03 dezembro, 2005

Febre de 6ª à Noite


Não pode ser considerado um grande jogo, mas acabou por ser um espectáculo agradável aquele que as 52.000 pessoas hoje presentes no Dragão presenciaram.
Falando abertamente: o Porto tem melhores individualidades que o Sporting e Paulo Bento não podia pôr a equipa a jogar de peito feito quando esta ainda está a recuperar consistência defensiva (que raramente teve com Peseiro). Os leões arriscaram pouco e passaram muito tempo resguardados no seu meio-campo? É óbvio que sim, mas com uma defesa onde os dois laterais são claramente homens de características mais ofensivas e um dos centrais é o “Capitão Fífia”, não existia outra opção senão atribuir a Carlos Martins e João Moutinho tarefas mais defensivas para melhor fazer a transição defesa/ataque.
Adriaanse surpreendeu ao incluir McCarthy no 11 titular, mas de nada valeu o sul-africano. Andou apagado, muito apagado, contrastando com aquele que costuma ser o Benny dos grandes confrontos. Quando Hugo Almeida o susbstituiu, não fez melhor. Quaresma foi, por vezes, um bico de obra para Tello e Rogério, mas os cruzamentos de trivela não saíram tão bem como é normal. Lisandro fez valer a sua capacidade física em alguns lances, mas Tonel(bom jogo) era rápido a despachar a bola. Jorginho, um grande jogador, esteve melhor que nos últimos encontros e o golo nasceu dos seus pés. Apesar disso pode fazer muito, muito melhor. Já Paulo Assunção continua a ser a referência do meio-campo defensivo portista e se o Sporting não teve oportunidade de sair mais vezes para o contra-ataque a ele o deve culpar.Um craque que Pinto da Costa “roubou” à turma de Alvalade. Lucho esteve a seu lado na organização de jogo, descortinando caminhos para o ataque e ainda assustando Ricardo com a sua boa meia distância. Ricardo Costa funcionou mais como um central que fechava a lateral direita, enquanto César Peixoto subia com regularidade. Pedro Emanuel esteve seguro, mas o mesmo não se pode dizer de Pepe. O brasileiro acusou a pressão e falhou o passe que deu a Carlos Martins a possibilidade de assistir Deivid para o golo. Baia fez o que podia durante toda a partida.
Co inventou mais uma vez, é verdade. O holandês é um autentico Professor Pardal no que toca a escalar equipas antes dos jogos grandes e a surpresa que quis fazer a Paulo Bento não resultou.
Empatar no Dragão é um bom resultado para qualquer equipa. O Sporting pode, portanto, sentir-se satisfeito com este ponto. Gosto da gestão do treinador Paulo Bento. A partir do momento em que agarrou no plantel, delineou as suas estratégias e, a partir dai, nunca mais fez mudanças radicais. E nota-se que o espírito de entreajuda é cada vez maior. É já habitual ver os jogadores mais adiantados no terreno, como foi hoje o caso de Deivid ou Carlos Martins, mostrarem o seu empenho em ajudar os colegas dos sectores mais recuados. De referir também as ultimas exibições de Ricardo. Mas que segurança fora de postes, até parecia um jogo do Boavista de 2001! Rogério e Tello atacaram, pode-se dizer, bem e defenderam como sabem, ou seja, razoavelmente( se bem que o brasileiro leva clara vantagem sobre o chileno). Tonel fez, como já referi um bom jogo, sem hesitações, enquanto Polga ficou surpreendido ao ver uma vir na sua direcção e pum, golo. Ok… vão dizer que foi azar, mas tanta fífia já é azar vezes de mais. O homem parece o Argel a abrir buracos, mas sem faceta de arruaceiro. O meio-campo de Custódio, Moutinho, Carlos Martins e, já agora, Sá Pinto, mostrou-se muito solidário quando a equipa precisava de defender ou recuperar jogo. Deivid foi letal e não se deu pela falta de Liedson. Se o ex-Corinthians, que não deixou de ser goleador, quiser sair…bye, bye. Agora aquele Wender é que não consegue dominar uma bola…será que deixou o talento em Braga???!!!

A análise da arbitragem ficou a cargo de Francisco Beckenbauer, o Jorge Coroado deste blog, que a partir da sua mansão em Gelsenkirchen fez a sua análise ao trabalho de Lucílio Baptista (para além do seu sábio contributo na análise do encontro nas linhas anteriores):
Em relação à arbitragem pode-se dizer que foi um jogo sem grandes polémicas, mas não isento de falhas, afinal estamos a falar de liga Betandwin.com. Cada equipa viu um golo anulado, primeiro o Sporting depois de Deivid ter rematado em fora-de-jogo, após grande jogada do colectivo leonino, aos 17 minutos. Depois foi a vez de Lisandro ver o seu golo anulado quando cabeceou para dentro da baliza cometendo falta sobre Rogério, aos 51 minutos do encontro. Dois supostos penaltys terão ficado por marcar, nomeadamente, a mão de Anderson Polga, aos 61 minutos, e a mão de César Peixoto, minutos a seguir. Outro lance houve que envolveu o mais recente craque leonino, Nani, em que este concretizou uma jogada individual fantástica com um golo de belo efeito, mas cometendo falta sobre um defesa portista. Em suma, o árbitro esteve bem durante todo o encontro, nomeadamente nos lances de supostas grandes penalidades em que agiu conforme os critérios que o regeram durante todo o jogo.
São de lamentar, no entanto, os arremessos de objectos para o relvado. São situações a que já nos habituámos no futebol mas não valorizam, de todo, as instituições.


