30 janeiro, 2007

Dauto "o menosprezado" Faquirá

Prestamos hoje a devida a homenagem a um dos “misters” mais menosprezados do futebol português, um homem com provas já anteriormente dadas no Barreiro e no Estoril. Não deve ter sido nada fácil manter o histórico Estoril Praia na Divisão de Honra depois de todos os problemas da época passada.
Talvez por ser negro, ou devido ao seu nome e aspecto exóticos, Dauto Faquirá tem sito constantemente alvo de escárnio e chacota por parte dos amantes do futebol (nós incluídos).
Meia dúzia de jornadas após o início da época e já muito boa gente dava o Estrela como condenado. O calendário não foi nada favorável, mas o futebol desenvolvido pelos tricolores era de uma pobreza gritante.
O Estrela é um daqueles clubes simpáticos que vive da generosidade dos 3 grandes e se na época passada essa mesmo generosidade abundou com Bruno Vale e Manu a rumarem ao José Gomes, a equipa da presente época é bem mais fraca.
Subitamente os rapazes da Reboleira encetaram uma recuperação bem interessante, estando já 8 acima pontos da linha de água.
Faquirá é um dos bons técnicos portugueses estando perfeitamente ao nível de nomes como Manuel Machado, Rogério Gonçalves, Mariano Barreto, Carlos Brito ou Vítor Pontes.
Que venha um projecto mais aliciante.

Para concluir umas palavras para o nosso ex-colaborador Jorge Kataklisnmann.
O meu pai apareceu lá em casa com alguns exemplares de uma certa revista desportiva..
Toda ela é bastante interessante, mas deliciei-me sobretudo com os artigos de um jornalista que nunca tinha ouvido falar. A sua maneira de escrever era-me extremamente familiar. Parecia tudo tão Malta da Tropa!
Quando o Gilberto me elucidou sobre a tua situação, disse para comigo mesmo: “Pah, o Jorge é aquele gajo! Só pode!” Estava correcto!
Endereço-te um valente amplexo e os votos de felicidades.

16 Comments:

At 11:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não sei se Daúto frequentou a mesma universidade de Mourinho; Se é um excelente orador, mesmo que não sendo um grande entendido de aspectos técnico - táticos futebolísticamente falando; se tem uma imagem agradável, se caiu nas graças da comunicação social (cada vez mais influente e influenciável na opinião pública), se já treinou uma equipa de 1ª liga com resultados favoráveis tendo jogadores de média/alta qualidade no seu plantel; se está totalmente equipado e habilitado de meios informáticos para toda a metodologia inerente aos sistemas de jogo a utilizar, conhecimento dos adversários etc...
Os treinadores "contemporâneos", pelos vistos têm de ter estes atributos para serem considerados bons técnicos. Daúto provavelmente terá alguns, mas não todos.
Os bons treinadores são aqueles que apresentam resultados,Daúto apresenta-os.O problema é não ser um treinador da moda ou de "modas", é não possuir uma imagem que se coadune com as características que a comunicação social necessita. O problema de Daúto é sobretudo ser competente, discreto e persistente. Assim fossem todos.
PS - Já conheço o trabalho do meu amigo Jorge Kataklisman e todo o seu talento de à muitos anos a esta parte, percebendo por isso quais as razões que o levaram a abandonar este interessante blog, com muita pena minha e quase de certeza de todos os seus leitores. Nunca frequentei muito o mundo da blogosfera, e um dos incentivos para o frequentar partiu dele. O blog claro que fica mais pobre com a sua ausência era uma mais valia, um talento puro, não digo isto por ser seu amigo pessoal, mas por sentir aquilo que digo. Mas digo também que continuo a ler assíduamente este blog, porque acho também que têm muito valor e talento os que permanecem e que o continuam a enriquecer.
Bem hajam!

 
At 12:10 da tarde, Blogger Jota said...

Cavra, como disse um gajo uma vez: Não confirmo nem desfirmo. ;-) Mas retribuo o amplexo.

 
At 10:37 da tarde, Blogger José Cavra said...

Heidi, obrigado pelas palavras de incentivo.
Claro q me custou bastante perder o Jorge, ele é um profissional na matéria, nós amadores.
Notava-se que as postas dele tinham outro nível.
Tu q escreves bastante bem podias ser um membro do staff da tropa.

Jorge, está descansado q nao revelarei o teu segredo. Não é q nao falte vontade, mas acho q nao o devo fazer.
Mais uma vez parabéns, és mesmo bom naquilo que fazes.
os teus artigos são aqueles q vou logo ler qdo compro a revista.

