12 janeiro, 2007

O Segredo do Sporting???

Completo a trilogia de antevisões à 2ª parte da época dos 3 grandes com o Sporting CP.
A nível interno as aspirações são similares às do rival da 2ª circular, se bem que no campeonato e porque vão à frente os leões têm uma ligeira dose de favoritismo caso o nosso Porto ceda... e que bom seria! Confesso em 1ª mão (e o Matts pode confirmar) que sempre tive uma certa simpatia pelo Sporting contrastando com o ódio visceral que nutro pelo rival do norte. Admiro os feitos dos azuis e brancos, mas não me peçam muito mais. Recusei inclusive um bilhete para ir ao terreno do Shalk-04 (sim não sei escrever o nome da cidade).
Como para o SCP não há liga dos campeões nem taça UEFA, poderia terminar desde já a posta, mas não resisto a focar algo que me tem inquietado.
Pouco depois de Paulo Bento ter assumido o cargo de treinador, muito se falou no chamado “Segredo do Sporting”, indo alguns leigos mais longe ao ponto de apelarem para as alegrias que a equipa de futebol tinha dado à massa associativa.
Pergunto eu, qual segredo? Que alegrias? Vencer na Luz por 3-1 e ganhar os torneios do Guadiana e Sevilha?
Por amor de Deus, não é por o Benfica ter vencido o Torneio do Dubai que vou proclamar aos 7 ventos que temos uma grande equipa capaz de ombrear com os grandes colossos do futebol.
Desde os tempos da dupla pai e filho (João Vieira Pinto e Mário Jardel) que o Sporting não vence um título oficial. Já lá vão 5 anos sem ganhar o campeonato!
O problema do Sporting (e não o segredo) reside numa certa pequenez de espírito, ao ponto de se dar a época por bem empregue caso o Benfica não vença nada. Vivem-se os insucessos dos encarnados como se de títulos se tratassem.
Preocupam-se em demasia com um rival que padece de um mal mais ou menos similar. O Benfica foi grande, já não o é (em termos desportivos) desde os inícios da década de 90. As grandes conquistas do clube datam do passado e ponto final.
É hora do leão abrir a pestana e deixar de estar conformado com a hegemonia do Porto.

8 Comments:

At 1:32 da tarde, Blogger Jota said...

"A nível interno as aspirações são similares às do rival da 2ª circular, se bem que no campeonato e porque vão à frente os leões têm uma ligeira dose de favoritismo caso o nosso Porto ceda... e que bom seria!"

Numa posta dedicada à antevisão da segunda volta leonina, só nesta frase o fazes. De resto filosofas sobre o que é ser sportinguista. Tens todo o direito, atenção, mas tenho ideias diferentes.

Em primeiro lugar nunca ouvi falar no tal "Segredo do Sporting". Talvez seja problema meu, que desde o fiasco que foi o terceiro segredo de Fátima fico pouco entusiasmado quando me falam em segredos. Agora que o Paulo Bento fez um belo trabalho o ano passado é indesmentível. Pegou numa equipa que estava em 7º, à 7ª jornada, e, pior, arrasada animica e tacticamente, e levou a lutar pelo título quase até ao fim, o que parecia impossível. Além disso foi eliminado nas meias-finais da Taça, no Dragão, nos penalties. Este ano já falhou na Europa, embora num dos dois grupos mais difíceis da Liga dos Campeões. Veremos o que faz nas provas nacionais, está tudo em aberto. Não me parece que haja algum segredo, apenas que o Sporting de Paulo Bento é o melhor Sporting desde a longínqua época dos últimos títulos.

Quanto à pseudo-euforia dos dois torneios ganhos, só se foi aí em Aveiro. Eu fiquei apenas com a satisfação natural de ver mais duas taças no museu e de ter ganho de forma clara ao rival e a três equipas da melhor liga do mundo, uma das quais é actualmente líder. Nada mais. Se soubesse o que sei hoje, preferia ter levado três secos do Benfica e ter ganho 2-0 para o campeonato. Querem trocar?

Quanto à pequenez de espírito, é uma opinião. Sinceramente, entre o Porto e o Benfica, prefiro ver o Porto ganhar, por três razões: 1) O Benfica é o nosso rival, desde há 99 anos; 2) Conheço mais benfiquistas que portistas, por isso sou menos melgado se o Porto ganhar; 3) Quando vejo os orgasmos da comunicação social em relação ao Benfica, confesso um certo prazer sádico com as derrotas encarnadas; só assim poderei ler manchetes como "Assim não!" ou "Isto não é o Benfica!". Admitam lá, se estivessem deste lado, também não pensariam assim?

