06 fevereiro, 2006

Defesa de aço garante Super Bowl aos Steelers

Os Pittsburgh Steelers venceram na noite passada o Super Bowl XL, ao derrotarem os Seattle Seahawks por 21-10, no Ford Field, em Detroit, perante 68206 espectadores, num jogo marcado por vários recordes. Com esta vitória, os Steelers igualaram a marca de cinco triunfos no jogo decisivo anteriormente alcançada pelos Dallas Cowboys e pelos San Francisco 49ers. Os títulos anteriores da equipa de Pittsburgh tinham sido alcançados em 1974, 1975, 1978 e 1979. Foi o primeiro título para Bill Cowher, que está há 14 anos no comando da equipa, sendo o treinador há mais tempo no mesmo clube. O triunfo no Super Bowl deste ano veio compensar a derrota sofrida em 1995, frente aos Dallas Cowboys.

Os Seahawks tinham algum favoritismo, pois foram a melhor equipa da NFC na fase regular, com 13 vitórias e 3 derrotas. Nos playoffs venceram em casa dois adversários inferiores, os Washington Redskins (6ª melhor equipa da NFC) e os Carolina Panthers (5ª). Para além disso, Seattle teve o melhor ataque de toda a NFL, com uma média de 28 pontos por jogo. Épica foi a caminhada dos Steelers. À 12ª jornada da fase regular tinham apenas 7 vitórias contra 5 derrotas. Mas quatro vitórias nos últimos quatro jogos permitiram a Pittsburgh terminar em 5º lugar na AFC. Muito à custa da defesa, a 3ª melhor da NFL, com uma média de 16 pontos consentidos. Nos playoffs, a odisseia continuou. Vitórias fora contra Cincinnati Bengals (4º classificado na conferência), Indianapolis Colts (1º) e Denver Broncos (2º) permitiram a presença em mais um Super Bowl, 10 anos depois.

Seahawks melhor no início, Steelers riem no fim

Seattle começou bem melhor o jogo, conseguindo maior progressão no terreno. E chegou mesmo ao touchdown, a 2:08 do fim do primeiro quarto. No entanto, a equipa de arbitragem decidiu anular a jogada por alegada falta do autor do ensaio sobre o defesa que o marcava. Foi uma decisão controversa. Mas os Seahawks continuavam a dominar e abriram o marcador com 0:22 por jogar, através de um field goal transformado por Josh Brown, a 47 jardas da baliza. Com 3-0 chegou-se ao fim do primeiro quarto.

No segundo período a tendência do jogo continuou, muito por culpa do nervosismo do jovem quarterback dos Steelers, Ben Roethlisberger, que permitiu uma intercepção a um seu passe a 10:19 do fim. Mas a defesa de Pittsburgh ia-se portando bem e, quando o intervalo se aproximava, a equipa do leste dos EUA conseguiu ganhar terreno a sério pela primeira vez, chegando ao touchdown. O ensaio foi concretizado pelo próprio quarterback, Roethlisberger, após uma corrida de 1 jarda, a 1:55 do fim. Foi mais um lance polémico, pois a equipa de Seattle considerou que a bola não tinha passado a linha de golo. O árbitro recorreu então às câmaras de televisão e acabou por validar o touchdown. Os Seahawks ainda podiam ter reduzido antes do intervalo, mas, a 0:07 do fim, Josh Brown falhou um field goal de 54 jardas. Com 7-3 foram então os Steelers em vantagem para o balneário.

Se a primeira parte tinha acabado mal para Seattle, a segunda começou da mesma forma. Logo na primeira jogada, a 14:38 do fim do terceiro período, Willie Parker fez o segundo touchdown para os Steelers, após uma espantosa corrida de 75 jardas, estabelecendo um novo recorde no Super Bowl. 14-3 para Pittsburgh. Seattle continuava com dificuldades em se aproximar da linha de golo contrária e voltou a ter que apostar num field goal. Mas, mais uma vez, Josh Brown falhou, agora a 50 jardas da baliza. Faltavam 11:45 para o final do terceiro quarto. Nos Steelers, Roethlisberger continuava desinspirado e permitiu nova intercepção a 7:52 do fim. Kelly Herndon interceptou o passe e correu 76 jardas com a bola, batendo mais um recorde no Super Bowl. Os Seahawks aproveitaram a desorientação momentânea do adversário e conseguiram o seu primeiro e único touchdown. A 6:45 do fim, Jerramy Stevens aproveitou um passe de 16 jardas do quarterback Matt Hasselbeck e concretizou. Com 14-10 para Pittsburgh chegou ao fim o terceiro período.

