12 dezembro, 2005

Passei ao lado de uma grande carreira

A pedido de várias famílias decidi elaborar este post, todinho ele dedicado a jovens promessas do futebol português.
Na baliza escolho José Bizarro, o títular em Riad. Curioso os tempos nas camadas jovens do nosso Porto, onde Bizarro obrigava o treinador, qual Felipão, a relegar para o banco Vitor Baía.
Num gesto irreflectido trocou as Antas pela Luz e eclispou-se. Os registos afirmam que ainda jogou no Orense e no Leixões.

A lateral direito, Abel Silva, o homem que abriu caminho à vitória na final do Riad 89, sobre a Nigéria, com um golo de antologia. No Benfica viu-se completamente tapado pelo veterano António Veloso.

A lateral esquerda vai para Paulo Torres, o defesa goleador que tanto jeito deu na conquista do bi-campeonato de juniores em Lisboa. Conhecido pela excelência do seu petardo, cedo se impôs na equipa principal doSporting. Na época de 1994/95 Carlos Queirós relegou-o para o banco de suplentes em benefício de Vujacic, sendo o princípio do fim. Após aventura na terra de nuestros hermanos, rumou a trás-os-montes para representar o simpático Desportivo de Chaves.

Os centrais são Valido e Emílio Peixe.
Do primeiro apenas sabemos que foi formado nas camadas jovens do Benfica, sagrando-se campeão do mundo em Riad onde formou dupla com Fernando Couto, então a jogar na 3ª divisão nacional no Famalicão.
Relativamente a Emílio Peixe, os críticos preveram-lhe um futuro brilhante, acabando o jovem por ser eleito o melhor jogador do mundial de Lisboa. Cedo ganhou um lugar no meio campo leonino, recuando mais tarde para central. A procura de águas mais quentes, levaram-no a rumar à Andaluzia para representaro Sevilha. Um par de anos volvidos e regressa a Alvalade. Já na curva descendente da carreira (23 ou 24 anos) é trocado juntamente com Costinha, por Bino e Rui Jorge, em negócio envolvendo o nosso Porto. Meia duzia de jogos de dragão ao peito e o regresso a Lisboa, agora para jogarno Benfica. Estava completa a triologia! Novo mergulho na obscuridade e nova viagem agora rumo a Leiria, onde umacomprometedora lesão acabaria com mui nobrer carreira.

O trinco é Ednilson, o jovem craque que Capelo levou um dia para a As Roma. A estreia na SL, foi aos 18 anos, com as cores do Benfica... e logo contra o nosso Porto. O jogo ditou um triunfo por 2-1 para os encarnados, sendo Edilson aclamado pela crítica. Depois foi sempre a descer, acabando por ser dispensado por José António Camacho, rumando ás margens do Cávado, onde não se conseguiu impôr.

Á direita Gil, o jovem prodigio benfiquista, já referido neste blog, em vésperasdo Benfica - Sporting da época passada.
No miolo Bruno Caires, outra promessa benfiquista, que passou igualmente porBelenenses, Celta de Vigo, Sporting, Sporting-B e União de Lamas.
Na esquerda o irrequieto e indisciplinado, Hugo Porfírio. Porfírio um clássico trota mundos, foi formado nas escolas do Sporting, clube de onde partiu para o West Ham United. Ainda passou por Espanha, nomeadamente Racing de Stantander, antes de ingressar no Benfica, em mais um claro e tão usual gesto de provocação ao rival da 2ª circular. Não se impôs na Luz, sendo cedido ao Marítimo. Viu-se credor dos encarnados em 2milhões de Euros, obrigando os encarnados a rubricarem novo contrato consigo.Mau jogador, mas bom negociador!

O nº10 é Dani, a revelação do Mundial do Qatar, onde estiveram igualmentepresentes, Ortega, De la Peña e Raul Blanco Gonzallez.Sexy Symbol, formado no Sporting, foi vendido ao Ajax, onde encantou o públicofeminino do Arena.Seguiram-se West Ham , meia dúzia de jogos no Benfica sob as ordens de Mourinho e Atlético de Madrid. Cansado dos relvados abraçou a carreira de modelo e apresentar televisivo aos 28 anos.

