02 janeiro, 2006

Viva 2006

Directamente da sempre aprazível cidade de Cascais, o jovem actor Tiago Castro, escreve-nos um importante artigo sobre as manifestações futebolisticas na sociedade actual e o imperativo retorno à era do bigode.

Caríssimos, é com desmedida emoção que colaboro uma vez mais com tão nobre blog.
2006, 8 anos volvidos regressa o Campeonato do Mundo (recuso-me a aceitar o Coreia/ Japão de 2002).
O Mundo gira sobre a roteiro, sendo cada vez mais o futebol um habitué no dia a dia do cidadão comum. Sempre que se queira insultar outrem, podemos dirigir-nos ao visado com um sempre ofensivo: “Você é um Leandro do Bonfim!” ou até “Esteja calado seu Leo Lima!”.
Igualmente no mundo laboral o patrão pode dirigir-se ao subordinado alegand ofalta de rendimento com: “O senhor está a render o mesmo que o Beto, quandoadaptado à ala direira”.
Em reuniões: “Nós queremos dar coesão à empresa! Tipo, jogar como Alcides a lateral direito!”
Contudo algo me entristece, o desaparecimento do histórico bigode lusitano. Longe vão os tempos em que a pelugem labial superior era com que um pré requisito para se ser treinador de futebol. Olho para o actual panorama da Super Liga e constacto apenas 2 exemplares dessa espécie cada vez mais em via de extinção.
Na Madeira, Manuel Machado triunfa na Choupana, levando o seu Nacional ao 2ºlugar no campeonato de Inverno.
Não me venham com histórias! Miguelito não é o melhor lateral esquerdo nacional. Diego não é um Keeper de classe mundial. Ricardo Fernandes é um grandes tamanco,um cepto na verdadeira essência da palavra. Miguel Fidalgo é uma espécie de mix entre Brian Deanne e Marcelo Cipriano. Bruno, Chaínho, Goulard e Patacas, não passam de jogadores medianos!
O sucesso dos auri-negros deve-se em larga escala, ao seu timoneiro. Manuel Machado com o seu bigode maroto, consolidou o Moreirense entre os grandes, devolveu o lugar europeu ao Vitória de Guimarães e actualmente suplanta os feitos de Casimiro Mior, no Nacional.

Na Figueira da Foz, o abnegado Álvaro Magalhães tenta com a garra que o notabilizou, salvar a Naval 1º de Maio. Tarefa árdua, mas não impossível.
Além fronteiras, Calisto afigura-se como uma espécie de José Mourinho do Vietname. O bigode tuga a fazer a dobradinha em terras onde nem os Estados Unidos conseguiram levar a melhor.

A Nando Chalana será sempre associado um atestado de competência, pela descoberta de Miguel como defesa direito. Somente o ex-marido de Anabela Chalana, foi capaz de descobrir num médio mediocre, as potencialidades que o haveriam de tornar num dos 5 melhores laterais direitosmundiais. Nelson não é, nem nunca será melhor doque o puto de Chelas que um dia recusou ir para o Dínamo de Moscovo.
Antes de passar para além fronteiras sou obrigado a idolatrar o nome de Artur Jorge de Melo Braga Teixeira, qui ça o bigode mais famoso do futebol português. Aqueleq ue triunfou no Porto, perdeu no Benfica, tornou o PSG numa das melhores equipas europeias, esteve sabe-se lá a fazer o quê no Matra Racing, salvou a Académicade Coimbra, eclipsou-se no CSKA e quase apurava os Camarões para o Alemanha2006.

Para concluir, deixo a minha homenagem ao domador de estrelas. Aquele que jamais seria capaz de preterir Luis Figo em benefício de Robinho. V. Del Bosque foi o último treinador a ganhar títulos no ex-poderoso Real Madrid. Com a sua partida, os Galácticos,tornaram-se simplesmente mediáticos. Neste momento as suas hipóteses de vencer a liga espanhola são mais ou menos similares às do Penafiel em conseguir a manutenção.

9 Comments:

At 11:21 da tarde, Blogger André S. Machado said...

