15 dezembro, 2005

Quase ia Passando ao Lado de uma Grande Carreira

No sentido inverso do post anterior, falarei agora de atletas a quem foi vetada a oportunidade em clubes nacionais, alcançando posteriormente o estrelato além fronteiras. Ficam 5 exemplos de imbecilidade, passiveis de serem castigados pelos famosos castigadores da parvoíce da série de culto Gato Fedorento.

Assis, ex-jogador do Sporting encontrava-se ao serviço do Estrela da Amadora.Homem de família, interpelou os responsáveis do clube da Reboleira no sentido deadmitirem o seu irmão mais novo, um tal de Ronaldo de Assis Oliveira, no futuroconhecido por Ronaldinho Gaúcho.Homens com visão, os amadorenses acharam um absurdo os 200 contos mensaispedidos pelo jovem de 17 anos.Um gesto que levou às lágrimas (de tanto rir) o futebol mundial.

Giovanni, avançado brasileiro, chegou à cidade berço em meados dos anos 90. Ainda muito jovem tentou a sorte no vitória local, treinando à experiência. Não foi aceite!Seguiram-se Barcelona, Olympiacos e Santos (clube onde joga actualmente).Pelo meio foi parte integrante da selecção canarinha, vice-campeã mundial noFrança 98.

Sabiam que Gabriel Heinze, internacional argentino e defesa esquerdo doManchester United, actuou no Sporting?Pelo menos este foi admitido, contudo nunca passou da mediocridade no clube leonino.Foi cedido por meia duzia de patacos ao PSG, onde relançou a carreira. Daí partiu, na época 2004/ 05, para Manchester.
Se recuperar da lesão que o apoquenta há alguns meses, deverá marcar presença no Mundial.

Christian, avançado brasileiro, actuou no Estoril Praia no início dos anos 90.Viu a carreira em risco devido a uma doença misteriosa. Falou-se em SIDA ouHepatite B.Abandonou Portugal sem glória, ingressando no PSG, onde se tornou fundamental.Actualmente, joga no São Paulo.

Alexander Mostovoi chegou à Luz na época 92-93 na companhia de 2 compatriotas, Sergey Yuran e Vassily Kulkov. Possivelmente o melhor dos 3 russos, cedo se incompatibilizou Toni, sendo relegado para o banco de suplentes ou bancada. Nas poucas oportunidades que teve as suas exibições roçaram a mediocridade. Famoso o lance, naquela noite de nevoeira em pleno estádio das Antas, onde conseguiufazer o impossivel, falhando um golo de baliza aberta. O Porto venceu por 1-0,com golo de Timofte na conversão de uma grande penalidade. Redimiu-se nesse mesmo estádio, numa eliminatória da taça de Portugal, ondelogrou o empate na conversão de um livre directo, com poucos minutos para sejogar. Na jogo de desempate o Benfica venceu por 2-0, com golos de Isaías eYuran. No final da época saiu da Luz para o Estrasburgo de França, onde se tornou fundamental. Vingou-se de Toni, ao vencer o Bordeus, no jogo que ditou a demissão do técnico campeão português. Posteriormente foi comprado pelo Celta de Vigo, tornando-se na referência do emblema galego. Foram os melhores anos da sua carreira, onde se destaca a "maldade" feita aoBenfica, com os encarnados a saírem dos Balaídos vergados a uma derrota por 7-0.

Para concluir deixo uma provocação aos adeptos do nosso Porto.
Pauleta. Conhecem a história?

7 Comments:

At 2:13 da manhã, Blogger inspector closeau said...

E Deco, porque não. ;)

 
At 7:02 da tarde, Blogger José Cavra said...

Tens razao, o Deco é outro caso de imbecilidade.

 
At 10:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

'' Deco has no place to TRAIN in benfica '' <-- Graeme Souness após dispensá-lo..sim senhor..e j´+a agora..conta-nos lá a história do Pauleta que eu n sei bem isso
ass: Dipil

 
At 12:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Gabriel Heinze esteve no Sporting mas por empréstimo. Jogava em Espanha e não era barato.

 
At 1:23 da manhã, Blogger José Cavra said...

Sinceramente nao sabia, amigo anónimo.
mas a verdade é q o Heinze so jogou meia duzia de minutos de leao ao peito

 
At 4:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma pequena correcção. Gabriel Heinze este emprestado ao Sporting na época 1998/99 pelo Valladolid de Espanha. Não singrou em Portugal principalmente por problemas com o técnico da altura Mirko Jozic. Voltou ao clube espanhol depois do fim do empréstimo. E duas épocas depois, atingida a titularidade indiscutivel em Espanha, rumou ao Paris Sanit Germain. O resto da estória é o que se sabe. E infelizmente o meu clube fez mais um mau negócio.

 
At 3:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois,o Ronaldinho Gaúcho não ficou no Estrela...não foi só pelos 200 contos de ordenado,mas pela casa paga,viagens ao Brasil mais carro!Acho que é uma estupidez dizerem que foi um erro!Qual é o clube que oferece isto a um júnior?Confiando apenas na palavra de uma pessoa?

 

Enviar um comentário

<< Home