 
At 12:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não escondo que a maior parte dos Sportinguistas ficam satisfeitos com as derrotas do nosso rival, no entanto referir que uma boa época do Sporting tenha algo a haver com a ausência de títulos do Benfica já me parece um pouco exagerado, mas são opiniões e temos que as respeitar. Uma boa época do Sporting para mim será aquela que consista no maior número de títulos possíveis, algo que nos últimos anos não tem sido possível por um conjunto de razões que passo a enumerá-las:
1º razão - A superioridade do FCP em relação aos rivais mais directos tendo como relação toda a sua estrutura organizativa, tanto a nível interno como externo...

2ª razão - O exagerado passivo do clube e um orçamento muito inferior em relação aos adversários mais directos,facto que impossibilita contratações sonantes,recorrendo ao custo zero, a maior parte delas de valor muito duvidoso, Exemplos: (Nalitzis;Koke;Mota e muitos mais que se poderiam descrever, salvo raras excepções como André Cruz, Mpenza; César Prates e recentemente a aposta na prata da casa, esse sim o verdadeiro segredo do Sporting.

3ª Razão - O pouco envovimento do Sporting nas estruturas orgânicas da Federação Portuguesa de Futebol e Liga de Clubes.
Exemplo flagrante a citação de um dirigente dum clube rival que disse mais ou menos o seguinte : "Mais vale ter bons dirigentes na Liga que uma boa equipa". Resultado dessa declaração a equipa do citado dirigente foi Campeã Nacional com uma liga composta por ex dirigentes do mesmo clube.

Para finalizar penso que por razões de calendário ou por "pequenez de espírito" o Sporting será o teceiro classificado do campeonato Nacional. A minha grandeza de espírito não me faz pensar que o insucessos do meu clube são os sucessos dos outros, mesmo sem qualquer título ganho.

 
At 12:17 da tarde, Blogger José Cavra said...

Bela análise Heidi.
Eh pah esta posta é um desabafo.
Acredito q o SCP ou o Benfica vao vencer a taça de POrtugal.
Ambos vao lutar pelo 2º lugar.
Na UEFA creio q o Benfica chegará pelo menos aos quartos.
Apenas fico triste pq os 2 rivais andem as turras e q ninguem repare no manto q as equipas estendem ao Porto.
Duvido por exemplo q o Jaime Pacheco tenha o mm discurso derrotista qdo enfrentar brevemente o Sporting e Benfica.
Preferirem q vença o Porto dq o Benfica, ok são opinioes... mas olhem q seria mais benéfico para voces o contrário.
O Benfica a ganhar seria 1 vez,... o Porto actualmente a ganhar serão series de 4 ou 5 títulos.

 
At 12:21 da tarde, Blogger José Cavra said...

Só mais um á parte:
O Benfica venceu o título apos 11 anos de jejum e caiu o carmo e a trindade.
Falou-se q foram levados ao colo, o célebre jogo no Algarve, a "simpatia" dos dirigentes do estoril para com o Benfica, etc etc.
O Sporting venceu em 2002 e a malta desatou a falar dos 17 golos de penalty do Mario Jardel.
O Porto vence o campeonato e tá-se bem! é o normal desenrolar das coisas.
Não interessam as ligações dos dragoes com o Setubal, Leria, Penafiel, ...
Tá-se bem!
O Porto vence pq é mais forte.
Os outros vencem esporadicamente pq são ajudados...

 
At 1:47 da tarde, Blogger Jota said...

Cavra, eu nestas coisas de ser mais benéfico para o Sporting o Porto ou o Benfica serem campeões, acho que não há benefício nenhum. Entre um e outro prefiro o Porto pelas razões que referi no primeiro comentário. Agora entre amizades ou alianças com um e outro, sou sempre contra. Como têm todos o mesmo objectivo, as alianças serão sempre hipócritas. Por isso, quando ouço que o Sporting está a reatar relações com o Benfica ou a piscar o olho ao Porto fico arrepiado. Não que tenham de andar às turras, mas uma relação de respeito mútuo chega perfeitamente, mais que isso não interessa, ou não devia interessar.

 
At 4:40 da tarde, Blogger david santos said...

Olá!
Espectacular, este post.
Adorei

 
At 5:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sera que O YORDANOV diz o mesmo ..

 
At 5:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ou rasgar contratos e normal nesta GENTINHA diferente nas dores de cabeça..

 

Enviar um comentário

<< Home