19 setembro, 2005

Vuelta 2005

Os amigos leitores, em especial os amantes do ciclismo, que me desculpem. Sei que têm razão, contudo motivos de força maior impediram-me de acompanhar as últimas etapas da Volta da Espanha em Bicicleta.
Apesar da gravidade, os contornos poderiam ser ainda mais dramáticos, caso Roberto Heras não tivesse já encomendado as "faixas do Tetra", fruto de 4 minutos e meio de vantagem sobre o2º classificado.
Foram momentos de pura beleza desportiva que tivemos o prazer de levar até aos leitores, afinal vocês são a nossa razão de existir.
O ciclismo voltará a este blog já na próxima semana com os campeonatos do Mundo, onde todos esperamos a coroação de Alexandro Petacchi.
Fica de seguida o filme das 4 últimas etapas em terra de nuestros hermanos.

5ª Feira:Na chegada a Ávila o vencedor foi o dinamarquês da CSC Nicki Sorensen, que se superiorizou ao sprint a "colegas" de fuga

6ª Feira
Em vésperas de contra relógio, Heinrich Haussler foi o mais forte na chegada a Alcobendas.

Sábado
O dia de Ruben Plaza.

O ciclista da Comunidade Valenciana, que foi uma dasrevelações da prova, venceu o contra-relógio, superiorizando-se por escassos centésimos a Roberto Heras.
Denis Menchov, o grande favorito à vitória na etapa, acabou por ficar a 6 segundos, quedando-se na 4ª posição.
O grande polo de interesse do dia residia na luta pelo 3º lugar. 4 segundos separavamCarlos Sastre de Francismo Mancebo. Apesar do assédio do homem das IlhasBaleares, Sastre conseguiu segurar o lugar no pódio.

Domingo

No Paseo de la Castelana, em Madrid, Alexandro Petacchi, foi uma vez mais o mais rápido vencendo pela 5ª vez. Foi a 21ª vitória em etapas da volta a Espanha parao italiano que se encontra de malas aviadas para a Domina Vacance. O "lançador"Marco Velo e mais 2 homens da Fassa Bortolo irão acompanhar o seu chefe fila,numa equipa que irá igualmente contar com Erik Zazel.

Quanto à geral Roberto Heras, 31 anos e natural de Salamanca, tornou-se noprimeiro tetracampeão da Vuelta, suplantando os 3 triunfos de Tony Rominguer. Como dizia D. Afonso Henriques, de Espanha nem bons ventos, nem bonscasamentos,... mas há muito ... e bom ciclismo.
Geral:
1º Roberto Heras (Liberty Seguros)
2º Denis Menchov (Rabobank) a 4:36
3º Carlos Sastre (CSC) a 4:54

Por equipas:
Comunidade Valenciana

Montanha
Joaquim Rodriguez (Liberty Seguros)