10 agosto, 2005

Herois de Helsinquia

Uma vez mais afastamo-nos do tema deste blog, para focarmos agora os mundiais de atletismo a decorrer na Finlandia.

Virgilius Alekna (Lituânia)

Soberbo é o adjectivo que encontro para classificar este autêntico colosso. Uma espécie de Lance Amstrong do lançamento do disco. Campeão Olímpico em Atenas (2004) e em Sidney (2000), confirmou o seu favoritismo lançando o disco a mais de 70 metros. O maior lançamento da história das grandes competições. Depois do domínio de Lars Ridel (9º classificado em Helsinquia) ALekna afigura-se como o único capaz de fazer perigar o record mundial de JurgenSchult.

Justin Gatlin (USA)

Juntou o título de campeão mundial (9.88s) ao de campeão olímpico conquistado um ano antes em Atenas. Ficará para sempre o amargo de boca, pela não presença, devido a lesão, do recordista do mundo Asafa Powel.

Saif Saeed Shaheen (Qatar)

Outro campeão olímpico que não desfraudou as espectativas. Brilhante a maneira como o atleta antigamente conhecido por Stephen Chereno bateu os seus antigos compatriotas nos 3000m obstáculos. Ouro para o Qatar, prata e bronze para o Quénia.

Kenenisa Bekele (Etiópia)

Recordista do mundo dos 10000 e 5000 metros. Campeão Olímpico e agora mundial dos 10000. Perdeu em Atenas os 5000 metros contra o marroquino e recordista mundial do1500, El Guerouj. A confirmar-se novo embate será o momento mais alto dos mundiais de Helsinquia.


Susana Feitor e Rui Silva

Depois da prata obtida há uns anos num campeonato da europa, fica agora o bronze mundial. Nada mau! Parabéns Susana.
Rui Silva acaba de conquistar o bronze mundial, depois do bronze Olímpico. Foi por uma unha negra que não atingiu a prata.
É mais uma bonita página no atletismo português...