Os + do Porto: Paulo Assunção e Lucho – Dois craques que qualquer equipa gostaria de ter no seu plantel e que são tão bons a destruir como a construir jogo.

Os + do Sporting: Espiríto de grupo e grande entreajuda; demonstração de que Douala e Liedson têm alternativas à altura.

Os – do Porto: Insegurança de Adriaanse em relação ao 11 titular, variando sempre de jogo para jogo; erros de Pepe

Os – do Sporting: Mais uma vez Polga a comprometer; Sá Pinto, apesar da garra, raramente ganha no 1 para 1.

8 Comments:

At 2:11 da manhã, Blogger André S. Machado said...

De facto, mais um belo post! é por estas e por outras que a FIFA propôs ao nosso blog a cobertura internacional do Mundial de 2006! Mas isso são assuntos que ainda estão no segredo dos deuses.
Foi um jogo não muito espectacular este clássico, mas foi a demonstração clara que estas duas equipas apresentam um estilo e uma filosofia de jogo em tudo diferente da que apresentavam à uns meses atrás quando eram dirigidas por outros "misters". Co teve uma atitude louvável para com o jogo e a arbitragem e o trabalho que se tem vindo a desenvolver no Sporting, por Paulo Bento é de grande valor, como já referi em outras ocasiões.
Em relação a outro assunto... Como todos sabem, eu sou um homem muito ligado ao desporto internacional, nomeadamente ao futebol, e venho por este meio declarar a minha profunda decepção para com a atitude dos adeptos do Internazionale de Milão! É triste que continuem a ter atitudes racistas e acho que a UEFA deve ter uma palavra a dizer sobre tal problema!
Boa Sorte para os clubes portugueses na Champions já que o Guimarães foi à vida, infelizmente.

 
At 2:00 da tarde, Blogger José Cavra said...

Foi um jogo interessante, onde o resultado acabou por ser interessante para o Benfica.
Agora só falta o + dificil os rapazes venceram na Madeira...
Qto ao jogo de ontem, o resultado foi justo. 1-1 em golos, 1-1 em penaltys por assinalar e 1-1 em golos anulados.
Francamente mal os comentadores da Sport TV que não conseguiram disfarçar o seu portismo na análise do lance em que césar peixoto meteu a mão na bola.

 
At 4:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Permita-me discordar mestre Cavra, mas para o Sporting foram 2 golos anulados. Se o de Deivide foi bem anulado, no de Nani tenho as minhas dúvidas... Muitas mesmo! Como diz e bem, agora falta o mais difícil...

Belo post, que quanto a mim só peca pela menos correcta (a meu ver, claro) análise no golo do Nani!

 
At 5:31 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Realmente vergonhosa, caro Zé, a atitude dos senhores da SportTV. Fartaram-se de dizer que o Porto merecia ter ganho porque tinha atacado mais, que a suposta mão do Polga era mais grave que a do César Peixoto,etc.
Quanto ao lance do Nani é complicado chegar a alguma conclusão: à primeira vista parece que a haver falta até seria do jogador do Porto, mas o árbitro, ao que parece, decidiu que Nani tinha posto o defesa fora do lance de forma ilegal, afastando-o com o braço.

 
At 6:44 da tarde, Blogger André S. Machado said...

O lance de Nani levanta as suas dúvidas, mas o árbitro assinalou falta e contra isso nada podemos fazer. Afirmei que Nani estava a cometer falta, também, por receio de ser acusado de ser faccioso, o que já aconteceu em outras ocasiões, mas na minha opinião o lance é disputado e qualquer decisão do árbitro seria bem vista da minha parte.
Devo dizer, também, que estou indignado com a atitude dos Dirigentes azuis e brancos, ao impedirem os jornalistas do jornal "Sporting" de entrar no Dragão. Foi um acto censório lamentável!

 
At 2:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Um resultado justo e um resultado óptimo para benfiquistas como eu, mais feliz ainda fico por saber que vencemos 1-0 na Madeira. Houve falhas na arbitragem que prejudicaram/beneficiaram ambas as equipas e o jogo não foi muito atractivo. Acho o 1-1 um resultado justo. O Co que jogue com maior ambição e o Paulo Bento que se contente com um empate no Dragão ( que é algo de fantástico, já que até o último campeonato dos portistas, jogar nas Antas era algo infernal como um castigo cruel dos deuses...e agora todos jogam sem medo e já ganham pontos...é algo muito bom).
Viva a seriedade, viva o blog, viva o Cavrismo.
Assinado: Dipil

 
At 2:38 da tarde, Blogger José Cavra said...

Gostei do teu comentário dipil.
em especial o viva o cavrismo.
é uma afirmação séria.

 
At 8:54 da tarde, Blogger José Cavra said...

Fosca.se quem comenta a arbiragem?

 

Enviar um comentário

<< Home