08 novembro, 2005

Boa ou Má Aposta?

Uma recente entrada de capital da parte de multimilionários tem causado um grande impacto no mundo do futebol. O Chelsea de Abramovich tem sido imbatível; o CSKA de Moscovo, clube onde o mesmo empresário tem investido, fez furor ao ganhar a última Taça Uefa, o Campeonato e a Taça da Rússia; o Corinthians de Kia Joorabchian, presidente do MSI, segue em 1º no Brasileirão, depois do seu fundo de investimentos ter apostado nas contratações de jogadores como o argentino, ex-estrela do Boca Juniors, Carlos Tevez; o homem que era craque quando lhe apetecia (o que era raro), Roger Galera, ex-Benfica, ou o ex-portista campeão da Europa , Carlos Alberto.

O mais destacado pela sua ligação a Portugal é o magnata Alexey Fedorichev, dono do Dínamo de Moscovo, que desde o mês de Dezembro do ano passado insiste no mercado lusitano a toda a força. A parceria entre o russo e o empresário Jorge Mendes levou vários talentos a emigrarem: na 1ª remessa nomes como Danny, que nunca teve grandes oportunidades no Sporting; Freachaut, internacional de créditos firmados ex- Boavista e Vitória de Setúbal; Jorge Ribeiro, ex- Gil Vicente formado nas escolas do Benfica; Derlei, campeão da Europa com Mourinho;o jovem talento Cícero, ex-Braga ;Thiago, defesa dos escalões de formação do Porto rotulado de “novo Aloísio” e Luís Loureiro, já regressado, fizeram as malas.


O início de percurso foi tudo menos promissor: 5 derrotas nos 8 primeiros jogos; exibições miseráveis. Iria Fedorichev questionar as suas compras de Natal? Não, pelo contrário. Os primeiros responsabilizados foram o mais titulado treinador da Rússia na actualidade, Oleg Romantsev, despedido juntamento com Dimitri Bulykin e Diatel, dois jogadores russos. O técnico teceu críticas aos reforços aquando da sua saída: "Espero que os atletas sejam agora capazes de formar um grupo, coeso e tolerante, e sejam mais responsáveis".
Foi então tempo de reforçar o investimento em terras lusitanas: do Porto chegaram Maniche, Costinha, Nuno e Seitaridis, enquanto do Sporting Enakarhire voou para Moscovo.

O Dínamo está a meio da tabela, no oitavo lugar, e conta com 11 vitórias, 2 empates e 16 derrotas; 35 golos marcados e 46 sofridos. Este fim de semana perdeu com o CSKA, em casa, e viu o seu rival de sempre fazer a festa do título mesmo em frente das suas barbas. O treinador entretanto contratado, o brasileiro Ivo Wortmann, já abandonou o clube.
Terá Fedorichev condições para continuar o seu projecto ou será tempo de deitar por terra o trabalho que se tem vindo a desenvolver desde os finais do ano passado? A cultura latina é, como se sabe, muito diferente daquela encontrada no leste da Europa, o que dificulta, e muito, a adaptação de qualquer jogador português. Maniche já afirmou o seu desejo em abandonar Moscovo e não foi nada benevolente nas palavras. “Não gosto do país, não gosto do clima, não gosto do clube”, foram as palavras na véspera de um jogo entre as selecções portuguesa e russa, que, muito provavelmente, só não desencadeou um mau clima no balneário devido à tradução posteriormente feita.
Curioso ainda o facto de Fedorichev não recuar na sua estratégia: Cristiano Ronaldo e Luiz Filipe Scolari já fazem parte da próxima lista de compras do proprietário da FEDCOM, que se gaba de apostar muito mais no mercado que os rivais Spartak,CSKA e Torpedo, ainda que isso não se consiga reflectir em campo. Terá esta comunidade lusa em Moscovo o sucesso pretendido? Só o tempo o dirá.

P.S.: Acabei de abrir o site do jornal A BOLA e deparei-me com um curioso título: “Vítor Baia( benfiquista até aos 10 anos) diz nunca ter percebido as opções de Scolari”. Estranho…nunca vi esse mesmo jornal escrever "sportinguista até aos 22 anos" após o nome de Simão.

10 Comments:

At 11:29 da manhã, Blogger Jota said...

Caro Gil, realmente esse título da Bolha Online é intrigante. Mas de certeza que foi feito de forma consciente e não casual. Por isso a minha interpretação daquele título, analisando-o semiologicamente, da primeira à última palavra, é a seguinte: O facto de Vítor Baía ter sido benfiquista durante a primeira década de vida poderá ter afectado a sua capacidade de percepção. Não deixa de ser estranho um jornal aparentemente inclinado para o clube da Luz colocar em causa as capacidades mentais dos seus adeptos.

 
At 11:08 da tarde, Blogger José Cavra said...

