24 agosto, 2005

Reforços dos 15 (parte 2)


Continuamos a centrar as nossas atenções nos reforços da Liga BetAndWin.com

Carlos Germano – Penafiel


O experiente guarda-redes, internacional brasileiro, é um reforço de peso para a baliza penafidelense, vindo do Madureira, depois da saída do guardião Nuno Santos, emprestado pelo Sporting. Na frente aparecem agora Jacques, ex-Rio Ave, e o extremo Zé Rui, que estava vinculado ao Vitória de Setúbal. O ex-vimaranense Orahovac, Bonorad (ex-Rouen) e Barrionuevo (ex-Gimnasia Esgrima) reforçam o meio-campo, enquanto a defesa tem como novidades a experiência de Sérgio Lomba e o promissor defesa-esquerdo Pedro Araújo, formado no Sporting, que marcou presença este ano no Torneio de Toulon.


Miguelito – Nacional


Os madeirenses reforçaram a ala esquerda com o lateral ex- Rio Ave, uma forte aposta do futebol português num sector da defesa onde a nossa selecção não tem uma grande quantidade de talentos. O esquerdino já provou que não se acanha perante os grandes opositores e tem esta época para se mostrar a Scolari. Tal como o Marítimo, o Nacional apostou no mercado brasileiro, adquirindo os passes de Leandro Salino, Alex, Genalvo e Luisinho. O médio Zivkovic, ex-OFK de Belgrado e o avançado Chilikov, do Levski Sofia, reforçam também os insulares, bem como o guarda-redes ex-Estugarda Diego Benaglio, que promete lutar pela titularidade de Hilário.


Jorge Baptista – Gil Vicente


As contratações do clube de Barcelos foram no mínimo discretas no que toca ao palmarés dos reforços. Ainda assim, o menos desconhecido é Jorge, antigo guarda-redes do Estoril, famoso pela sua exibição no Dragão no ano passado, que valeu um empate a 2 golos aos canarinhos. Da mesma formação transferem-se para o Gil o médio Elias e o defesa João Pedro. Gouveia, que já representou Boavista e Nacional, injecta experiência no lado esquerdo do meio-campo.


Hugo Alcântara – Académica


A Briosa conquistou solidez defensiva com a entrada do possante central brasileiro, vencedor da Taça de Portugal 2004/2005, que faz agora uma dupla de respeito juntamente com a jovem promessa Zé Castro. O emigrante em França Filipe Teixeira regressa a Portugal, deixando uma vaga no centro do terreno do Paris Saint Germain. No ataque, o avançado Gelson, ex- Malmo, junta-se aos já temíveis Marcel e Joeano.


Maciel – União de Leiria


Depois de ter passado de imprescindível a dispensável no Porto, Maciel regressa à cidade onde de notabilizou ao lado de talentos como Derlei, Nuno Valente e Silas.
Com vontade de agarrar um lugar no meio-campo leiriense na sua primeira presença em Portugal é Harison, brasileiro ex-Ponte Preta, bastante bem referenciado no seu país natal. O ala Touré, ex-PSG e Lourenço, emprestado pelo Sporting, vão, certamente, dar muito jeito nas investidas ofensivas da equipa comandada por José Gomes, treinador estreante na 1ª Liga que orientou o Leixões a época passada. De destacar igualmente o lateral direito, jogador que já passou pelo Benfica e que muito jeito deu ao Vitória de Setúbal na época passada.

Renato Queirós – Paços de Ferreira


O campeão da Liga de Honra recuperou o atacante, que deixou muitas saudades na capital do móvel, depois de abandonar o clube rumo à União de Leiria na época passada. O ponta-de-lança formado no Sporting de Braga, Edinho, deixou bem patente o seu talento nos jogos referentes à Taça de Portugal no ano passado, mostrando bons pormenores. Mais experientes são Primo, ex-Moreirense, e Fredy, ex-Académica, ambos reforçando o sector defensivo do plantel. Peçanha, brasileiro ex-S. Raimundo, é o novo nome para a baliza.

Bruno Fogaça – Naval


Mostrou referenciais este avançado vindo do Avaí, do Brasil, com um golo magnifico em Guimarães, indefensável para o guardião Nilson, catapultando a Naval para uma entrada com o pé direito na Liga BetAndWin.com 2005/2006. Quem também facturou na sua estreia foi Lito, ex-Moreirense, que reforçou o ataque, assim como o ex- vila condense Saulo. O experiente Bessa deixa Guimarães para ingressar na formação da Figueira da Foz.

Bruno Vale – Estrela da Amadora


A equipa da Reboleira garantiu o empréstimo de vários jovens dos escalões de formação dos 3 grandes. Bruno Vale, ex-Porto B e já internacional A, parece ter garantido o lugar de titular na baliza depois de uma exibição muito bem conseguida no Dragão, razão pela qual o técnico Co Adriaanse se viu obrigado a elogiar o jovem que regressava a casa.
O FCP cedeu igualmente por uma época o médio Paulo Machado.
Santamaria é novamente emprestado ao clube( sinceramente, não compreendo a razão pela qual não faz parte do plantel leonino) e Valdir é mais um jovem “made in” Alvalade que vai rodar por uma época. Manu, atleta vinculado ao Benfica que ingressou no clube da Luz fazendo parte do “Pacote Alverca” contratado na época passada, vai jogar na Amadora depois de uma experiência nas divisões inferiores do campeonato italiano. Igor, ex- Vitória de Setúbal, é novidade de peso no ataque.