29 dezembro, 2006

Em defesa do Pantera Negra

Desde o último mundial de futebol que oiço os camaradas de armas lagartos reivindicarem para Luís Figo o título de melhor jogador português de sempre, em prejuízo de Eusébio da Silva Ferreira.
Alegam eles (os lagartos, claro) que o actual reforço de um certo clube saudita, foi figura de proa em vários clubes de top europeu, enquanto que o Pantera Negra jamais saiu de Portugal.
Em Espanha Figo foi realmente grande (mais em Barcelona), mas terá sido assim tão nuclear no Inter de Milão? Sinceramente comparo a sua prestação à de Rui Costa no AC Milan, se bem que o maestro estava tapado por esse grande jogador que é o brasileiro Kaká.
Figo foi titular indiscutível em Barcelona e nos primeiros anos como Merengue. Luxemburgo apresentou-lhe a porta da saída e o “Pastilhas” foi o 1º do galácticos a sair. Fê-lo pela porta pequena, há que dizê-lo com frontalidade.
Se excluirmos as suas aventuras, já em final de carreira, à caça dos dólares, Eusébio não saiu para o estrangeiro, mas porque o haveria de fazer? O Benfica era no seu tempo um dos grandes colossos do futebol mundial. A cobiça abundava mas o “rei” por uma razão ou por outra permaneceu sempre na Luz.
Nos anos 60 as transferências de jogadores nacionais para o estrangeiro rareavam como a água na planície alentejana nos meses quentes de Verão.
Frankz Beckenbauer (Bayern de Munique), Alfredo Di Stefano (Real Madrid), Giuseppe Meazza (Inter de Milão e 1 ano no AC Milan), Pelé (Santos) e Mané Garrincha (Bota Fogo, são alguns exemplos de atletas que não precisaram de sair do seu país para serem grandes, qui ça os melhores de sempre.
Fala-se também nos títulos conquistados, mas não vamos por aí, Eusébio é certamente mais galardoado do que Figo, mas se formos por esse caminho, Vítor Baía é o melhor guarda redes de todos os tempos e Jorge Costa um dos melhores centrais da história do jogo.
Ao nível da selecção nacional sou obrigado a dar um pouco a mão à palmatória, mas não se pode comparar o grau de exigência para conseguir o apuramento para uma qualquer competição de selecções. No passado não havia Lichenstein, San Marino e todos os pequenos países resultantes do fim da União Soviética e Jugoslávia.
Figo esteve presente em 3 fases finais do campeonato da Europa, 1996, 2000 e 2004.
Em Inglaterra foi uma nulidade (com excepção do golo apontado contra a Croácia), 4 anos mais tarde (talvez na sua melhor época de sempre) foi fantástico, mas perdeu justamente face a Zidane.
No Euro 2004 esteve em bom nível, mas a alma da selecção foi a maravilhosa equipa do Nosso Porto que havia sido campeã europeia um mês antes. Duvidam? Ok, aqui vai: Luís Figo = 0 golos.
Em mundiais, o Coreia e Japão foi um fiasco com o 7 da selecção a não ganhar um único lance. Uma vez mais, Figo = 0 golos.
4 anos mais tarde esteve bem, mas a idade já pesava e as pernas não davam para aguentar os 90 minutos da partida. Golos? Nem vê-los!
Figo foi um grande jogador, mas dizer que suplantou Eusébio é o mesmo que um qualquer adepto dos Los Angeles Lakers afirmar que Kobie Bryant ultrapassou Michael Jordan.

10 Comments:

At 6:12 da tarde, Blogger Jota said...

Caro Zé, sem pôr em causa a tua defesa do King Pantera Negra, devo dizer que não me convenceste. Por isso, e porque a resposta merece mais que umas linhas, vou dedicar uma posta a esta posta. Mas não o faço já, para dar tempo à tua posta para brilhar ;-) Mas ainda este ano terás o contraditório.

 
At 11:09 da tarde, Blogger Mats Jagunço said...

Grande Cavra, grande... Grande posta e excelente analogia com o básquetchi!

 
At 11:27 da manhã, Blogger Pedro Neto said...

Excelente post, Cavra... só não vê quem não quer.
Figo foi enorme mas Eusébio é o 6º melhor de todos os tempos!

 
At 1:33 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Voltámos a conquistar a simpatia do sempre imparcial Pedro Neto e, consequentemente, acabou a minha fase de depressão depois das críticas que ele tinha tecido aos meus posts. Assim, vou passar a iniciar os meus escritos com vivas ao Barbas e ao Simãozinho para não correr riscos.

 
At 4:07 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

Gilberto, se a única coisa que tens a acrescentar a um post de um teu colega de blog é uma crítica ao que eu - um mero visitante - escrevo, acho que devias reconsiderar a tua posição na blogosfera.
É um conselho de um colega blogger.

