13 agosto, 2005

Reforços dos 15 (parte 1)

Depois do constante destaque dado pela comunicação social aos possíveis reforços dos 3 grandes( de realçar os 50 avançados referenciados para o Benfica),durante este defeso, é altura de referir as aquisições dos outros 15 . Aqui vai uma pequena apreciação da Malta da Tropa que curte Bola a algumas das principais novidades:

Hugo Leal – Sporting de Braga



A antiga jovem promessa da Luz procura relançar a sua carreira na cidade dos arcebispos, ajudando os bracarenses nas suas ambições europeias. Depois de passagens pela Atlético de Madrid, PSG e Porto, onde não teve muitas oportunidades para se mostrar, o jogador lançado na Luz com 16 anos vai alinhar ao lado de João Alves, Vandinho ou Castanheira no centro do terreno. Na defesa há apenas a entrada do lateral direito Luís Filipe, emprestado na época passado ao Marítimo pelo Sporting. Na frente a aquisição definitiva de João Tomás parece ser determinante, bem como as entradas de Delibasic (espera-se em Braga que apareça na forma que demonstrou ao serviço do Partizan de Belgrado) e do argentino “Maxi” Bevacqua.

Benachour – Vitória de Guimarães



O internacional da Tunísia apresenta um “background” recheado de fama no seu país natal, onde é mesmo apelidado de “Zizou tunisino”. No seu currículo constam uma Taça de França e uma Taça de África, ao serviço da sua selecção. A sua posição natural é a de nº10, mas já foi várias vezes adaptado às alas, principalmente no seu anterior clube, o Paris Saint Germain. Vai ser concorrente dos também reforços William Tiero e Neca no comando do meio-campo vimaranense. De destacar também as entradas do guarda-redes brasileiro Nilson, que muitas saudades deixou no Náutico, formação que representava anteriormente, e para o polivalente jogador ex-Arsenal Sebastian Svard, emprestado ao Brondby na época anterior pelo clube inglês.

Manuel José – Boavista



A equipa do Bessa manteve grande parte da estrutura do plantel, mudando apenas a equipa técnica e reforçando principalmente o sector atacante. Manuel José, vencedor da Taça de Portugal pelo Vitória de Setúbal, parece ser o extremo direito ideal na formação de Carlos Brito, tanto pela sua velocidade como pela facilidade em cruzar. O jovem formado nas escolas do Porto converteu, nesta pré-época, um livre de belo efeito que deu a vitória ao Boavista num particular frente ao Beira-Mar, mostrando igualmente dotes nas bolas paradas.
William Souza é outra das aquisições boavisteiras, após a sua saída do Santos onde jogava ao lado do sportinguista Deivid e do madrileno Robinho. Areias reforçou o lado esquerdo da defesa, concorrendo agora a uma posição que já contava com Carlos Fernandes e Nelson. O experiente central Ricardo Silva,ex-Beira-Mar, é agora companheiro de Cadú e Hélder Rosário no eixo da defesa.

Filipe Oliveira – Marítimo



O jovem treinado por Mourinho na época passado partiu para a Madeira em busca de mais oportunidades para se afirmar, pois não é nada fácil singrar numa equipa com Drogba, Crespo e Gudjohnsen na frente de ataque. Com Filipe Oliveira vem a também esperança Nuno Morais, à procura de um lugar no eixo na defesa ou no sector mais recuado do meio-campo. Nem todos têm a possibilidade de apresentar um palmarés com um campeonato inglês e uma taça da liga…
O conjunto orientado por Juca foi às compras ao mercado brasileiro, onde garantiu o avançado Sergipano ao Alagoas, assim como Fahel e Kanu ao Cruzeiro e Olberdam ao Corinthians Alagoano, por exemplo.

Keita - Rio Ave



O conjunto de Vila do Conde, orientado por António Sousa esta época, não fez contratações sonantes, procurando adquirir jogadores que marcavam presença em escalões inferiores. Keita, o goleador contratado ao Alverca, é a novidade que mais promete, reforçando o sector de Gaúcho, Evandro e Gama. Na defesa, Milhazes é novidade e no meio-campo André Vilas-Boas, formado no F.C. Porto, Diego Pessoa (ex-Náutico) e Cleiton Goiano (ex-Grémio Ilhumense) estreiam-se pelo Rio Ave. Ricardo Jorge(ex-Dragões Sandinenses) e Tiago Carvalho(ex-Marco) deram nas vistas nas suas anteriores formações e dão agora um salto nas suas carreiras com a presença na SuperLiga.

Meyong – Belenenses



O avançado, que marcou o golo decisivo na final da Taça de Portugal ao serviço do Vitória de Setúbal, é exemplo do perfil procurado por Carlos Carvalhal, que optou por jogadores com uma vasta experiência na SuperLiga. Romeu é também nome para o ataque, deixando o Vitória de Guimarães, assim como Hassan Ahamada, ex-Beira-Mar.
No meio-campo o grande reforço é Silas, médio-ofensivo encontrado por Mourinho em clubes de menor dimensão do campeonato espanhol. Pinheiro marca presença no Restelo pela primeira vez e promete usar mais vezes o pontapé canhão que o caracteriza; Sandro Gaúcho e Djurdjevic, que representavam Beira-Mar e Guimarães, respectivamente, apresentam o conhecimento necessário relativamente ao futebol practicado em Portugal. Na defesa aparecem o Gaspar, ex-Ajaccio,que já representou Vitória de Setúbal e Porto, e Vasco Faísca, vindo da Académica e formado nas escolas do Sporting, seguros para ocupar o centro da defesa.

Lacombe – Vitória de Setúbal



Depois de uma época fantástica para as hostes sadinas, o plantel agora orientado por Norton de Matos sofreu uma remodelação profunda, com a saída de 14(!) dos elementos que conquistaram a 3ª Taça de Portugal para o clube, o novo técnico foi obrigado a contratar reforços com um orçamento muito reduzido, optando por descobrir talentos no mercado francês. Da pesquisa francófona resultaram nomes como Lacombe,ex-Mónaco, apontado como o substituto de Jorginho, um nº10 dotado de uma excelente técnica e velocidade, dando nas vistas pela sua capacidade de apoio aos avançados; Dembelé (ex-Nímes), um trinco discreto mas eficaz em pôr termo ás investidas do adversário ou Tchomogo(ex-Amiens), capitão da selecção do Benin, um experiente extremo-direito. O ponta-de-lança Heitor, Pape Amadou Sougou e Janício são reforços adquiridos em território nacional.

1 Comments:

At 8:59 da manhã, Anonymous Filipe apolinario said...

Filipe Oliveira e o melhor dos melhores


sou primo da tua prima joana

 

Enviar um comentário

<< Home