04 outubro, 2005

Novo Rumo

Escrevo este post só agora para não falar "a quente", pois a noite de domingo e o dia de ontem conheceram o meu mau génio. O assunto é óbvio: José Peseiro.
É impressionante a falta de carisma e personalidade que o ribatejano tem. A sua dignidade é posta em causa por (quase)todos e a reacção é sempre a mesma, a resposta é sempre vaga e pouco esclarecedora. Em condições normais, compreenda-se sem uma direcção autista e apenas interessada nos "projects finance", um novo técnico já teria pegado nas rédeas da equipa. Os cenários prováveis são os mais variados:

Hipótese nº1:
Peseiro continua no clube até à 7ª jornada, perde o jogo com a Académica, é assobiado mais uma vez por milhares e é despedido, saindo com a honra manchada.

Hipótese nº2:
A direcção actua neste espaço de 2 semanas, constatando que,como é óbvio, esta situação é insustentável e arranja um treinador da mesma linha. Jovem, sem títulos...enfim, mais uma aventura em busca de um novo Mourinho que nunca existirá.
Para mim é um dos cenários mais perigosos, pois é necessário alguém com experiência de liderança e com trabalho em clubes com uma dimensão ao nível da do Sporting, pelo menos. Um Couceiro ou um Vitor Pontes no banco, nesta altura, seria um "harakiri" dos dirigentes, que como é certo e sabido, não contam com o apoio dos adeptos, muito por culpa da personalidade arrogante que Dias da Cunha e companhia têm mostrado.

Hipótese nº3:
Já ouvi o nome de Paulo Autuori como provável substituto. Tem lógica: se o problema está relacionado com os brasileiros ou se faz uma total remodelação de balneário ou se contrata um treinador...brasileiro. Os mais xenófobos não concordaram, certamente, mas foi isso que o Marítimo fez e, a julgar pelo jogo com o Porto, a equipa apresenta outra atitude.

Hipótese nº4:
Peseiro despedido e o Sporting contrata alguém de renome e com capacidade de liderança reconhecida. Não um campeão do mundo ou um vencedor da Champions, pois o clube não poderá suportar financeiramente alguém com esse currículo, pelo que tem vindo à baila. Mas refiro-me a um Camacho ou a um... Paul Le Guen.

Hipótese nº 5:
Deixo este cenário para o final pois é aquele que eu mais temo. Peseiro ganha à Académica e possivelmente o jogo seguinte...e o cancro continua instalado no clube e no balneário.

Outro factor importante é a obsessão doentia dos diringentes pelas finanças. Ok...obviamente que a sanidade financeira é muitíssimo importante num clube, mas os cofres da Alvalade não estariam bem mais recheados se o Sporting tivesse sido campeão e vencedor da Taça Uefa? E se a fase de grupos da Champions tivesse sido alcançada? E se os leões nao tivessem caido perante o Halmstad?
O grande problema é a empatia que não existe entre sócios e dirigentes. O problemas daqueles que estão à frente do clube não é a sua honestidade ou competência, mas sim o facto de serem puramente gestores que tomam o plano desportivo como secundário. O fim do cargo de "manager", que era protagonizado(e muito bem) por José Eduardo Bettencourt foi um erro tremendo. A ideia de passar as funções de figura principal do futebol leonino para Peseiro não foi, de facto, nada positiva. Falta alguém que dê a cara pelo Sporting....

3 Comments:

At 10:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pessoalmente acho q Peseiro não tem mais condições para treinar o scp. Seria bom para si e para a equipa a demissão.

 
At 5:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Sporting precisa de uma revolução, o mal está espalhado pela direcção, jogadores e treinador, ninguém escapa. Esta época vai ser uma agonia para aquele clube. Enquanto se mantiver esta direcção qualquer treinador está condenado ao fracasso até porque o plantel é o mais desiquilibrado e inexperiente dos três grandes. Aposto numa limpeza de balneário no fim do campeonato e numa realidade bem diferente em toda a estrutura directiva para a próxima época.

 
At 1:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não sei até q ponto jogadores como o Wender, Miguel Garcia e Paíto têm classe para jogar no Sporting.
Depois temos o Polga que parece estar a fazer de propósito para tramar o treinador.

 

Enviar um comentário

<< Home