 
At 8:37 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Assim como aceito as tuas críticas, que visavam um blog inteiro e não o que era escrito por um blogger(como deviam), não vejo mal nenhum em brincar com aquilo que os "meros visitantes" escrevem. O interesse do blog reside na interacção entre quem faz parte do "staff" e comentadores, por isso considero tão importante o que escrevo num post como aquilo que leio nas caixas de comentários.
Deixei o que tinha para dizer relativamente à questão "Figo vs Eusébio" para a posta posterior, quando fossem apresentados argumentos de ambas as partes. Por falta de tempo, por ter a certeza de que teria uma resposta e por se tratar de um carismático frequentador da blogosfera, preferi centrar-me na tua posição. Acho curiosa a tua perseguição aos "hereges", que têm a ousadia de fugir à doutrina benfiquista. Isto está presente nos inúmeros comments que fazes em diversos blogs e ficou patente quando deitaste abaixo o Malta da Tropa(e não somente o Gilberto Mandamil) após eu ter levantado dúvidas perante as notícias da "Vieira-México Connection", sem qualquer apresentação de argumentos. Sempre te mostraste, aliás, inflexível relativamente às verdades absolutas que defendes e poucas são as vezes em que não detecto uma certa mania da superioridade no teu discurso. Não é um exclusivo teu, é claro, mas reforço mais esta ideia porque mereces muito maior consideração do que os imberbes, que abundam na blogosfera, que despejam frases insultuosos nas caixas de comentários...e dos quais já tens sido alvo diversas vezes. Mas esses não têm sequer direito a duas palavras num modesto blog como este.
Assim, nem tu nem eu somos donos da razão para falar de "bloggers exemplares".

 
At 9:13 da manhã, Blogger José Cavra said...

Mialgia grande análise!
parabéns!
Bem-vindo ao blog

 
At 10:49 da manhã, Blogger Jota said...

Os benfiquistas adoram ler-se uns aos outros, já percebi ;-) Mas mesmo assim não desisto de implicar com vocês. O Mialgia compara Eusébio a Ronaldo. Naquele ano do dentuça no Barcelona cheguei mesmo a pensar que ele seria o novo grande fenómeno mundial, após Maradona. Depois vieram as lesões e nunca mais foi igual, mesmo tendo continuado a ser um ponta-de-lança de apreciável qualidade. A diferença é que Eusébio jogava contra 2 ou 3 defesas num tempo em que o futebol se jogava a 10km/h e Ronaldo contra 4 ou 5 defesas num futebol a 30km/h. Com isto não quero dizer que, se jogasse hoje, Eusébio não pudesse ter a mesma qualidade que teve nos anos 60. Nunca saberemos. Tal como nunca saberemos se Peyroteo, que marcou 331 golos em 197 jogos de campeonato (média de 1,68 golos por jogo, a melhor de sempre a nível mundial) e 15 em 20 jogos pela selecção (0,75 por jogo, bem melhor que a de Eusébio), conseguiria hoje manter números tão espantosos. Até pode ser que sim, porque se é verdade que naquela altura era mais fácil marcar, também é verdade que mais ninguém marcava assim, por isso ele tinha de ter algo de especial. E quem quer saber hoje de Peyroteo, tirando eu e mais algum sportinguista mais dado à história?

 
At 11:31 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

Confesso que me surpreendeste com essa resposta, Gilberto, e pela positiva...
Refuto as acusações de superioridade, quando revejo verdade ou nexo naquilo que se diz e escreve vergo-me à sapiência dos seus autores, são inúmeros os exemplos e nem precisam de defender as minhas cores.

Agora, considero palhaçada, para não dizer verborreia, alguns posts que fazes que não passam de tentativas escusadas de achincalhar e que não detém qualquer pingo de credibilidade. Essa da "México Connection" era uma delas - se algum desse nonsense se provar, virei aqui pedir-te as minhas desculpas, mas claro que isso nunca vai acontecer -, inclusivamente alguns dos argumentos que usas no post Eusébio/Figo carecem de objectividade... como já demonstrei.

Mas repito, gosto de me bater contigo porque não és um daqueles tipicos arruaçeiros mal-educados que pululam na blogosfera.

Um abraço

PS: Vergo-me ao comentário do Mialgia, como sempre demonstrando grande lucidez!

PPS: Peço desculpa se fui demasiado brusco, mas há certo tipo de coisas que me chateiam de sobremaneira. Achincalhar lendas do Benfica, só porque sim ou porque não se gosta/odeia o clube, é uma delas.

 
At 12:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Elevar o nome de Eusébio, a um grande jogador de futebol, é análogo a comparar o nome de Pinto da Costa a um grande jogador do Calor da Noite.....

 

Enviar um comentário

<< Home