09 outubro, 2005

Nós estamos lá


Depois de uma fase de apuramento atípica, vamos à Alemanha, onde esperamos fazer mais do que emburcar umas bjecas na Oktoberfest. Esta selecção de Scolari demonstra uma enorme falta de patriotismo: ao contrário do bom e velho Tuga, cumpriram o seu objectivo antes da última hora.
Portugal entrou pressionante, com Pauleta a falhar a sua dúzia de golos, como quem diz "deixem lá ficar o record do gajo que está ali no banco com uma toalha branca a torcer por nós". Cristiano Ronaldo é um grande jogador e, por tal facto ser de opinião geral, não necessitava de dançar com a bola em frente dos homens do Liechtenstein cada vez que a tinha em sua posse. Figo, apesar da idade, mostrava, a espaços, os dotes que o levaram a ser considerado o melhor do mundo em 2001, tendo uma oportunidade para empatar o jogo no final da 1ª parte, com uma grande,grande defesa do central contrário . Simão...jogou como sempre faz na selecção: uma actuação medíocre e apagada, com um pormenor técnico interessante de vez em quando. Também o Labreca não esteve nos seus melhores dias, com aquelas saídas em falso que bem conhecemos. Enfim, mais um resultado esquisito com a selecção que era goleada por Portugal há poucos anos.
Destaque para o gesto solidário do treinador da equipa visitante que, ao ver os portugueses em desespero, tirou os seus dois melhores jogadores, Mario Frick e Fisher. Um autêntico cavalheiro, este senhor, só ultrapassado pelo avançado que tirou a bola em cima da linha de golo da nossa baliza. Mas, à excepção dos jogos de Vaduz e Aveiro, temos de ficar orgulhosos do conjunto comandado por Scolari.
A Malta da Tropa que curte Bola quer deixar os seus parabéns aos manos de Angola, que vão ao Mundial com o ex-novo Eusébio, Akwá, e com o actual novo Eusébio, Mantorras. De referir também o simbolismo de selecções como o Togo(se alguém conhece um atleta da equipa em questão que deixe um comment) e a Costa do Marfim, que ainda irão dar assunto para 4 ou 5 posts aqui no blog. De fora ficam os Camarões do poeta Artur Jorge, Nigéria e Marrocos, todas formações que deram muito ao futebol mundial com nomes irreverentes como o homem que lixou o Higuita em 94,Roger Milla, o príncipe africano Peter Rufai ou os não menos míticos Saber,Mustapha Hadji e Chippo.
Na zona europeia Holanda e Itália já estão no Mundial, enquanto a Grécia mostrou todo o seu potencial nesta qualificação( como já tinha feito na Taça das Confedrações) e está atrás da Turquia e da já apurada Ucrânia. É muito provável que não se qualifique e desejamos isso mesmo. A República Checa, que, recorde-se, fez um brilharete no Euro e mostrou craques como Baros,Marek Heink e Nedved, também está em maus lençóis e possivelmente vai pelo mesmo caminho.

P.S. : Os combates de wrestling promovidos pela Academia de Alcochete ficam para um outro post...

3 Comments:

At 7:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pah, só para dizer que não conheço ninguém do Togo...

 
At 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Existe um jogador na selecção do Togo chamado Boyatengue ou Boyatende. Acho q é deveras conhecido!

 
At 9:22 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Da Coreia temos o Park Ji Sung do Manchester e o outro coreano do PSV,do Irão temos o mitico avançado com bigode Al Daei e um medio chamado Mahdavickia,do Hamburgo,salvo erro.

 

Enviar um comentário

<< Home