 
At 9:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cavra, as minha palavras são sinceras,obrigado pelo elogio, mas por razões de ordem profissional (não escrevo em nehuma revista, nem tinha habilitações para isso, trabalho na função pública) não tinha disponibilidade para pertencer ao Staff. Se vocês são amadores e a qualidade das postas são elevadas, mais amador me sentiria eu. Além do mais não tenho computador em casa, por vezes escrevo no trabalho e quando existe disponibilidade para tal, por norma quando estou no chamado período da "época baixa", é o caso, tudo isto porque trabalho no sector da cultura, onde grande parte dos espectáculos têm inicio a partir de Março.No entanto sempre que poder postarei na base do debate de ideias e respeito mútuo que deve prevalecer entre todos.Não preciso de enviar um abraço ao Jorge porque estou com ele semanalmente, portanto envio um abraço a todos vós, e mais uma vez parabéns.

 
At 9:39 da manhã, Blogger José Cavra said...

No sector da cultura?
Interessante, a minha namorada é animadora cultural numa C. Municipal.
Suponho q seja algo similar à tua função, correcto?
O mundo é pequeno

 
At 11:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sou apenas um simples administrativo numa C. Municipal do Distrito de Setúbal, mas de facto é engraçado, o mundo realmente é mesmo pequeno.

 
At 9:16 da manhã, Blogger José Cavra said...

Heidi, espero pelo menos q estejas nos quadros do estado.
A ser verdade ganhas pouquinho, mas tens grande estabilidade.

 
At 11:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sim , já estou nos quadros, estabilidade tenho de facto, a minha mulher é licenciada em sociologia, e está bem pior, teve que iniciar um trabalho por conta própria, porque não consegue arranjar nada na área dela, nem mesmo nas Câmaras Municipais, enfim...é o país que temos.
cumprimentos

 
At 8:33 da tarde, Blogger José Cavra said...

Agora é q disseste tudo, meu caro!
O país está uma bela porcaria.
Ganho menos agora dq há 6 anos qdo acabei o curso.
Estranho mas é verdade

 
At 1:09 da manhã, Blogger leão verde said...

Parecia que advinhavas.
Jesualdo 0 Faquirá 1. Toma e embrulha.

 
At 1:10 da manhã, Blogger leão verde said...

(o embrulha é para o Jesualdo palavroso, nada de confusões)

 
At 9:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Como Sportinguista estou satisfeito com o resultado do Estrela, a minha opinião foi sempre a de que Dauto Faquirá é bom treinador e portanto não vale a pena repetir-me nos meus argumentos. No entanto não é pelo facto de ter ganho no Dragão, que passou a ser um ícone do treino em Portugal. Óbvio que qualquer vitória fora de portas na casa de um grande traz projecção mediática, mas outros há que nunca conseguiram tal feito e já a têm.

 
At 9:36 da tarde, Blogger José Cavra said...

Por acaso teve algo de profecia esta minha posta.
O jogo Porto - Estrela, foi engraçado.
Qdo liguei a TV estavam 89 minutos (fodido ter namoradas que não gostam de bola) e o resultado em branco.
Fiquei logo empolgado, afinal o Benfica ficaria na mesma a 5 pontos.
1 minuto depois o Postiga marcou, e disse mil e um palavrões.
Não entendi pq mas o árbitro invalidou o golo. Vi dps q o avançado do Porto estava praí 10 metros adianto :)
Logo depois... o golo do Estrela.
Campeonato relançado e os grandes de Lisboa de novo na luta.
Assim vale a pena :)

 
At 10:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É lixado ter uma namorada que não gosta de bola, mas também é lixado ter uma mulher que é do clube rival, mas só é lixado nesse sentido. No entanto não deixa de ser engraçado, somos uma espécie de bandeira nacional.
No entanto continuo a dizer que o FCP é o principal candidato ao título,SLB ao 2º e SCP ao 3º, na sequência das minhas postas relativas às antevisões dos 3 grandes.

 
At 7:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Heidi, ouve oq eu te digo, é mto pior ter uma namorada q nao gosta de futebol.
Uma esposa do clube rival, deixa-te ver os jogos pq entende a tua paixão não so pelo Sporting, mas pelo futebol em si.
Uma namorada q nao gosta de bola, qto mto deixa-te ver o clube do coração.
Não entende a razão de veres um Leiria-Porto ou um Porto-Estrela, pq tu não és do Porto. entendes?
Qdo mandas uma caralhada a chamar nomes ao Nuno Gomes por falhar um golo feito, és visto como um bárbaro...
é tramado man!

José Cavra

 
At 9:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Oh Cavra, tens razão a minha mulher por acaso é como eu tem amor pelo clube dela, o Benfica, percebe o amor pelo meu, O Sporting, e amamos o futebol em geral. Até te digo mais, tornamo-nos mais racionais em relação aos nossos clubes e deixamo-nos de ser tão ferrenhos como eramos.Curtimos também outras modalidades, eu o atletismo e andebol, ela o Ciclismo(este ano a nível nacional estão em grande) e o Hóquei.
Só me resta enviar-te um abraço de soliderieadade, fora isso é preciso é que se dêem bem.

Heidi Klumpf

 

Enviar um comentário

<< Home