30 setembro, 2005

Regresso (inevitável) a Peseiro

Ontem fui uns dos cerca de 14 mil sortudos que estiveram em Alvalade. Mal terminou a final da Taça UEFA do ano passado, que o Sporting perdeu de forma estúpida, prometi a mim mesmo que não voltaria a pôr os pés naquele estádio enquanto José Pereiro (des)orientasse a equipa. Mas a verdade é que não consigo resistir ao apelo dos jogos internacionais, mesmo contra equipas de vão de escada. E fiz bem, ontem assisti a um momento histórico, vi o Sporting perder pela primeira vez em casa e ser eliminado por uma equipa sueca.

A verdade é que não sofri nada, o meu coração andou 120 minutos a baixíssimo nível. Quando não se tem expectativas, é normal isso acontecer. E dei por mim a aplaudir de pé os dois últimos golos suecos. Fiz isso porque gosto muito do Sporting e, acima de tudo, gosto muito de futebol. Pelo segundo motivo sou obrigado a considerar a passagem do Halmstads justíssima, se o Sporting tivesse passado seria um crime de lesa-futebol. E por gostar imenso do Sporting também fiquei contente. Porque pensei imediatamente: Bem, depois desta vergonha, não há hipótese nenhuma de Peseiro continuar... E, no futebol como na vida, às vezes é preciso dar um passo atrás para depois dar dois em frente. O passo atrás já demos com a eliminação da UEFA, os passos à frente são óbvios e não incluem José Peseiro no futuro do clube.

Eis que chego a casa, ligo a Internet e leio que Peseiro se sente com condições para continuar. Até compreendo: O Peseiro está agarrado ao lugar porque sabe que, saindo do Sporting, dificilmente conseguirá trabalhar num clube maior que o Oriental. A não ser que Pinto da Costa o leve para o FC Porto, para fazer pirraça aos rivais. Mas depois de isso ter falhado com Ivic e Octávio não acredito que o Papa volte a cair na esparrela. O mais fantástico foi ler as declarações de Rui Meireles a dizer que Peseiro fica, porque no Sporting o treinador não sai por causa dos resultados. Fantástico! Se um treinador não precisa de alcançar resultados para se manter no Sporting, afinal que qualidades precisa de demonstrar? Saber fritar um bife com ovo a cavalo? Saber fazer o pino só apoiado na cabeça? Saber citar a Bíblia em servo-croata? Palavra que não compreendo.

Numa coisa há que dar mérito a Peseiro. O pragmatismo que ele vem revelando começa a dar frutos. Ontem o Sporting teve uma excelente eficácia ofensiva: Em 120 minutos marcou dois golos em três ocasiões de perigo. Claro que um foi autogolo, outro nasceu de um lance individual, tal como o remate de Pinilla à barra, mas foi 67% de eficácia. O problema é que esse pragmatismo ainda não se manifestou na defesa, visto que os suecos, mesmo sendo uma equipa que no seu campeonato só quer não descer de divisão, criou sete ou oito oportunidades flagrantes de golo. Mas não se pode ter tudo, né?

Como escrevi em posta anterior, o Peseiro não pode argumentar, em defesa do seu trabalho, os resultados, que têm sido péssimos desde o início. Então ele tem falado na qualidade do futebol apresentado. Eu não concordo, sinceramente não gostava do futebol da equipa no ano passado. Além disso, o Sporting já teve outros treinadores que apresentavam um futebol muito bonito e nada ganharam. Nos últimos 20 anos lembro-me de Marinho Peres, Bobby Robson e Mirko Jozic. E, que me lembre, todos eles foram despedidos antes do final dos contratos. Que tem Peseiro a mais que eles?

Isso leva-me a outra questão: No último ano, sempre que os adeptos do Sporting pediram a demissão de Peseiro, Dias da Cunha (além de chamar escória aos adeptos, o que fica sempre bem, naturalmente) afirmou que o clube é gerido de dentro e não de fora. Apetece perguntar: Então o que é que aconteceu ao Mourinho, que estava quase contratado e foi deixado cair porque alguns adeptos não o queriam? Chiça, fazem tudo ao contrário!

4 Comments:

At 10:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O jogo de ontem foi mau demais para ser verdade. De tão ridículo que foi chegou meter piada.
Paíto não tem classe, Miguel Garcia idem e Polga é um jogador banal.
Nelson falhou no 1º e 2º golos.
No 3º golo há um erro de escolinhas! onde está o defesa q deveria estar ao 2º poste?
enfim... mais uma vez o scp é eliminado por um clube da 4ª divisão europeia...

 
At 10:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rocca faz´muita falta

 
At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Custódio é que faz muita falta...

 
At 9:02 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Simplesmente....vergonhoso.

 

Enviar um comentário

<< Home