01 outubro, 2005

A Tensão de um penalty


Um teimoso 0-0 imperava naquela tarde quente no México. Os goleadores estavam de relações cortadas com as redes adversárias e os adeptos desesperavam por golos. Até que o árbitro aponta para a marca de grande penalidade. O habitual cobrador avança com convicção, mas falha. Não foi preciso esperar muito mais para a mesma equipa ter uma oportunidade idêntica. O jogador que tem a árdua tarefa de facturar no penalty já é outro, mas falha. O rigoroso árbitro apita, minutos depois, o 3º castigo máximo da tarde para o mesmo lado( não, isto não é um remake do Benfica – Oliveirense). Outro jogador avança novamente, mas imita os colegas de equipa. Eis que a mesma indicação é dada pela 4ª vez(!). O sacrificado para tentar marcar olha para as bancadas e é fuzilado pelo olhar atento dos milhares de espectadores. Visivelmente nervoso, dirige-se ao árbitro e pede que seja marcado um pontapé de canto em vez de uma grande penalidade…
A situação é descrita por Hugo Sanchez e demonstra a tensão que é sentida aquando da marcação de um penalty. Inúmeros profissionais já sentiram na pele a sensação de falhar no momento mais decisivo. Estão bem patentes na memória dos adeptos a célebre final de Estugarda onde Veloso não concretizou, a bola na trave de Miguel Garcia no derby para a Taça de Portugal ou o a defesa de Buffon em resposta a Luís Figo na meia final da Champions League.
O sérvio Djukic protagonizou um dos mais dramáticos casos. O Deportivo da Corunha chegava à última jornada com uma ligeira vantagem sobre o Barcelona e seria campeão se ganhasse a partida seguinte. O derradeiro jogo estava empatado nos minutos finais, até que os galegos vêem ser assinalado um castigo máximo a seu favor. O defesa que viria a ser transferido para o Valência não conseguiu concretizar…e o título foi para a Catalunha.
Mas memória também é marcada por casos de sucesso. Na final do Europeu de 1976, defrontavam-se a Checoslováquia e a Alemanha(RFA). O jogo, realizado em Belgrado, terminou com 2-2 e nom prolongamento nada se alterou. Os primeiros 4 penaltys para cada lado foram concretizados, mas ao 5º o alemão Honess chutou por cima e deixou a selecção de Beckenbauer, Muller e Vogts em maus lençóis. É então a oportunidade de Antonín Panenka, possuidor de um bigode digno(que tanta falta faz ao futebol português) de nos fazer lembrar os tempos áureos de um Carlos Manuel, dar o título aos homens de leste. O checoslovaco não tremeu. Quando se preparava para rematar, o gigante Sepp Maier já tombava para o seu lado esquerdo, como era hábito. Podia ter rematado forte para o lado contrário, mas a rebeldia corria nas veias de Panenka. Um remate leve em folha-seca foi a solução e a Checoslováquia enlouquecia. Postiga, Totti ou Vieri imitariam-no décadas depois….

4 Comments:

At 2:45 da manhã, Blogger Tiago Gonçalves said...

Realmente de referir a magistral parada do futuro guarda redes do Estrela da Amadora aos penaltys do Maradona. E já agora, Manel, temos de combinar ir beber umas minis e ver as gajas.

 
At 5:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O rei é Pelé... Mas tudo bem!
concentração extrema é realmente precisa na marcação do pontapé livre da marca dos onze metros. Concentração que Davor Suker revelou no Mundial 98 contra a Roménia. Quem não se lembra de Suker a medir as pulsações antes de bater Bogdan Stelea por duas vezes...

 
At 9:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lembro-me de um jogo na final da taça dos campeões europeus. Barcelona - Steua de Bucareste em pleno Camp Nou.
0-0 no tempo regulamentar + prolongamento.
2-0 para os romenos após a marcação de grandes penalidades.
O Gr do Steua foi aclamado heroi nacional, para dps ver as mãos esmagadas pelo ditador Nicolai Cheauseusku. Tudo porque recebeu um mercedes como prémio, o qual se recusou a ceder...

 
At 11:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A final foi em sevilha e não no camp nou. O guarda-redes só pôde voltar a jogar depois da queda do regime, em 89 e fê-lo nas divisões secundárias da Roménia. Um tristeza. Mas também ninguém lhe esmagou as maozinhas, caramba. Um home com um bigode daqueles e depois de ter defendido quatro penaltys consecutivos não merecia.

 

Enviar um comentário

<< Home