08 setembro, 2005

Promessas (Benfica vs Sporting)

Não pretende o título deste post, fazer troça das promessas de LFV realtivas aoBenfica futuro campeão europeu 2005-06. Visamos sim focar 2 jogadores que de autênticos fenómenos nas camadas jovens, se viriam a eclipsar completamente.

Gil, o menino de ouro da Luz, o verdadeiro futuro Eusébio, o jovem que marcou 4 na final do campeonato da Europa sub-16 contra a ex-RDA. Foi Campeão de Sub-20 em Lisboa, contudo já era patente uma diminuiçao gradual da sua influência na manobra da equipa, em favor de João Vieira Pinto. Luis Figo e do excepcional Emílio Peixe (também ele merecedor de 4 ou 5 posts). Depois o eclipse, o mergulho na escuridão, a ida para a Suiça e o "terminus" da carreira. Actualmente é professor de educação física.

Dani, é o último grande playboy do futebol mundial, o rapaz cujos desvaneios fazem parecer as aventuras de Ronaldo (o do Madrid) autênticos contos infantis. Estrela lusa no mundial de Sub-20 do Qatar, onde liderou uma equipa constituída por nomes como Quim, Beto, Alfredo Boia e Bruno Caires (os 2 últimos merecedores de 1 blog inteiro) a um brilhante 3º lugar. Apesar da presença de Raul Blanco Gonzallez, coube ao jovem leão a distinção de melhor jogador da prova. O salto não se fez esperar e já no ano seguinte, o menino espalhava classe de verde e branco vestido, em estádios do mais alto gabarito mundial como o António Coimbra da Mota, o Comendador Violas, ou até mesmo o mítico Adelino Ribeiro Novo. Depois a ida para o Ajax e 2 anos mais tarde para Londres rumo ao West Ham. Em 2000 um jovem técnico ex-adjunto de Van Gall e B. Robson no Barcelona, decideapostar no "animal da noite" para reforçar um Benfica, então em 10º lugar. Meia dúzia de jogos engraçados de águia ao peito e nova aventura agora com as cores vermelha, branca e azul do Atlético de Madrid. Um jovem irrequieto, díficil de segurar mais de 2 anos no mesmo lugar, que aos 27 anos abraça a carreira de apresentador televisivo e membro do Jet7.