No último período tudo se resolveu no espaço de cerca de dois minutos. A 10:54 do fim, Hasselbeck permitiu pela primeira vez que um passe seu fosse interceptado. A 8:56 do final, os Steelers concretizaram o seu terceiro touchdown, na jogada mais bonita do encontro. O quarterback, Roethlisberger, colocou a bola em mão em Willie Parker, que fez um passe lateral da esquerda para a direita para Antwaan Randle El, que, por sua vez, fez um magnífico passe de 43 jardas para Hines Ward concretizar. Ironicamente, no único touchdown dos Steelers conseguido através de um passe, este não foi da autoria do quarterback, mas sim de um wide receiver, jogador que normalmente tem como função receber passes e não realizá-los. Mas o futebol americano é um jogo de alta estratégia e a verdade é que Seattle foi completamente surpreendido pela jogada. Até final do encontro, a defesa dos Steelers foi de aço e não mais permitiu a aproximação dos Seahawks à sua linha de golo. 21-10 foi o resultado final.

Hines Ward foi o MVP

O wide receiver Hines Ward, de 29 anos e com 8 de experiência na NFL, foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da edição deste ano do Super Bowl. Ao contrário do que acontece muitas vezes no futebol de 11, no futebol americano esta eleição é realizada com bases estatísticas, logo difícil de ser questionada. As 5 recepções de bola, 123 jardas ganhas e 1 touchdown concretizado convenceram o júri da qualidade da prestação de Ward.

Um jogador que costuma ser decisivo num jogo de futebol americano, nomeadamente no Super Bowl, é o quarterback. Desta vez isso não aconteceu, e o quarterback de Seattle até esteve melhor que o oponente. Matt Hasselbeck completou 26 das 49 tentativas de passe (53,06%), num total de 273 jardas. Fez um passe para touchdown e permitiu apenas uma intercepção. Já Ben Roethlisberger completou apenas 9 passes em 21 (42,85%), num total de 123 jardas, não assistindo para nenhum touchdown e permitindo duas intercepções. O único passe de Pittsburgh para touchdown foi, como já se disse, feito pelo wide receiver Randle El. Mas Roethlisberger fica na história do Super Bowl. Por um lado, concretizou o primeiro touchdown da sua equipa, embora tenha apenas corrido uma jarda. Por outro lado, aos 23 anos, tornou-se no quarterback mais jovem de sempre a vencer a grande final.

A grande decepção do Super Bowl foi o running back Shaun Alexander, dos Seattle Seahawks. Alexander bateu este ano o recorde de touchdowns alcançados na fase regular da NFL, com a impressionante marca de 28. No entanto, passou ao lado do jogo em Detroit, ganhando apenas 95 jardas em 20 tentativas de corrida com a bola.

A nível colectivo, Seattle dominou alguns items do jogo, mas insuficientes para o ganhar. Conseguiu mais first downs (10 jardas ganhas por jogada) que o adversário (20 contra 14), mais jardas ganhas (396 contra 339), mais posse de bola (33:02 contra 26:58) e menos intercepções concedidas (1 contra 2). Mas os Seahawks foram muito prejudicados pelas faltas que cometeram, sofrendo demasiadas penalizações (7, num total de 70 jardas, para apenas 3, num total de 20 jardas, dos Steelers). E Pittsburgh teve ainda vantagem naquilo que mais interessava, ao concretizar 3 touchdowns, contra 1 do rival.

A NFL vai agora sofrer uma paragem de sete meses, até Setembro. Entre Março e Maio disputa-se a NFL Europe, com cinco equipas alemãs e uma holandesa. Esta prova tem dois objectivos: Promover o futebol americano na Europa e permitir que as equipas da NFL coloquem alguns dos seus jogadores mais jovens a rodar nas equipas europeias. Mais para a frente, provavelmente, falarei nesta prova.

2 Comments:

At 9:52 da manhã, Blogger André S. Machado said...

Um jogo técnicamente fraco mas sempre emotivo. A defesa de Pitsburgh parecia a Grécia do Euro. Um jogo de emoções fortes, mas que não me suscitou assim grande interesse.
Pró ano há mais

 
At 2:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boas!

Pode-se acrescentar que existe uma equipa de futebol americano em Portugal que se auto denomina crusaders que pertence ao concelho de loures.

é so dar um pulo ao site.

Cumprimentos
David Silva

 

Enviar um comentário

<< Home