24 setembro, 2005

O Regresso de Ricardo é Justo?

A bola já rola em mais um fim de semana desportivo. O Benfica quebrou enguiço de Penafiel, triunfando por 3-1 com Nuno Gomes finalmente a revelar veia goleadora.
O Porto recebe o sempre perigoso Belenenses de Carlos Carvalhal, por sua vez o Sporting tem teoricamente o embate mais fácil de entre os 3 grandes, ao receber o Vitória de Setúbal.
O jogo de Alvalade marca igualmente o regresso de Ricardo Pereira à baliza dos leões.

Após o desastre de Udine e durante 4 jogos, Nelson defendeu as redes verdes e brancas com segurança e autoridade.
Curiosamente é após o jogo na Choupana, em que Nelson efectuou uma das mais belas paradas que alguma vez vi um guarda redes fazer, que se vê remetido para o banco dos suplentes.
O Sporting perdeu é certo, mas será certo crucificar Nelson? O que fez Ricardo para voltar a merecer a confiança de Peseiro? E como se sente Nelson neste momento?

Ricardo perdeu a titularidade por culpa própria. Está certo que só erra quem lá está, mas o "Labreca" tem errado demasiadas vezes de leão ao peito.
Não me interpretem mal, não estou a atacar gratuitamente Ricardo, quem me conhece sabe que fui dos primeiros a apontar o dedo a António Oliveira por ceder a baliza da selecção nacional a Vitor Baía no Mundial de 2002. Foi injusto!
Penso contudo, que o rapaz do Montijo lida mal com a crítica e em Alvalade ainda não demonstrou nem metade das capacidades que o notabilizaram no Bessa. Aí sim, Ricardo ostentava orgulhosamente o estatuto de melhor guardião nacional, pelo menos para mim.
Uma vez mais fica patente a falta de classe de José Peseiro, que não sabe esperar pelo momento certo, demonstrando uma enorme falta de pedagogia para com o seu pupilo Nelson, campeão em 2002 como titular e em 2000 como suplente de um certo gigante dinamarquês.
É preciso coragem para tomar decisões arrojadas e Peseiro pura e simplesmente demonstra falta de "pulso" para lidar com situações delicadas. Se o campino tivesse a coragem de castigar exemplarmente Fabio Rochemback e Anderson Polga pelos acidentes disciplinares da época passada, talvez as coisas tivessem sido diferentes.
Sabendo que corro o risco de Ricardo "sacar" uma excelente exibição, continuo a pensar que o timing não é o correcto. Nelson devia manter a titularidade.

3 Comments:

At 2:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Welcome back Ricardo! Espero que ajudes a dar mais um título ao teu clube de coração que é, tal como mostraste no ano passado, é o grande GLORIOSO! :)

 
At 10:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nelson o melhor guarda redes português da actualidade, com isto penso que a tua questão está respondida amigo José Crava. A argumentação que o Ricardo joga melhor com os pés, é ridícula uma vez que nos outros aspectos do jogo é claramente inferior ao Nelson. Depois o Nelson tem uma mais valia é Sportinguista de coração.

 
At 1:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já não se pode confiar nos jornais!

 

Enviar um comentário

<< Home