13 janeiro, 2006

2ª Volta... Mais do mesmo?

E a 1ª volta do campeonato já lá vai... Começa no sábado a 2ª volta da Liga BetandWin com o Belenenses a tentar recuperar pontos em casa contra um Sporting que se assume como candidato ao título e para isso tem de conquistar vitórias rapidamente, e com o Braga a receber o União de Leiria num jogo que coloca uma equipa que quer entrar no restrito grupo dos grandes contra um Leiria a querer continuar o bom trabalho que tem feito desde a entrada de Jorge Jesus.

A fase decisiva do campeonato tem início com o Porto isolado em 1º lugar, com 40 pontos, mais 6 que Benfica e Nacional, mais 8 que Braga e mais 10 que Sporting e Setúbal. Até ao fim da época ainda há muito para jogar, mas o Porto assume-se como a equipa mais coesa, com mais qualidade de jogo e com resultados visíveis. Não me parece que Nacional e Braga consigam manter o ritmo que demonstraram até agora, mas o futebol é algo de muito imprevisível. Benfica tem a (des)vantagem de jogar para a Champions League e todos nós sabemos o desgaste físico e emocional dos jogadores nesse tipo de competição, ainda para mais jogadores sem grande experiência a nível europeu. O Sporting, como já referi em outras ocasiões, passa, neste momento, uma fase de transição a todos os níveis: Desportivo, Administrativo e Financeiro. Acredito que possa continuar a progredir como equipa, pois é um colectivo bastante jovem mas com muita qualidade. A luta pelo título é assumida por Paulo Bento, mas numa época de transição como esta não sei se o clima de incerteza será benéfico para os jogadores.

Embora o mercado de transferências ainda não esteja fechado, acho oportuno, olhar também para as contratações de Inverno... Porto não fez grandes alterações, manteve o seu "núcleo duro", Anderson chegou ao Dragão e Jorge Costa rumou a Liége. Benfica reforçou-se, estranhamente, com dois jogadores para a mesma posição, Marco Ferreira e Manduca, para além da contratação do aclamado Laurent Robert, que é um bom jogador, mas na minha óptica é um foco de instabilidade no plantel pois é conflituoso e no campo não demonstra ser muito trabalhador, não ajudando em nada a defesa, ponto forte do clube da Luz, que, no entanto, reforçou esta vertente com José Fonte, um jovem formado no Sporting que provou ter qualidade nos últimos tempos no Vitória de Setúbal. O Sporting viu-se obrigado a recrutar Abel para o lado direito da defesa, devido à saída de Rogério, Caneira para o centro da defesa, ponto fraco do clube verde e branco, e Romagnoli, jovem argentino que mostrou nos escassos minutos que jogou contra o Vizela, ter alguma qualidade de jogo. As restantes equipas, talvez pelas suas condições financeiras, não fizeram grandes mudanças... De destacar os empréstimos ao Vitória de Setúbal de Hélio Roque e Varela, dois jovens que têm oportunidade de agora mostrar o seu valor. Braga voltou a poder contar com Wender que voltou em alta bisando contra o clube que paga o seu ordenado, e contratou um jogador asiático que ainda não tive a oportunidade de ver jogar.

Em termos individuais, penso que Jorge Luiz prova constantemente que é um grande jogador com as suas exibições fantásticas pelo Braga, André Pinto e Marcel revelaram-se como goleadores, Moretto não é o meu guardião preferido mas é o menos batido da Liga, Ricardo volta às boas exibições que não fazia desde o Bessa, Nani é a revelação, Nélson revelou-se um belo jogador que pode fazer indiferentemente duas posições na ala direita, Quaresma demonstra jornada após jornada que é um dos grandes jogadores do nosso país e tenho de destacar, por fim, não um só jogador, mas o colectivo do Vitória de Setúbal que mesmo nas condições mais adversas proporcionou aos seus adeptos o sonho de chegar ao topo.


Esperemos que esta última metade do campeonato decorra sem polémicas, o que é quase impossível, hoje em dia, e que haja bons jogos com golos e espectáculo. Afinal, queremos bom futebol! Que ganhe o melhor...

PS1: Soares Franco admitiu candidatar-se à presidência do Sporting e Chumbita Nunes à do Setúbal... Venha o diabo e escolha!

PS2: Numa semana, duas cenas de pancadaria nos treinos do Benfica... Alguma coisa se passa ou o Benfica está a apostar demasiado no boxe.

PS3: Convido os nossos leitores a visitarem o Cantinho da Tropa. Parece que depois de meses de esquecimento, os nossos colaboradores voltaram à carga com música, política, cinema, wrestling...

2 Comments:

At 1:03 da manhã, Blogger José Cavra said...

Por mais voltas que dê à cabeça não entendo pq razão o ppl insiste q Jorge Luiz é um grande jogador! A sério q não entendo!

 
At 11:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tomara qualquer um dos grandes ter o Jorge Luiz!!! Jorge Luiz na esquerda e Luis Filipe na Direita! O Professor sabe o que faz! Parabéns ao vosso blog e continuem assim...

 

Enviar um comentário

<< Home