09 agosto, 2005

Olhão ligada ao Futebol

Continuamos a relembrar os ícones do desporto rei,não mudando de região e, portanto, relatamos a história de mais uma equipa algarvia. O contemplado é o Olhanense, clube que muitos craques deu ao nosso futebol.


Exemplo disso é Ademir Vieira, avançado que ajudou a equipa que veste de preto e encarnado a chegar ao escalão primodivisionário, depois de vencer a zona sul da 2ª divisão em 72/73.

Graças às suas vistosas exibições no estádio Padinha, o brasileiro foi transferido para o Porto, onde conquistou um campeonato e uma taça de Portugal. Um dos seus golos, frente ao rival Benfica, foi mesmo decisivo na conquista do 1º título.

Mais tarde seria transferido para o Celta de Vigo, onde se viria a tornar igualmente um ídolo.

Adorado em Olhão foi também Fernando Cabrita, avançado do clube entre 42 e 51, que ficou ligado a uma final da taça de Portugal e ao 4º lugar na 1ª Divisão, melhor classificação se sempre dos olhanenses. Ficou também famoso pela sua passagem pelo Sporting da Covilhã, onde ajudou os leões da serra na conquista de um honroso 5º posto. Acabada a carreira dentro das quatro linhas continuou ligado ao futebol como técnico, tendo dirigido a equipa do Benfica (como treinador principal e também como adjunto de Jimmy Hagan). Esteve ao leme da selecção nacional e foi um dos responsáveis pela boa campanha no Euro 84, liderando a comissão técnica onde constavam igualmente Toni, António Morais e José Augusto.


Nélson Moutinho, pai do sportinguista João Moutinho, passou igualmente pela formação algarvia, depois da sua saída dos juniores do Benfica, onde foi capitão. O avançado passou por equipas como a União de Leiria, Beira-Mar, Portimonense, Barreirense e o Benfica de Castelo Branco. Em 90/91, na sua última época no clube de Olhão, ajudou a equipa a subir, pela 1ª vez, à Divisão de Honra. Acabou a sua carreira no ano seguinte, ao serviço do Silves.


A última época do Olhanense no convívio dos grandes data de 1974/75. Durante a época o plantel trabalhou com 4 treinadores, facto que ilustra bem a instabilidade na equipa. Manuel Oliveira foi o primeiro dos técnicos e teve a oportunidade de orientar nomes como Jorge Jesus e Dinis, ambos atletas formados no Sporting, e Rui Lopes, avançado oriundo do Benfica.

Manuel Oliveira,Jorge Jesus,Dinis e Rui Lopes - Nomes ligados à ultima presença da equipa de Olhão na 1ª Divisão
Os rubro-negros terminaram, na época passada, a Divisão de Honra em 9º lugar, depois de uma época segura, com uma primeira volta muito bem conseguida. Esperemos que os algarvios voltem em breve ao escalão máximo do nosso futebol, retomando a tradição da sua bela região relativamente ao desporto. É necessário o apoio das autarquias às entidades desportivas que, com um enorme historial, caem em desgraça devido a várias dificuldades financeiras. Não é o caso do Olhanense, pelo que tenho conhecimento, mas Barreirense (obrigado a vender o seu estádio), Farense( milita nas divisões inferiores) e Campomaiorense ( futebol profissional extinto) são exemplos disso mesmo.

(Agradecimentos ao site Olhanense.net pela preciosa informação e fotos)