Não havia necessidade!
Um post tão bem conseguido e tinhas que borrar a pintura no fim!
Toda a gente sabe que o Simão foi formado nas escolas do Sporting, estreou-se com 17 anos na SuperLiga com a camisola do Sporting, daí partiu para Barcelona.
Retornou a Portugal, assinou pelo Benfica porque o Sporting nao accionou o direito de opção (tal como fez com o Quaresma).
Os jogadores são profissionais, o clube deles é são o SLD, SCD ou FCD (D de dinheirinho).
No caso do Vitor Baía (esse monstro das balizas) o caso é completamente diferente. NInguém sabia a sua preferência clublistica. É algo semelhante a saberes que o Pinto da Costa até aos 25 anos era adepto do Sporting.
Francamente! Não sejam facciosos, senão serei obrigado a comentar as declarações de Paulo Bento após o não golo da União de Leiria em Alvalde.

 
At 10:43 da manhã, Blogger Tiago Gonçalves said...

Caro Cavra, não vale a pena a malta irritar-se. Eu apenas fiz aquilo que se faz em tantos outros blogs. Aliás, nos últimos dias, cada vez que abria um site desportivo(jornais ou blogs) fartava-me de ver piadinhas sobre o Sporting e o tal não golo do Leiria. Até o senhor Provedor do Record tem de falar todas as semanas do Sporting, seja para dizer que o Paulo Bento não devia ter o direito de se sentar no banco ou para enxovalhar noutro aspecto qualquer. Certamente vocês não irão levar a mal...nem o Vitor, que até ganhou um sufixo no nome.
E,já agora, podiam também comentar a situação do Dinamo!

P.S.: O problema do Simão foram as declarações que ele fez quando o Sporting estava prestes a ganhar o campeonato. Não foram, de todo, correctas para com o clube que o formou.

 
At 6:18 da tarde, Blogger José Cavra said...

Que declarações?
horizonte temporal.

Mas os futebolistas são correctos?
Paulo Sousa e Pacheco foram correctos? Sérgio Conceição portista de gema andou a oferecer-se ao Sporting. Baía idem...
Rui Costa e o seu benfiquismo...

 
At 6:19 da tarde, Blogger José Cavra said...

Ah... qto ao Dinamo de Moscovo, este foi um ano de transição. Espero q para o ano as coisas sejam melhores.
Contudo o campeonato russo é forte e as coisas não vão ser fáceis.

 
At 7:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E o Sá Leão, ups, Sá Pinto que se ofereceu ao Porto...
Sem dúvida, eu se fosse profissional de futebol optava pelo que me desse mais... Vocês não?

 
At 7:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Qto ao Dínamo... Comprou mt, mas quantidade não significa qualidade...

 
At 7:23 da tarde, Blogger Jota said...

Toda a gente sabe que os jogadores de futebol, na sua maioria, têm tanto carácter como um amendoim (peço desculpa pela possível ofensa ao amendoim). O problema é que o Anãozinho passa a vida a demonstrá-la. Eu tenho o exemplar da revista "Mundial" em que ele faz declarações de amor ao Sporting, quando jogava no Barcelona. O ódio dos sportinguistas ao minorca vem do tempo em que ele veio dizer que lhe daria prazer tirar o título ao Sporting em Alvalade, ainda por cima sabendo que esse título nunca iria para o Benfica, já muito longe na tabela. Por exemplo, o Quaresma não é odiado em Alvalade. Porquê? Porque sabe ficar calado e não arrota postas de pescada, mostrando desrespeito pelo clube que o formou. E tem a vantagem de ser muito melhor jogador que o Simulãozinho, como os próximos anos irão provar.

 
At 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quaresma também era muito melhor que Cristiano ROnaldo... Nota-se...

 
At 6:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

1 – Não tenho nem grande nem pequena consideração pelo cidadão Simão Sabrosa. Tirando a pinta ao cromo, arrisco dizer que dificilmente seríamos amigos. Julgo, no entanto, que as tais declarações antes do jogo com o Sporting resultaram de uma insistência parola dos jornalistas que por quatro ou cinco vezes questionaram o Simão sobre a sensação de poder estar a desviar o Sporting do título. Se aos primeiros assédios ele lá foi dizendo que o que lhe interessava era o Benfica, blá, blá, blá, à quarta ou quinta tentativa acabou por pôr a pata na poça. Foi infeliz (e burro), mas tenho a certeza que não carregava a intenção que os adeptos do Sporting lhe atribuem.

2 – O post era sobre o não sei quê de Moscovo, não era? Sobre essa nobre grémio direi que foi bom vê-lo afundar-se semana a semana. É uma sacanagem pegada. Quem dá 10 milhões pelo Ceifaridis (ou Ceifapernidis) só pode mesmo estar a brincar ao futebol. Já para não falar do fantasma Thiago que, em escassos 6 meses, fez movimentar mais de 5 milhões de euros. Cheira a esturro? Um bocadinho. E o que dizer do Enakarhire que tudo tentou para coagir os dirigentes leoninos a deixá-lo ir por tuta e meia? Indecente. Pior que tudo isto só mesmo os óculos do sportinguista Maniche. Poucas coisas serão tão reveladoras de um carácter. Mau.

 

Enviar um comentário

<< Home