20 agosto, 2005

Herois de Helsinquia (Parte 2)

Assinalo o meu regresso às lides da blogosfera, com a retoma ao campeonatos do Mundo de atletismo.

Meninas "record do Mundo"

A russa Olimpiada Ivanova venceu os 20kms marcha, com novo máximo mundial, numa prova em que Susana Feitor alcançou um brilhante 3º lugar.
No salto à vara a bela russa Yelena Isinbayeva afigura-se com a sucessora da norte americana Tracy Dragilla. Extasiante a sua exibição, fazendo-nos recordar o "mestre" Sergey Bucka. A nova melhor marca mundial cifra-se agora 1 centímetro acima dos 5 metros.
No último dia de competição cubana Osleidys Menendez, lançou o dardo a 71,70 metros não dando a mínima hipótese à concorrência.

Herois da Maratona
Reza a lenda que um soldado grego correu 42 kms desde maratona até Atenas para anunciar o fim da guerra. Tombaria pouco depois, mas o mito nasceu.

Paula Radcliffe da Grã-Bretanha e o marroquino Gharib consquistaram o ouro na prova raínha.
Se Gharib atacou a pouco mais de 10kms da meta, Paula fez uma corrida ao seu estilo liderando desde o tiro de partida. Simplesmente fantástico!

Dobradinha

Rashid Ramzi triunfou nos 800 e nos 1500 metros. Nascido em Marrocos, viria a emigrar para o Bahrein, tendo inclusive prestado serviço militar ao serviço da sua nova pátria.
Recebeu a distinção de melhor atleta de competição.
O norte americano Justin Gatlin também alcançou o bi, arrecando o ouro nos 100 e nos 200 metros. Ficamos a aguardar os embates com o jamaicano Asapha Powell, ausente por lesão.

Jeremy Wariner

Olhando para o pódio dos 40 metros planos, verificamos que os 2 primeiros classificados são norte americanos, ... brancos!!
Jeremy Wariner afigura-se como o grande dominador da disciplina tendo juntado o ouro mundial ao olímpico conquistado 1 ano antes.
O sucessor de Michael Johnson está encontrado.

Triplas

O grande descata da competição vai para a tripla da Etiópia nos 5 e 1 mil metros femininos.
Igual feito poderia alcançar a Rússia nos 15oo m, contudo a líder mundial acabaria desclassificada.

Pela negativa focamos a não presença do marroquino El Guerouj e as equipas norte americanas de 4x100 masculinos e 4x400 femininos.