Finalmente, das escolas do nosso Porto para Mundo, Toni, ponta de lança campeão do Mundo em Lisboa. Conhecido pela pos modernidade dos seus festejos sempre que violava as redescontrárias, fez parte do plantel azul e branco ainda muito jovem, sendo dedestacar o golo marcado nos Barreiros já em tempo de compensação e que valeu uma vitória por 0-1. A falta de oportunidades levaram-no a rumar ao Beira-Mar e Salgueiros, ondeviria a cair no esquecimento.

Para concluir ficam outros nomes que poderiam muito bem figurar na nossa lista:
Guardiolas: Tó Ferreira e Fernando Brassard
Defesas: Morgado, Veríssimo, José Soares e Alfredo Boia
Médios: Cao, Resende, Tó-Zé, Filipe, Kanana, Tinaia, Hugo Leal, Poejo, João Oliveira Pinto
Avançados: Paulo Costa, Zeferino, Bambo

12 Comments:

At 12:38 da manhã, Blogger André S. Machado said...

Outro post que revela a abnegação do Sr. Cavra... Qualidade irrefutável!
Sobre esses grandes pós-modernistas de que falou no seu post, devo dizer que me fascinam de uma forma muito especial... É engraçado como jogadores que se revelaram tão cedo e com exibições tão convincentes se transformam em jogadores banais e inúteis... Excesso de trabalho? Não me parece!

 
At 4:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Brutalidade de qualidade!
:)

Então e o Bock?

 
At 11:18 da manhã, Blogger Tiago Gonçalves said...

Que posta enorme! De referir também o pé canhão Formoso, ex-Braga, que era dado como o futuro medio centro da selecção e até há pouco tempo andava no Espinho, se não me engano. Mitica a frase do treinador do West Ham para o Dani, aquando da sua passagem em Inglaterra emprestado pelo Sporting: "Tu não tens vida pra isto!Aranja outra profissão!"

 
At 1:06 da tarde, Blogger José Cavra said...

O Formoso man!
O Formoso trabalhava nas obras!
dps foi para o Gil Vicente, salvo erro onde deu nas vistas.
Falou-se do interesse do Benfica e de clubes estrangeiros.
dps caiu no esquecimento.
Outro q me esqueci foi o Agostinho, sobre quem se disse um dia, q poderia tornar-se melhor dq ...Futre.
Bock?

 
At 9:14 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

O Bock de que o anónimo fala é o goleador das divisões secundárias! Joga actualmente no Vizela e há 2 semanas fez um hat-trick.

 
At 10:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

post seríssimo..mas e o Edgár do nosso Benfica? e o Akwá que iria ser o eusébio?

Ass: Dipil

 
At 10:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ah e esqueci-me..a lesão do Delfim..que acabou com ele...e o mantorras é relativo...ele aidna joga e é um bom avançado do benfica..mas antes de se lesionar era um quase ronaldinho gaúcho
ass: Dipil

 
At 10:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E o Diogo Luís, esse tal defesa esquerdo que o Vilarinho na sua candidatura disse que só não comprava o Sorin porque gostava mais do Diogo Luís..que é feito dele, onde joga ele?
ass: Dipil

 
At 11:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E o nosso central Litos que foi campeão pelo boavista, dos melhres se não o melhor central do ano, tornando-se internacional..depois de ir para Málaga, porque nuncam ais se ouviu falar dele?
ass: Dipil

 
At 2:29 da tarde, Blogger José Cavra said...

Amigo Dipil:
o Edgar está no Málaga logo não creio que foi um fiasco.
O Akwa sim, mas prometo que em breve irei postar sobre a estreia do Akwa com a camisola encarnada.
O Diogo Luis não sei onde anda.
O Litos ainda está no Málaga.
O Delfim está no Marselha.

 
At 8:11 da tarde, Blogger José Cavra said...

Ya! Foi no contra-ataque.
Ele disse qualquer coisa do género: "E então eles começaram a dar mais atenção ao Formoso e ao caragu".
Lindo!

 
At 12:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

[url=http://vioperdosas.net/][img]http://vioperdosas.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]faculty software discounts, [url=http://vioperdosas.net/]educator discount software[/url]
[url=http://vioperdosas.net/]8 oem software[/url] office student software microsoft office 2007 teacher discount
cheap oem org software [url=http://sapresodas.net/]buy the software to[/url] educational software purchase
[url=http://vioperdosas.net/]cheapest recording software[/url] quarkxpress free how to guide
[url=http://sapresodas.net/]buy a software[/url] list of software resellers in
2007 oem software [url=http://sapresodas.net/]buy photshop[/url][/b]

 

Enviar um comentário

<< Home