Realmente, o grande bigode lusitano começa a desaparecer... Mas como? Até as mulheres portuguesas são conhecidas no estrangeiro pelo seu bigode! Onde é que o futebol vai parar sem bigodes?...
Peço desculpa pela minha ausência durante os últimos tempos mas tive os meus merecidos dias de descanso. Mas não só de descanso como também de árduo trabalho, pois estive a coordenar o trabalho do Idanhense enquanto a equipa técnica estava de ressaca do Natal e Ano Novo e estive a tratar das transferências de vários jogadores nos escalões mais baixos do futebol português, bem como de algumas transferências mediáticas na 3ª Divisão da Liga congolesa. Estive também, em representação do Malta da Tropa, em várias reuniões com os responsáveis pelo Cantinho da Tropa, tendo em vista a criação de um novo Projecto para esse blog que pretende vir a ser o 2º melhor da Europa, depois da Malta, claro.

 
At 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O belo bigode português... Finalmente vais desaparecendo... Pk finalmente? Lembro aquem de direito uma amena cavaqueira na qual chegámos à conclusão que enquanto tivermos um "bigodes" à frente da selecção não vamos a lado nenhum. Não fosse o bigode e teríamos ganho o Euro. Têm dúvidas? Eu não...

P.S. - Duas pequenas "correcções"... é alvi-negros e sim, o nelso pode vir a ser melhor que o miguel de chelas!

 
At 5:45 da tarde, Blogger José Cavra said...

Que vergonha! auri-negros!! sinto-me um Leandro do Bonfim ao ter cometido esse erro.
Qto ao Nelson... está em decréscimo de forma! tenho as minhas dúvidas que venha a ser melhor q o Miguelito de Chelas.

 
At 8:53 da manhã, Blogger Apre said...

Eu concordo com o excelente post, os bigódes sempre fizeram a diferença, é uma vergonha só haver 2 timoneiros com bigóde na 1ª liga!

 
At 1:51 da manhã, Blogger José Cavra said...

mas o professor Nelo Vingada actualmente não está no activo!
para falarmos do Nelo Vingada teríamos q falar do Professor Neca e claro de José Romão.

 
At 1:29 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Não está no activo Zé?!Então quem é o mister da Académica?!

 
At 1:04 da tarde, Blogger José Cavra said...

Xiiiiiiiiiiiii! q parvoíce!!! Meu Deus!!! isto deveria dar despedimento com direito de indemnização à entidade patronal!
Que vergonha!!!

 
At 1:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por favor, parem de associar o génio Chalana ao pior acidente da sua vida, Anabela de seu nome. A Anabela Chalana é uma triste que depois de arruinar o Chalana agora anda à caça de outros incautos e pôs-se no hi5 com fotos de maminhas ao léu. Façam lá uma busca por anamar837@hotmail.com e vejam lá quem encontram :D Perguntem ao Chalana e à sua mulher actual, ali para as bandas do Monte Estoril, o que acham da dita senhora. Aliás, basta recordar qual era a sua alcunha em Abrantes antes do casamento hahahahaha!
Assinado: Voz da Verdade

 
At 8:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oh seu porco de merda que se apelida cobardemente de "Anónimo"..Estou farta de lhe dizer que pare de falar de mim, de dizer mentiras e de caluniar quem não conhece.
E já agora tire o cavalinho da chuva porque ao contrário do que apregoa e desejaria nunca deixarão de me associar ao meu ex de seu nome Fernando Chalana, com quem fui casada 12 anos e de quem tenho um filho do qual ambos nos orgulhamos muito, porque ao contrário do que apregoa damo-nos todos muito bem e até falo frequentemente tanto com ele como com a esposa actual...Santa ignorancia a sua seu idiota...!!!!
O nosso casamento acabou porque tinha de acabar,como tantos outros, e não vou entrar em pormenores sobre isso porque a nossa vida privada só a nós diz respeito...Quanto aos apelidos e epítetos de que me apelida, nem respondo...porque muito sinceramente voce é um PALERMA que só se diverte a dizer mal, por isso o melhor é dar-lhe desprezo, já que não passa dum frustrado merdoso, ressaibiado e mal amado...
Vá cantar para outra freguesia e deixe-nos em paz..!!!

 

Enviar um comentário

<< Home