26 janeiro, 2006

Roma a Arder


Como grande portista que sou,devo dizer que ando um bocado decepcionado com o meu clube.Aliás,não com o clube,mas com certas "instituições"dentro do clube.Que razões tenho eu para isso?Análise.
Talvez começa na pré epoca,dispensas,saidas etc.Entre tantos mercenarios que vieram parar ao FCP(contando c a epoca passada),o FCP nao reforça o que mais precisa.Defesa.
Novela Kromkamp - Tanta insistencia em Kromkamp,falava-se em valores a volta de 8 milhoes +/-,exagerado,quando dentro das fronteiras,temos bons defesas direitos.Ainda tive esperança que tivessem aberto os olhos,e contratassem Nelson,n altura no Boavista.
Com o mercado prestes a fechar,contratação "à pressão",o valoroso Fatih Sonkaya.Nao vale a pena dizer mais.Reforço de pressão,sem qualquer valor para jogar acima duma 2ª divisão B.Depressa passou a proscrito do Dragão.O grande Jorge Costa.A personificação do Dragão.O que se fez com ele,não se faz com ninguem.a "encarnação" do cavaleiro do imaginario medieval,caçador de dragoes,um dos ultimos da sua geração,sem ele,a chama da mistica portista desapareceu mais um bocado.Proscrito de Adriaanse,mas com qualidade para jogar no FCP pelo menos mais 1 temporada.Depressa saiu para o Standard Liege.
Obrigado por tudo meu Capitão,e um espero eu,até breve!Com o mercado reaberto,o FCP,que faz?Em vez d reforçar o sector mais fraco da equipa,compra mais 1 médio de quem nunca se ouviu falar,sinceramente,alguem ouviu falar do Anderson,antes de se comentar o interesse portista nele?Os jornais tambem sao bons a fazer especulação.Tambem se fala do D~uda,do Malaga.Por favor senhores.Ja temos medios,por sinal BONS,que chegue.Analisemos a equipa portista.se Pepe ou Pedro Emanuel se lesionam,o FCP só tem Ricardo Costa como alternativa,nao sendo tambem,uma alternativa muito consistente.Nao tem defesas de raiz,tirando Sonkaya,proscrito à equipa B,e Marek Cech.Joga com adaptações a laterais,Ricardo Costa,Bosingwa ou Peixoto,nao sendo nenhum deles alternativas consistentes.É preciso urgentemente 1 defesa direito e 1 defesa central de créditos firmados.
A aposta de Pinto da Costa,Co Adriaanse,ainda está para se revelar,se foi ou não uma aposta acertada.Para já,mesmo o FCP,mesmo ganhando o campeonato,nao apaga a imagem da sombra que foi na LIga Dos Campeões.Prestação horrivel,nada digna para um clube com os seus pregaminhos.Adriaanse inventa,inventa,e nao tem resultados nenhums.Após uma serie de jogos em que a equipa parecia ir pelo caminho certo,eis que uma derrota na Amadora surge no caminho.Adriaanse,como um general imperial chinês,desata a desmobilizar a tropa e a inventar tacticas novas,so que ao contrario do general os resultados sao nulos.Segundo os jornais(estou para ver se realmente é verdade),em pleno Santuario,contra a Naval,ata a equipa num imaginario 3x3x4,deixando o defesa mais consistente no banco,e o medio mais demolidor e criativo.Nenhuma equipa de topo europeia joga assim,senhor Adriaanse!!
Vitor Baía,o ultimo descendente,de 1 império ja a ruir.O jogador com mais titulos no mundo.Tudo bem,o senhor peru que deu na Amadora foi demais,mas a Baía desculpa-se.Não é por causa disso que se tira 1 homem do jogo.Que se renega um jogador,um homem da qualidade de Vitor Baía.Será que Co Adriaanse,quer dar 1 demonstração do seu poder,tendo relegado J.Costa,e agora,conseguiu a desculpa que queria,para por Baia no banco?
E as polemicas...Pinto da Costa,Veiga,etc etc etc.Por favor,respeitem os adeptos.Nós queremos é futebol.Deixem os jogadores serem os protagonistas.O resto nao interessa.Ou o senhor Pinto da Costa esta a suar,por ter o SLb a 3 pontos?Por favor Presidente!Temos equipa para ganhar este campeonato,a Taça,e fazer 1brilharete para o proximo ano!Não é preciso manobras de bastidor!

Razoes Principais: Perda de Mistica que tomou de assalto o FCP 2: O entreposto comercial de jogadores em que se tornou o FCP.(Ver Epoca Passada.Pitbulls,Sandros,Rossatos etc)
3: Fico triste,porque teoricamente vejo o FCp com bons jogadores novos,sim Pepe,Quaresma,Diego,Lucho,Lisandro,Marek,Anderson talvez,entre outros,e a não aproveitar todo este talento a solta.
Será que o senhor Pinto da Costa,nest fase da sua vida,estará como Nero em Roma?A criação de toda a sua vida,quererá destrui-la,ateando fogos por onde passa?Criei Roma,destruirei Roma?
Roma está a arder...dentro dos seus portões.
(este post é estritamente uma visão pessoal MINHA sobre a realidade do FCP.Pode nao haver concordâncias)

4 Comments:

At 5:46 da tarde, Blogger Jota said...

Colega Octávio, ainda bem que estás de regresso à produção bloguística. As vindimas já acabaram há algum tempo ;-)

Sobre o teu clube, repito o que escrevi num post há uns meses. Penso que depois do penta, em 1999, o FCP entrou numa espécie de descompressão de ambição. A equipa começou a mostrar-se menos sólida e não foi por acaso que esteve três anos sem ganhar o campeonato. Depois daquele intervalo Mourinho, entre 2002 e 2004, parece-me que tudo volta ao mesmo. O Porto é claramente o clube mais rico de Portugal, até tem contratado alguns bons jogadores, mas falta o espírito de equipa que houve até 1999 e na era Mourinho. Até pode dar para ganhar o campeonato, mas os brilharetes europeus ficam mais longe.

 
At 6:25 da tarde, Blogger José Cavra said...

Bem-vindo Caro Octávio.
É com grande alegria q testemunho o teu regresso.
Espero q para continuar

 
At 12:19 da tarde, Blogger Hugo said...

Na generalidade estou de acordo com o post. A gestão da SAD tem sido um verdadeiro desastre.
A não contratação do Nelson é de bradar aos céus quando ele estava ali mesmo ao lado...

 
At 12:53 da tarde, Blogger José Cavra said...

Para mim o Benfica é superior ao FC Porto, contudo sinto que o título vai para os azuis e brancos.
Não me perguntem pq, mas sinto.
Desde smp aprendi a respeitar e a temer o nosso Porto.

 

Enviar um comentário

<< Home