que havia manietado semanas antes o Real Madrid de DiStefano, Gento, Santamaria e Puskas. Disse o ditador: "Este eu lembro-me, é do Barreiro."

Manuel Galrinho Bento
Oriundo do Riachense, foi no Barreiro que se estreou na 1ª divisão nacional, ainda bastante jovem. Estupenda a exibição em Alvalade, no ano de 1970, que levou à vitória por 0-1 do Barreirense, último classificado no terreno do líder. O Benfica não perdeu tempo e garantiu os serviços daquele que viria a ser juntamente com Vitor Damas, o melhor guarda-redes nacional da sua geração.

Fernando Chalana
Após ter falhado os testes de admissão na CUF (equipa também ela merecedora de 4ou 5 posts), o pequeno genial ingressou no Barreirense. A estreia na 1ª divisão deu-se aos 15 anos, facto que aliado ao seu elevado potencial, levou Pavlic a aconselhar a contratação daquela pérola emergente.O resto é história...

Carlos Manuel Correia dos Santos
A locomotiva do Barreiro como chegou a ser apelidado.Natural da Moita, ingressou ainda muito jovem no Barreirense. A qualidade do seu futebol e a soberania do seu petardo levaram a cobiça do futuro heroi de Estugarda.Uma vez mais o Benfica fez valor os seus pergaminhos, ganhando a corrida pela aquisição do jovem Carlão a Porto e Sporting seu clube do coração.

Ficou aqui expressa a devida homenagem a uma simpática equipa, a qual saudamosefusivamente, desejando-lhe os votos de uma boa época 2005-06.