27 dezembro, 2005

Dr J "Julius Erving"

Julius Winfield Erving, nasceu no dia 22 de Fevereiro de 1950 em Roosevelt, NewYork. Começou a jogar basketball no liceu local, ganhando a reputação de jogador fundamental mas não espectacular.
Apesar da origem da sua alcunha ser incerta, muitos afirmam que se deve a um colega de liceu ao qual Erving chamava professor.
Julius iniciou a carreira na extinta AB, ao serviço dos Virginia Squirels, acabando a época no 2º lugar da conferência, com 45V e 39D.
Durante os playoffs Erving elevou o nível do seu jogo, alcançando 33 pontos por jogo, contudo os Squirels tombaram nas finais de conferência ante os Nets de RicBarry.
Após terminar a sua licenciatura, Julius Erving foi escolhido pelos Milwaukee Bucks no 12º posto do draft, ingressando numa equipa onde já pontificavam Kareem Abduljabar e o veterano Oscar Robertson.
Á última hora foi trocado para os Atalanta Hawks. Entretanto os Squirels instauraram uma acção legal, obrigando o jogador a regressar.
Em 1973 Virginia trocou com os New Jersey Nets, Julius Erving e Willie Soujouner por George Carter, os direitos no draft sobre Kermit Washington e contrapartidas financeiras.
Em 5 épocas na ABA, venceu 2 campeonatos (ambos pelos Nets), 3 trofeus de MVP e 3 títulos de melhor marcador.
Em 1976/77 o regresso à NBA, ingressando nos 76ers, equipa que liderou até àfinal da campeonato, onde foram derrotados por 4-2 pelos Portland Trail Blazers de Bill Walton.
1979/ 80 marcou novo assalto ao título. Após 59V e 23D na Regular Season, osPhilies despacharam os Washington Bullets, os Atlanta Hawks e os Boston Celticsdo jovem Larry Bird.
Na final ante os L.A. Lakers , Erving foi magistral nos 4 primeiros jogos.
No jogo 4, executou o famoso "Baseline Move", um movimento que ficou para a história como um dos mais fantásticos de sempre. Os Lakers acabariam por vencer 4-2, muito por culpa de um rookie chamado Erving"Magic" Jonshon.
O ano seguinte seria o mais proveitoso para Erving em termos individuais, MVP da época regular, 24.6 pontos/ jogo e o 1º lugar na conferência Este em igualdadecom Boston após 62V e 20D.
Nas finais de conferência e após 3-1, os Celtics deram a volta acabando por 4-3 rumando ao título.
Em 1982, nova época e novo embate com Boston. Desta vez a vitória na negra coube aos 76ers.
Na final os Lakers foram outra vez mais fortes, vencendo por 4-2 e arrematando o seu 2º título em 3 anos.
Ficou claro que Filadélfia teria que recrutar um centro poderoso para fazer face a Abduljabar.
O general manager Pat Williams trocou com os Houston Rockets Caldwell Jones e a1ª escolha do draft por Moses Malone.
A combinação Malone-Erving provou ser demais para os Lakers, que acabariam por ser esmagados na final por 4-0.
As 2 super-estrelas eram auxiliadas por Maurice Cheecks, Bobby Jones e AndrewToney.
Após o título a carreira de Dr J entrou na curva descendente, retirando-se o nativo de Roosevelt aos 37 anos.
Foram mais de 30 mil pontos ao longo das suas épocas na ABA e NBA. O 1º grandevoador.